Elaboração de projetos de pesquisa e relatórios finais: uma análise da estrutura e das principais fases da execução de pesquisas científicas
PDF

Palavras-chave

Metodologia
Projeto de Pesquisa
Relatório de Pesquisa
Pesquisa Científica.

Como Citar

ALVES, H. R. Elaboração de projetos de pesquisa e relatórios finais: uma análise da estrutura e das principais fases da execução de pesquisas científicas. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 5, n. 2, p. 63–79, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/108. Acesso em: 27 set. 2022.

Resumo

Analisa a estrutura dos projetos de pesquisa e relatórios finais e as principais fases de execução da pesquisa científica. Trata-se de uma revisão de literatura na qual se aborda o atual estágio de conhecimento dos principais aspectos da metodologia de pesquisa científica no País, inclusive os estabelecidos nas regras editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Adota-se como marco teórico a concepção de Michel (2009) e Gustin e Dias (2014) acerca da estrutura dos textos científicos. Conclui-se pela imprescindibilidade da coesão entre os elementos do projeto de pesquisa para a adequada execução da investigação e consequente produção do conhecimento científico pretendido.

PDF

Referências

ALVES, Henrique Rosmaninho. A morfologia do resumo e da introdução nos trabalhos científicos em consonância com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Revista Diálogos Acadêmicos, Fortaleza, v.5, n.2, p.114-120, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://revista.fametro.com.br/index.php/RDA/article/view/126/140>. Acesso em: 10 fev. 2018.

ABNT. NBR 6023: informação e documentação - referências - elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ABNT. NBR 6024: informação e documentação - numeração progressiva das seções de um documento escrito apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003a.

ABNT. NBR 6027: informação e documentação - sumário - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003b.

ABNT. NBR 6028: informação e documentação – resumo – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003c.

ABNT. NBR 14.724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. 2 ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

ABNT. NBR 14.724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. 3 ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ABNT. NBR 15.287: informação e documentação — projeto de pesquisa — apresentação. 2 ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

GUSTIN, Miracy Barbosa de Souza; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (RE)Pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática. 4.ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2014.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em Ciências Sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

FAPEMIG. Manual da FAPEMIG. Belo Horizonte, 2015.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Sistema integrado de bibliotecas. Orientações para a elaboração de trabalhos técnicos científicos conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 2.ed. Belo Horizonte, 2016.

A ABECIN detém os direitos autorais dos trabalhos que publica, adotando as licenças do Creative Commons, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, solicitamos consultar o Editor da REBECIN. Por meio dessa licença, o(s) autor(es) tem/têm a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:

a) atribuição — você deve creditar a obra da forma especificada pelo(s) autor(es) ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

b) uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.

c) vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.

Evidencia-se que:

a) renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se obtiver permissão do titular dos direitos autorais.

b) domínio público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.

c) outros direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:

- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;

- Os direitos morais do(s) autor(es);

- Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.

O(s) autor(es) submeteu(ram) a declaração de responsabilidade e transferência de direito autoral à REBECIN. Para tanto, faça o download do modelo da declaração acessando a URL: https://portal.abecin.org.br/rebecin/

Obs.: Após ler e assinar envie o arquivo digitalizado junto com a submissão.