Perfil sociocultural e acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave:
Biblioteconomia, Ensino-Aprendizagem, Perfil Sociocultural, Perfil Acadêmico.Resumo
Para que haja a ruptura de paradigmas tão sedimentados no ensino é necessário compreender as necessidades e perspectiva dos discentes. Apresentamos dados parciais da pesquisa intitulada “Análise sobre ambientação e qualidade do processo de ensino aprendizado do curso de Biblioteconomia”. A reflexão sobre os aspectos educativo e social construídos antes e durante a ambientação universitária é de fundamental importância, para compreendermos de que forma o processo de ensino aprendizagem pode ser influenciado ou influenciar. Nesse artigo temos como objetivo apresentar as percepções dos discentes, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, sobre o perfil sociocultural e acadêmico. A pesquisa se caracteriza como exploratória, foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica seguida de aplicação de questionários e análise dos dados. Os primeiros resultados apresentam que os discentes do curso são alunos oriundos tanto de escolas públicas quanto privadas, que a grande maioria está no curso devido a segunda opção do sistema único de seleção. São discentes que mantém um planejamento para o estudo e ver a educação como meio de melhorar a qualidade de vida. Ao conhecer o perfil sociocultural e acadêmico dos discentes é possível desenvolver um conjunto de mudanças que não se restringe aos métodos de ensino e avaliação, mas principalmente, o despertar das competências do discente, no próprio processo de formação.
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