Estudo cientométrico sobre competências docentes

Autores

  • Eloni dos Santos Perin Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Maria do Carmo Duarte Freitas Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Helena de Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Gestão por Competências, Competências Docentes, Cientometria.

Resumo

A gestão de competências é uma categoria conceitual e uma prática da gestão do conhecimento, tema estudado no meio acadêmico e nas organizações, porém com abordagem recente no setor público e na área da Educação, ao tratar da formação profissional docente. Nesse contexto, pretende-se identificar o campo de pesquisa nesta área, com a avaliação da produção científica acerca das competências docentes. A investigação ocorre a partir produções científicas disponíveis na base Web of Knowledge, escolhida por sua abrangência internacional e de fácil coleta dos dados. Para a análise, utilizou-se a Cientometria, com foco da análise na rede de autores, palavras-chave, instituições e locais de publicação. A pesquisa compreende coleta de dados, tratamento e análise das produções científicas sobre o tema, utilizando-se software bibliométrico e cientométrico para a contagem e análise da produção. Como resultados, identificou-se uma rede de autores com publicações na Alemanha, com as principais palavras-chave compreendendo expressões como teachers competency, process, teaching, competence, management, learning, strategy, information, entre outras, evidenciando que o tema trata da gestão do conhecimento no nível estratégico do campo da gestão educacional. Conclui-se sobre a necessidade de estudos cientométricos em outras bases de dados para análise comparativa, assim como para identificar pesquisadores brasileiros sobre o tema.

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Biografia do Autor

Eloni dos Santos Perin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Gestão da Informação - UFPR. Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR (2017). Especialização em Gestão Pública -UEPG (2014), Bacharelado em Administração Pública UEPG/UAB (2013), Especialização em Educação - Psicopedagogia IBPEX (2002) e Graduação em Licenciatura em Matemática com Habilitação em Física - UEPG (1998). Atualmente Professora pertencente ao Quadro Próprio do Magistério - PDE, Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED-PR. Experiência na área de Educação, nos níveis Fundamental, Médio e Técnico, com atuação nas áreas de Matemática, Física geral e Educação Profissional nos cursos Técnicos em Administração, Logística, Contabilidade, Edificações e Meio Ambiente. Pesquisa nas áreas de Gestão da Informação, Formação de Professores, Competências Digitais, Educação e Administração Pública.

Maria do Carmo Duarte Freitas, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Associada da UFPR, Engenheira Civil, Doutora em Engenharia de Produção UFSC, Pos-doutorado em Educação na Universidade de Málaga. Premiada no 27o. Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia 2013 - Categoria Pesquisadora-Extensionista. Professora permanente e atual coordenadora do Programas de Pós-Graduação em Gestão da Informação e na Pós-graduação em Engenharia e Construção Civil (orcid.org/0000-0002-7046-6020). Pesquisa sobre o desenvolvimento de Tecnologias, Produtos e serviços inovadores e Criativos, Engenharia do Conhecimento e da Informação, Lean Thinking - Lean Office, Lean, Information Flow Educação Corporativa, Gestão por competências e Gestão da Tecnologia na Educação. É colaboradora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Terceiro Setor - NITS.

Helena de Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, da Universidade Federal do Paraná. Atuou como professora do curso de Graduação em Gestão da Informação, da Universidade Federal do Paraná durante 25 anos. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978). Trabalhou durante 10 anos na área de apoio à pesquisa tecnológica na Fundição Tupy (Joinville); na Avibrás (São José dos Campus) e no Centro Técnico da Aeronáutica (IAE - São José dos Campos).

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Publicado

28-04-2019

Como Citar

PERIN, E. dos S.; FREITAS, M. do C. D.; SILVA, H. de F. N. Estudo cientométrico sobre competências docentes. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 6, p. 102–114, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/132. Acesso em: 22 dez. 2024.