Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP

Autores

  • Regina Ferreira da Rocha Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC/Garça)
  • Deise Deolindo Silva Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC/Garça)

Palavras-chave:

Cluster, Instituição de Ensino, Mapeamento, Conhecimento.

Resumo

A adoção de modelos de gestão é relevante para a sobrevivências das empresas, sendo o conhecimento a moeda valorizada por viabilizar o alcance de resultados favoráveis. As Instituições de Ensino favorecem o desenvolvimento de conhecimento e podem contribuir para o desenvolvimento empresarial. O conceito de cluster advém do paradigma de empresas em rede, no qual cada envolvida relaciona-se com as outras nos aspectos técnicos (meios produtivos) e mercadológicos (redes de distribuição) e decidem apoiar-se mutuamente em prioridade. O objetivo deste estudo é mapear o relacionamento de empresas do Cluster Eletroeletrônico de Garça com as Instituições de Ensino para verificar a existência, ou não, de parceria entre elas.  Por meio desta pesquisa é possível vislumbrar a potencialidade dos relacionamentos. Trata-se de um viés do estudo realizado sobre do mapeamento do Cluster eletroeletrônico de Garça. Quanto a metodologia partiu-se do levantamento teórico e uso do software UCINET. Percebeu-se a interação entre as partes, principalmente da empresa precursora do Cluster, fato que pode evidenciar a importância das Instituições de Ensino técnicas e tecnológicas para as empresas. Esta pesquisa revelou que as Instituições de Ensinos são valorizadas pelas empresas, principalmente as de grande porte e, em especial, a precursora do cluster. Tal fato reforça a possibilidade de estreitar relacionamentos com a realização de estágios supervisionados que podem beneficiar as duas partes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Ferreira da Rocha, Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC/Garça)

Docente da Fatec/Garça. Mestre em Engenharia de Produção. Doutoranda em Ciência da Informação.

Deise Deolindo Silva, Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC/Garça)

Docente da Fatec/Garça. Doutora em Ciência da Informação. Mestre em Estatística. Graduada em Estatística e em Matemática. Docente em nível superior desde 2004.

Referências

AGUILLAR, C. M. B; SILVA, D. D.; CABREIRA, M. A. B. A interdisciplinaridade e a produção do conhecimento científico e tecnológico: relato de práticas pedagógicas. In: SEMINÁRIO INOVAÇÕES EM ATIVIDADES CURRICULARES, 5., 2015. Anais Eletrônicos... Campinas, 2015, Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bx_HUOG3f8iKWnZXQTRoUEllOGs/view?pref=2&pli=1. Acesso em: 11 jan. 2019.

AMATO NETO, J. Redes de cooperação produtiva e clusters regionais: oportunidades para as pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas: Fundação Vanzolini, 2008.

AMATO NETO, J.; AMATO, R. C. F. Capital social: contribuições e perspectivas teórico-metodológicas para a análise de redes de cooperação produtiva e aglomerações de empresas. Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa (PR), v.5, n.1, p.18-42, 2009. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/212/323>. Acesso em: 11 jan. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei n.9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 jan. 2019.

BRITTO, J. Cooperação interindustrial e redes de empresas. In: KUPHER, D.; HASENCLEVER, L. (Orgs.). Economia industrial: fundamentos básicos e práticos no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2002. p.345-388.

CASAROTTO FILHO, N.; PIRES, L. H. Redes de pequenas e médias empresas e desenvolvimento local: estratégias para a conquista da competitividade global com base na experiência italiana. São Paulo: Atlas, 2009.

CEETEPS. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Sobre o Centro Paula Souza (a). Disponível em: https://www.cps.sp.gov.br/sobre-o-centro-paula-souza/. Acesso em: 11 jan. 2019.

________. Escolas técnicas da região de Marília (b). Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/etec/escolas/marilia/default.asp. Acesso em: 11 jan. 2019.

________. Faculdades de Tecnologia da região de Marília (c). Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/fatec/escolas/marilia/fatec-garca.asp. Acesso em: 11 jan. 2019.

CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: criando redes que agregam valor. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

FUSCO, J. P. A. (Org.). Redes produtivas e cadeias de fornecimento. São Paulo: Arte & Ciência, 2005.

GRANDORI, A.; SODA, G. Inter-firm networks: antecedents, mechanisms and forms. Organization Studies, v.16, n.2, p.1-19, Mar. 1995. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/017084069501600201>. Acesso em: 11 jan. 2019.

INEP. Resumo Técnico Censo da Educação Superior 2013. Brasília, 2013. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2013/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2013.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2018.

INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. VBrasília, 2016. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2019.

JARILLO, J. C. Strategic networks: Creating the borderless organization. Oxford: Butterworth-Heinemann, 1998.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LAZZARINI, S. G. Empresas em rede. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MINERVINI, N. O exportador. 6.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

KIDD, P. T. Agile manufacturing: Forging new frontiers. New York: Addison Wesley, 1994.

RIBEIRO FILHO, S. M. et al. O conhecimento tecnológico e estratégico em clusters: a contribuição das universidades para o sucesso competitivo. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA (SEGET), 8., Resende, 2011. Anais Eletrônico... Resende, 2011. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/59714786.pdf>. Acesso em: 8 jan. 2019.

PORTER, M. E. Vantagem competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989.

________. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

ROCHA, R. F.; FUSCO, J. P. A. Mapeamento da intensidade dos relacionamentos entre empresas do cluster eletroeletrônico de Garça/SP: estudo de caso. SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA (SEGET), 16., Resende. Anais Eletrônico... Resende, 2016. 19p. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos16/34024415.pdf>. Acesso em: 10 out. 2016.

SILVA JÚNIOR, J.; FERRETI, C. J. O institucional, a organização e a cultura da escola. São Paulo: Xamã, 2004.

SANTOS, J. C. Atuação do professional da informação no processo de inteligência competitive organizacional. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v.3, n.2, p.26-50, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/42/pdf>. Acesso em: 8 jan. 2019.

SIEGEL, S. Estatística Não-Paramêtrica. São Paulo: Mcgraw-Hill, 1975.

SLACK, N. et al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2007.

TEIXEIRA, E. B.; VITCEL, M. S.; BEBER, M. C. Cooperação estratégica, redes de cooperação e desenvolvimento regional: o caso Unijui/Sedai. Desenvolvimento em Questão, v.5, n.10, p.187-210, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.10.187-210>. Acesso em: 8 jan. 2019.

VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Editora UNESP; Cultura Acadêmica, 2010. 390p. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/j4gkh/pdf/valentim-9788579831171.pdf>. Acesso em: 8 jan. 2019.

ZACCARELLI, S. B. et al. Clusters e redes de negócios: uma nova visão para a gestão dos negócios. São Paulo: Atlas, 2008.

Downloads

Publicado

28-04-2019

Como Citar

ROCHA, R. F. da; SILVA, D. D. Relacionamento entre instituições de ensino e empresas do cluster eletroeletrônico da cidade de Garça/SP. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 5, p. 42–52, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/134. Acesso em: 22 nov. 2024.