Recursos tecnológicos potencializadores do ensino não presencial em tempos de pandemia do COVID-19
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Palavras-chave

Tecnologias educacionais e informacionais
Covid-19
Ferramentas educacionais digitais
Educação não presencial
Educação remota

Como Citar

Oliveira, B. R. de, Santos Barros Magalhães, T. K. ., Oliveira Rodrigues, K., Oliveira Santos, J., & Oliveira Santos, T. . (2020). Recursos tecnológicos potencializadores do ensino não presencial em tempos de pandemia do COVID-19. Revista Brasileira De Educação Em Ciência Da Informação, 7(especial), 129-155. https://doi.org/10.24208/rebecin.v7iespecial.204

Resumo

O surgimento da Pandemia do novo coronavírus ocorreu de maneira repentina e surpreendeu a todos com o fechamento de fronteiras, atividades comerciais e encerramento generalizado de todas as atividades nas instituições de ensino por tempo indeterminado. Este cenário evidencia a necessidade emergente da inserção de ferramentas tecnológicas na educação de forma mais efetiva, de modo que o ensino seja assegurado e a interação entre professores e alunos possa ser efetiva. Assim, o presente artigo reflete a educação não presencial implantada de modo compulsório e identifica recursos tecnológicos que podem viabilizar o acesso informacional e a interação entre alunos, professores e tutores no contexto educacional de pandemia. Para atender a esta pretensão, empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que as atividades não presenciais podem ser potencializadas com o uso de recursos estratégicos das tecnologias da informação e comunicação (TIC), a fim de garantir o diálogo entre os sujeitos da educação e o acesso efetivo a recursos informacionais, indispensáveis ao decurso de aprendizagem. Por outro lado, essa transposição excepcional pode contribuir para o acirramento das desigualdades sociais, principalmente daquelas pessoas que já estão em situação de vulnerabilidade social.

https://doi.org/10.24208/rebecin.v7iespecial.204
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