Contribuição do estágio docente para a formação de professores e profissionais na área de Sistemas de Recuperação da Informação
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Palavras-chave

Docência Universitária
Estágio Docente
Graduação em Biblioteconomia
Recuperação da Informação.

Como Citar

SANTA ANNA, J. Contribuição do estágio docente para a formação de professores e profissionais na área de Sistemas de Recuperação da Informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 6, n. 1, p. 63–76, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/119. Acesso em: 27 set. 2022.

Resumo

Relata as atividades desenvolvidas por pós-graduandos quanto à participação na disciplina Estágio Docente. Objetiva demonstrar as relações estabelecidas entre alunos e professores e os benefícios alcançados para fortalecimento da prática profissional e o estímulo e encorajamento para ingresso na carreira docente. Utiliza pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, a partir de dados coletados e analisados no âmbito de uma experiência relatada. O relato diz respeito à participação de alunos de Pós-Graduação na condução de uma disciplina técnica do Curso de Graduação em Biblioteconomia, denominada Sistemas de Recuperação da Informação. Os resultados oriundos das percepções e reflexões propostas demonstram que o aprendizado adquirido com os professores da disciplina de estágio, especificamente os conselhos, as orientações, dicas (considerando as experiências desses profissionais) serviram para intensificar nos pós-graduandos a formação docente e a preparação para o ingresso profissional na área da recuperação da informação. Com efeito, as interações na sala de aula, os diálogos com os alunos, a condução das atividades, considerando as conquistas e também os desafios, certamente, são fatores que capacitaram, encorajaram e estimularam os alunos da Pós-Graduação a interessarem-se, ainda mais, pela docência universitária.

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