Perspectivas e tendências da atuação do bibliotecário na área da Saúde
Palavras-chave:
Atuação Profissional, Bibliotecário Clínico, Competências e Habilidades Profissionais, Unidades de Saúde.Resumo
Aborda as perspectivas e tendências da atuação do bibliotecário na área da Saúde. O campo de atuação biblioteconômico é amplo, uma vez que o profissional desta área pode atuar em diferentes segmentos do mercado de trabalho. Mais recentemente o bibliotecário vem atuando de maneira significativa na área da Saúde. Na literatura observa-se que o bibliotecário que atua nesse contexto possui distintas denominações como, por exemplo, ‘Bibliotecário Clínico’, ‘Bibliotecário Médico’ e ‘Informacionista’, pois é compreendido como um profissional que faz parte do corpo clínico, integrante da equipe médica, subsidiando-a com informação em saúde para a tomada de decisão e no que tange ao diagnóstico do quadro clínico do paciente. A partir da análise da literatura internacional, observa-se que as atividades do bibliotecário clínico se concentram nas atividades de prospecção, recuperação, mediação e transferência da informação, segundo as necessidades de seus usuários. No que se refere aos trabalhos desenvolvidos pelo bibliotecário na área da Saúde no Brasil, poucos autores abordam sua inserção no ambiente clínico, cenário este que precisa ser transformado, de modo a contemplar uma nova maneira de atuar das equipes médicas, alicerçada em uma medicina baseada em evidências.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. G. G. O papel do profissional da informação bibliotecário no apoio à prática medicina baseada em evidências: olhares convergentes entre profissões em Salvador. 2008. 225f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bahia,2008. Disponível em: <http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/bitstream/ri/7939/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20formato%20eletr%C3%B4nico.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2016.
AMERICAN Library Association. Standards for accreditation of master's programs in library and information studies. Chicago: ALA, 2008.
BARBOUR, G. L.; YOUNG, M. N. Morning report: Role of the clinical librarian. The Journal of the American Medical Association (JAMA), v.255, n.14, p.1921-2, Apr. 1986.
BANKS, M. A. et al. Complementary competencies: Public health and health sciences librarianship. Journal of the American Medical Association (JAMA), v.93, n.3, p.338-347, Jul. 2005.
BERAQUET, V. S. M.; CIOL, R. O profissional da informação no paradigma virtual: atuação em saúde pública. Biblios: Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Información, Lima, v.4, n.16, p.54-64, jul./dic. 2003. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=16101607>. Acesso em: 10 nov. 2014.
BERAQUET, V. S. M. et al. Bibliotecário clínico no Brasil: em busca de fundamentos para uma prática reflexiva In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais... Salvador: ANCIB, 2007. Disponível em:. Acesso em: 10 jul. 2013.
BIREME. Cochrane BVS, Portal de Evidências BVS e EVIPNet Americas irão contribuir para fortalecer o acesso e o uso de evidências científicas. Newsletter BVS, n.75, ago., 2007. Disponível em: <http://decs.bvs.br/>. Acesso em: 25 out. 2007.
BOOTH, A.; SUTTON, A.; FALZON, L. Evaluation of the clinical librarian project: University Hospitals of Leicester. NHS Trust. Sheffield: ScHARR, 2002.
BROOKMAN, A. et al. What do clinicians want from us? an evaluation of Brighton and Sussex University Hospitals NHS Trust clinical librarian service and its implications for developing future working patterns. Health Information and Libraries Journal, v.23, Suppl. 1, p.10-21, 2006.
CAÑEDO-ANDALIA, R. Del bibliotecario clínico al informacionista: de la gerencia de la información a la gestión del conocimiento. Acimed, Havana, v.10, n.3, Mayo 2002.
CAPDAREST-AREST, N. Clinical librarian: connector, creator, collaborator. Lane Medical Library, 2015. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/NicoleCapdarestArest/clinical-librarian-connector-creator-collaborator>. Acesso em 10 dez. 2015.
CASTRO, A.A. Acesso à informação. [2004]. Disponível em: <http://www.metodologia.org/ald_acesso.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2015.
CBO - Classificação Brasileira de Ocupações. [2005]. Disponível em:. Acesso em: 14 jul. 2015.
CIOL, R. Políticas municipais de saúde em Americana: nível de informação para tomada de decisão. Campinas, 2001. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2001.
CULLEN, R. et al. Evidence-based information-seeking skills of junior doctors entering the workforce: An evaluation of the impact of information literacy training during pre-clinical years. Health Information & Libraries Journal, v.28, p.119-129, 2011.
CUNHA, V. A. Questões e estratégias do processo de disseminação da informação em bibliotecas públicas: um estudo de caso. In: CARVALHO, K. de; SCHWARZELMÜLLER, A. F. O ideal de disseminar: novas perspectivas, outras percepções. Salvador: EDUFBA, 2006. p.97-111.
CRESTANA, M. F. Discurso de bibliotecárias a respeito de suas profissões na área médica, 2002. 116p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
DAVIDOFF, F.; FLORANCE, V. The informationist: A new health profession? Annals of Internal Medicine, v.132, p.996-8, 2000.
DEMAS, J. M.; LUDWIG, L.T. Clinical medical librarian: The last unicorn? Bulletin of the Medical Library Association, v.79, n.1, p.17-27, Jan. 1991.
DRUMMOND, J. P. O que é medicina baseada em evidências? In: DRUMMOND, J. P.; SILVA, E.; COUTINHO, M. Medicina baseada em evidências: novo paradigma assistencial e pedagógico. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2004. Cap.1.
FAUSTINO, G. G.; GALVÃO, M. C. B. Formação do bibliotecário no contexto da saúde: o caso da pesquisa clínica. Revista EDICIC, v.1, n.3, p.143-163, Jul./Sep. 2011.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FLORANCE et al. Information in context: Integrating information specialists into practice settings. Journal of the American Medical Association (JAMA), v.90, n.1, p.49-58, Jan. 2002.
GALVÃO, M. C. B.; LEITE, R. A. de F. Do bibliotecário médico ao informacionista: traços semânticos de seus perfis e competências. Transinformação, Campinas (SP), v.20, n.2, p.181-191, 2008. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/534/514>. Acesso em: 28 ago. 2015.
GIUSE, N. B et al. Clinical medical librarianship: The Vanderbilt experience. Bulletin of the Medical Library Association, v.86, n.3, p.412-414, July, 1998.
GREEN, M. L.; CIAMPI, M. A.; ELLIS, P. J. Resident’s medical information needs in clinic; are they being met? American Journal of Medicine, Newton, v.109, p.218-223, Aug. 2000.
LAPPA, E. Clinical librarianship (CL): A historical perspective. E-JASL: The Electronic Journal of Academic and Special Librarianship, v.5, n.2-3, Fall 2004. Disponível em: <http://southernlibrarianship.icaap.org/content/v05n02/lappa_e01.htm>. Acesso em: Acesso em: 28 ago. 2015.
MARTINEZ-SILVEIRA, M. S. A Informação científica na prática médica: estudo do comportamento informacional do médico-residente. 2005. 184f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2005.
MIRANDA, S.V. Identificando competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 112-122, maio/ago. 2004. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/83/76>. Acesso em: 10 nov. 2015.
MLA - MEDICAL LIBRARY ASSOCIATION. Plattaform for change: The educational policy statement of Medical Library Association. Chicago: The Association, 1992.
MORAES, I. H. S.; GÓMEZ, M. N. G. Informação e informática em saúde: caleidoscópio contemporâneo da saúde. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.12, n.3, p.553-565, 2007. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/csc/v12n3/02.pdf>. Acesso em: 1 jun.2015.
NOBRE, M.; BERNARDO, W. Prática clínica baseada em evidência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
PLUTCHAK, T. S. Informationists and librarians. Bulletin of the Medical Library Association, Chicago, v. 88, n. 4, p.391-392, oct. 2000.
RIGBY, E. et al. Clinical librarians: A journey through a clinical question. Health Information and Libraries Journal, v.19, n.3, p.158-160, Sep. 2002. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1046/j.1471-1842.2002.00393.x/full>. Acesso em: 29 ago. 2015.
SACKETT, D. L. et al. Evidence based medicine: What it is and what it isn’t. BMJ, v.312, p.71-72, Jan. 1996.
SACHETT, D. L. et al. Evidence-based medicine: How to practice and teach EBM. Edinburgh: Churchill Livingstone, 1998.
SACKETT, D. L. et al. Medicina Baseada em Evidências: prática e ensino. 2.ed. São Paulo: Artmed, 2003. 270p.
SANTOS, J. P. O perfil do profissional bibliotecário. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000. 156p. (Coleção Palavra-Chave, 11)
SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.1, n.1, p.41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235/22>. Acesso em: 10 nov. 2015.
SARGEANT, S. J. E.; HARRISON, J. Clinical librarianship in the UK: Temporary trend or permanent profession? Part I: a review of the role of the clinical librarian. Health Information and Libraries Journal, v.21, n.3, p.173-181, 2004.
SILVA, F. C. C. Bibliotecários especialistas: guia de especialidades e recursos informacionais. Brasília: Thesaurus, 2005.264p.
SCHALL, J. G.; WILSON, J. W. Evaluation of a clinical medical librarianship program at a University Health Sciences Library. Bulletin of the Medical Library Association, v.64, p.278-83, 1976.
SCURA, G; DAVIDOFF, F. Case-related use of the medical literature; clinical librarian services for improving patient care. The Journal of the American Medical Association (JAMA), v.245, v.1, p.50-2, Jan. 1981.
SLA - SPECIAL LIBRARIES ASSOCIATION. Special Committee on Competencies for Special Librarians. Competencies for special librarians of the 21st century. Washington, 1997. Disponível em:<http://www.sla.org/content/learn/comp2003/97comp.cfm>. Acesso em: 21 maio 2015.
SLA - SPECIAL LABRARIES ASSOCIATION. Special Committee on Competencies for Special Librarians. Competencies for Information Professionals of the 21st Century. Washington, 2003. Disponível em: <http://www.sla.org/content/learn/comp2003/index.cfm>. Acesso em: 21 maio 2015.
VALENTIM, M. L. P. Formação: competências e habilidades do profissional da informação. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Formação do Profissional da Informação. São Paulo: Polis, 2002. p.117-132.
VALENTIM, M. L. P. Equipes multidisciplinares na gestão da informação e conhecimento. In: BAPTISTA, S. G., MÜELLER, S. P. M. Profissional da informação: o espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004. p.154-176. (Estudos Avançados em Ciência da Informação).
VEENSTRA, R. J; GLUCK, E. H. A clinical librarian program in the intensive care unit. Critical Care Medicine, v.20, p.1038-42, 1992.
WALTER, M.T.M.T. A formação do profissional da informação relacionada as tecnologias de informação: os bibliotecários na perspectiva da literatura, reflexões. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n.19, 1. Semestre, 2005.
WAGNER, K. C.; BYRD, G. D. Evaluating the effectiveness of clinical medical librarian programs: A systematic review of the literature. Journal of the Medical Library Association (JAMA), v.92, n.1, p.14-33, 2004.
WORMELL, I. Habilidades de gerenciamento e de empreendimento na profissão de bibliotecário e cientista da informação. Informação & Informação, Londrina (PR), v.4, n.1, p.7-16, jan./jun. 1999.Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1645/1397>. Acesso em: 10 nov. 2015.
ZINS, C. The concept of information. Annual Review of Information Science and Technology, v.37, 2003. Disponível em:. Acesso em: 10 nov. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.