Rede de colaboração e educação aberta no ensino superior

Autores

  • Maria do Carmo Duarte Freitas ​Universidade Federal do Paraná (UFPR) http://orcid.org/0000-0002-7046-6020
  • Rafaela Wille de Aguiar UFPR
  • Aline Fornari UFPR

Palavras-chave:

Rede de Colaboração, Recursos Educacionais Abertos, Educação Aberta, MOOC.

Resumo

Objetiva criar um modelo de rede de colaboração e educação aberta no ensino superior visando torná-lo sustentável. Entre as situações observadas que justificam o projeto estão a evasão dos estudantes em cursos de grade fechada que não ofertam disciplinas optativas; a oferta de disciplina optativa sem opção de escolha pelo estudante; e a oferta diversificada enquanto trilhas a serem escolhidas pelo estudante, motivada pela necessidade de aproveitar os recursos humanos, tecnológicos, físicos e estruturais disponíveis. Nesse ponto se formula a questão: Como tornar sustentáveis as Instituições de Ensino Superior por meio do compartilhamento dos recursos e práticas abertas no ensino superior? A pesquisa é aplicada, explicativa e experimental. A ideia é eleger um grupo específico e um tema e a partir deste reunir todo o conteúdo pesquisado sobre o tema, organizar os diferentes fragmentos educacionais como Recursos Educacionais Abertos para então estruturá-lo nos Massive Open Online Courses, validar entre especialistas o conhecimento e disseminá-lo. Uma vez feito isso, a expectativa é convidar outros pesquisadores de diferentes universidades que têm o interesse em transferir o conhecimento gerado pelo seu grupo a partir do modelo piloto. Entende-se que a educação aberta seja a forma mais rápida de transferir o que foi desenvolvido na academia. Espera-se que essa transformação permita repensar os currículos acadêmicos para a criação de disciplinas compartilhadas entre as universidades para os cursos de graduação, pós-graduação, educação continuada e comunidade de forma aberta e convalidado em cada curso independentemente da Universidade. Entenda-se esse compartilhar de recursos econômicos e estruturais, além da colaboração entre os professores como conceito de smart university.

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Biografia do Autor

Maria do Carmo Duarte Freitas, ​Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Associada da UFPR, Engenheira Civil, Doutora em Engenharia de Produção UFSC, Pos-doutorado em Educação na Universidade de Málaga. Premiada no 27o. Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia 2013 - Categoria Pesquisadora-Extensionista. Professora permanente e atual coordenadora do Programas de Pós-Graduação em Gestão da Informação e na Pós-graduação em Engenharia e Construção Civil (orcid.org/0000-0002-7046-6020). Pesquisa sobre o desenvolvimento de Tecnologias, Produtos e serviços inovadores e Criativos, Engenharia e Gestão do Conhecimento e da Informação, Teorias e aplicações do Lean Thinking - Lean Office, Educação Corporativa, Gestão por competências (e-Rubrica) e Gestão da Tecnologia na Educação. É colaboradora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Terceiro Setor - NITS. Pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Mídias Digitais - LabMidi. Tecnologia em desenvolvimento visitar www.recif-ufpr.net (F-8658-2014 ResearcherID)

Rafaela Wille de Aguiar, UFPR

Mestre em Gestão da Informação

Aline Fornari , UFPR

Mestranda em Gestão da Informação

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Publicado

16-11-2019

Como Citar

FREITAS, M. do C. D.; WILLE DE AGUIAR, R. .; FORNARI , A. . Rede de colaboração e educação aberta no ensino superior. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 77–86, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/129. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Comunicações