O profissional da informação nas equipes de produção em educação a distância: teoria e prática

Autores

  • Claudia Silveira da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Alcenir Soares dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG

Palavras-chave:

Profissional da Informação, Educação a Distância, Equipes de Produção, Modelo de Produção.

Resumo

Este trabalho visa apreender a relação entre teoria e prática e o papel do profissional da informação nas equipes de produção em Educação a Distância. Tal papel, assim como a sua importância, foi captado a partir de uma pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-graduação da Escola de Ciência da Informação / Universidade Federal de Minas Gerais. E a construção dos conceitos aqui apresentados deu-se com a recuperação do modelo de produção de materiais didáticos de Educação a Distância e das ações informacionais, em suas especificidades – selecionar, organizar, tratar e disseminar informação. Diante disso, a efetividade desse percurso permitiu-nos caracterizar as exigências informacionais no âmbito das equipes de produção, bem como evidenciar como esse espaço constitui um lócus de atuação para os profissionais da informação. A análise dos diferentes aspectos tratados pela pesquisa revelou a importância de a modalidade de Educação a Distância representar um espaço para atuação dos profissionais da área da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, E. A. de. A construção social da informação: dinâmicas e contextos. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.2, n.5, out. 2001. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/out01/Art_03.htm>. Acesso em: 6 out. 2007.

BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CUNHA, C. S.; REIS, A. S. Educação a Distância (EaD), equipe de produção e informação: uma proposta em debate. Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, v.2, n.1, 2012. Disponível em: <http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/29>. Acesso em: 6 out. 2014.

FONSECA, E. N. Introdução à Biblioteconomia. São Paulo: Pioneira, 1992.

ORTEGA Y GASSET, J. Misión del bibliotecário. 2.ed. Madrid: Revista de Occidente, 1967. 83p. Disponível em: <http://www.cddhcu.gob.mx/bibliot/publica/libros/mision/indiceco.htm>. Acesso em: 6 out. 2007.

REIS, A. S. dos. Retórica-ideologia-informação: questões pertinentes ao cientista da informação? Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.4, n.2, p.145-160, jul./dez.1999. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/563/349>. Acesso em: 6 out. 2007.

SILVA, K. F.; SILVA NETO, S. A. O processo de ensino aprendizagem apoiado pelas TIC’s: repensando práticas educacionais. 2008. Disponível em: <http://br.geocities.com/ketiuce/TDAE/artigos.htm>. Acesso em: 12 dez. 2010.

SILVEIRA, F. J. N. Biblioteca como lugar de práticas culturais [manuscrito]: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil. 2007. 246f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

Downloads

Publicado

30-06-2015

Como Citar

CUNHA, C. S. da; REIS, A. S. dos. O profissional da informação nas equipes de produção em educação a distância: teoria e prática. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 2, n. 1, p. 29–51, 2015. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/22. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa