Contribuição do estágio docente para a formação de professores e profissionais na área de Sistemas de Recuperação da Informação

Autores

Palavras-chave:

Docência Universitária, Estágio Docente, Graduação em Biblioteconomia, Recuperação da Informação.

Resumo

Relata as atividades desenvolvidas por pós-graduandos quanto à participação na disciplina Estágio Docente. Objetiva demonstrar as relações estabelecidas entre alunos e professores e os benefícios alcançados para fortalecimento da prática profissional e o estímulo e encorajamento para ingresso na carreira docente. Utiliza pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, a partir de dados coletados e analisados no âmbito de uma experiência relatada. O relato diz respeito à participação de alunos de Pós-Graduação na condução de uma disciplina técnica do Curso de Graduação em Biblioteconomia, denominada Sistemas de Recuperação da Informação. Os resultados oriundos das percepções e reflexões propostas demonstram que o aprendizado adquirido com os professores da disciplina de estágio, especificamente os conselhos, as orientações, dicas (considerando as experiências desses profissionais) serviram para intensificar nos pós-graduandos a formação docente e a preparação para o ingresso profissional na área da recuperação da informação. Com efeito, as interações na sala de aula, os diálogos com os alunos, a condução das atividades, considerando as conquistas e também os desafios, certamente, são fatores que capacitaram, encorajaram e estimularam os alunos da Pós-Graduação a interessarem-se, ainda mais, pela docência universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8131480Z4

Referências

ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesauros, 2011. p.65-89.

BAEZA-YATES, Ricardo; RIBEIRO-NETO, Berthier. Recuperação de informação: conceitos e tecnologia das máquinas de busca. São Paulo: BOOKMAN, 2013.

BONASSA, Mariana Dandolini. Processo de recuperação da informação: habilidades competências do bibliotecário. 2009. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2009.

CENDÓN, Beatriz Valadares. Sistemas e redes de informação. In: OLIVEIRA, Marlene de (Org.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p.45-75.

CENDON, Beatriz Valadares. Serviços de indexação e resumo. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDON, Beatriz Valadares, KREMER, Jeanette (Orgs.). Fontes de informação para especialistas e profissionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000. p.217-248.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO. Plano da disciplina Sistema de Recuperação da Informação. Belo Horizonte: UFMG/ECI, 2018. 1 manuscrito. 3p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 33.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A identificação de conceitos no processo de análise de assunto para a indexação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas (SP), v.1, n.1, p.60-90, jul./dez. 2003.

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes (Org.) A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. Um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

MOODLE. Community driven, globally supported. 2018. Disponível em: <https://moodle.org/?lang=pt_br>. Acesso em: 19 jul. 2018.

NOVELLINO, Maria Salet Ferreira. Instrumentos e metodologias de representação da informação. Informação & Informação, Londrina (PR), v.1, n.2, 1996.

ROBREDO, Jaime. Do documento impresso à informação nas nuvens: reflexões. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.7, n.1, p.19-42, mar. 2011. Disponível em: <http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3287/0>. Acesso em: 13 set. 2018.

ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 33.ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

Downloads

Publicado

16-11-2019

Como Citar

SANTA ANNA, J. Contribuição do estágio docente para a formação de professores e profissionais na área de Sistemas de Recuperação da Informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 63–76, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/119. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência