Formação continuada e prática profissional

análise das contribuições do Curso de Especialização em Letramento Informacional da Universidade Federal de Goiás para a ampliação da prática profissional

Autores

  • Andrea Pereira dos Santos Universidade Federal de Goiás
  • Larissa Andrade Batista Cavalcanti Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v7i2.208

Palavras-chave:

Letramento informacional, Formação continuada, Prática profissional

Resumo

Professores e bibliotecários são agentes formadores de indivíduos letrados em informação no contexto escolar e como tal carecem de formação continuada para a ampliação das suas práticas pedagógicas.  Nesse sentido, a Universidade Federal de Goiás oferta o curso de Especialização em Letramento Informacional: educação para informação a fim de minimizar a lacuna na formação desses profissionais. O propósito desta pesquisa consistiu em identificar a ampliação do conceito de letramento informacional bem como ampliação e melhoria das práticas pedagógicas e/ou profissionais dos participantes do curso. Justificou-se por buscar compreender como os diferentes tipos de profissionais aplicam o letramento nas suas práticas profissionais após a conclusão do curso. Apresenta fundamentação teórica em letramento informacional por meio da releitura de autores como Gasque e Campello, que se dedicam à pesquisa nessa área do conhecimento. Para tanto, a pesquisa foi realizada a partir de análise documental sobre o curso e aplicação de questionário aos alunos concluintes. Desse modo, os resultados indicam que houve ampliação nas práticas pedagógicas da grande maioria dos participantes, principalmente no que se refere a práticas de pesquisa. O que permite concluir que o curso é uma proposta promissora para a formação de profissionais, principalmente na área da educação, com competências informacionais que os tornam capazes de formar indivíduos letrados.

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Biografia do Autor

Larissa Andrade Batista Cavalcanti, Universidade Federal de Goiás

Bibliotecária (Universidade de Brasília), Especialista em Letramento Informacional (Universidade Federal de Goiás) e Mestranda em Comunicação (Universidade Federal de Goiás)

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Publicado

23-12-2020

Como Citar

PEREIRA DOS SANTOS, A.; ANDRADE BATISTA CAVALCANTI, L. . Formação continuada e prática profissional: análise das contribuições do Curso de Especialização em Letramento Informacional da Universidade Federal de Goiás para a ampliação da prática profissional. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 46–68, 2020. DOI: 10.24208/rebecin.v7i2.208. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/208. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa