Abrangência informacional dos indicadores para a gestão educacional: um estudo do pacto pela educação de Pernambuco

Autores

Palavras-chave:

Indicadores, Pacto pela Educação, Gestão Educacional.

Resumo

Analisa a abrangência informacional dos indicadores do Programa Pacto pela Educação do Governo do Estado de Pernambuco e suas implicações sobre o processo educacional no âmbito do Ensino Médio. Pesquisa exploratória, descritiva e de natureza documental, o Manual do Pacto pela Educação e o Plano Estadual de Educação de Pernambuco se constituíram como as principais fontes de coleta de dados desde o início dos estudos em fevereiro de 2017 até sua conclusão em agosto de 2018. Embora a análise identificou a adoção de indicadores de pré-processo, processo, outputs e estrutura, os mesmos não cobrem todo o processo educacional no âmbito do Ensino Médio e, portanto, não desempenham um papel importante na comunicação de informações às partes interessadas. Não foram identificados indicadores de impacto. A pesquisa contribui para a área educacional ao investigar a utilização de indicadores educacionais para fins gerenciais em uma área na qual a ênfase recai nos estudos de práticas pedagógicas. Para a Ciência da Informação, constata a importância das informações representadas pelos indicadores, tanto para o processo educacional de Pernambuco, quanto para embasar toda a gestão do Estado. Apesar de não haver uma política de informação explícita, a informação é um recurso de gestão básico no modelo de gestão governamental, pois é a partir dela que o governo planeja e monitora as ações consideradas estratégias para o desenvolvimento do Estado.

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Biografia do Autor

Ítalo Welke de Andrade, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI -UFPE

Bacharel em Gestão da Informação. Mestre em Ciência da Informação.

Nadi Helena Presser, Departamento de Ciência da Informação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Engenharia da Produção. Professora Adjunta IV
Departamento Ciência da Informação. UFPE

Piotr Trzesniak, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Bacharel, Mestre e Doutor em Física. Professor do Mestrado Profissional em Gestão Pública e Desenvolvimento do Nordeste (UFPE).

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Publicado

28-04-2019

Como Citar

ANDRADE, Ítalo W. de; PRESSER, N. H.; TRZESNIAK, P. Abrangência informacional dos indicadores para a gestão educacional: um estudo do pacto pela educação de Pernambuco. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 6, p. 17–30, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/136. Acesso em: 22 dez. 2024.