O profissional da informação nas equipes de produção em educação a distância: teoria e prática

Autores

  • Claudia Silveira da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Alcenir Soares dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG

Palavras-chave:

Profissional da Informação, Educação a Distância, Equipes de Produção, Modelo de Produção.

Resumo

Este trabalho visa apreender a relação entre teoria e prática e o papel do profissional da informação nas equipes de produção em Educação a Distância. Tal papel, assim como a sua importância, foi captado a partir de uma pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-graduação da Escola de Ciência da Informação / Universidade Federal de Minas Gerais. E a construção dos conceitos aqui apresentados deu-se com a recuperação do modelo de produção de materiais didáticos de Educação a Distância e das ações informacionais, em suas especificidades – selecionar, organizar, tratar e disseminar informação. Diante disso, a efetividade desse percurso permitiu-nos caracterizar as exigências informacionais no âmbito das equipes de produção, bem como evidenciar como esse espaço constitui um lócus de atuação para os profissionais da informação. A análise dos diferentes aspectos tratados pela pesquisa revelou a importância de a modalidade de Educação a Distância representar um espaço para atuação dos profissionais da área da informação.

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Referências

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Publicado

30-06-2015

Como Citar

CUNHA, C. S. da; REIS, A. S. dos. O profissional da informação nas equipes de produção em educação a distância: teoria e prática. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 29–51, 2015. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/22. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa