Perfil sociocultural e acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará

Autores

  • Maria Josélia de Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Gabriela Belmont de Farias Universidade Federal do Ceará (UFC) http://orcid.org/0000-0001-5743-4422

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Ensino-Aprendizagem, Perfil Sociocultural, Perfil Acadêmico.

Resumo

Para que haja a ruptura de paradigmas tão sedimentados no ensino é necessário compreender as necessidades e perspectiva dos discentes. Apresentamos dados parciais da pesquisa intitulada “Análise sobre ambientação e qualidade do processo de ensino aprendizado do curso de Biblioteconomia”. A reflexão sobre os aspectos educativo e social construídos antes e durante a ambientação universitária é de fundamental importância, para compreendermos de que forma o processo de ensino aprendizagem pode ser influenciado ou influenciar. Nesse artigo temos como objetivo apresentar as percepções dos discentes, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, sobre o perfil sociocultural e acadêmico. A pesquisa se caracteriza como exploratória, foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica seguida de aplicação de questionários e análise dos dados. Os primeiros resultados apresentam que os discentes do curso são alunos oriundos tanto de escolas públicas quanto privadas, que a grande maioria está no curso devido a segunda opção do sistema único de seleção. São discentes que mantém um planejamento para o estudo e ver a educação como meio de melhorar a qualidade de vida. Ao conhecer o perfil sociocultural e acadêmico dos discentes é possível desenvolver um conjunto de mudanças que não se restringe aos métodos de ensino e avaliação, mas principalmente, o despertar das competências do discente, no próprio processo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Josélia de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Discente do Curso de Biblioteconomia e Bolsista de Projetos de Graduação da PROGRAD-UFC.

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Ciência da Informação. Docente do Curso de Biblioteconomia e do Progama de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Departamento de Ciências da Informação. Líder do Grupo de Pesquisa"Competência e Mediação em Ambientes de Informação".

Referências

BAUMAN, Zigmunt. A fluidez do mundo liquido. Programa Milênio. GloboNews. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7P1MAZXFVG0>. Acesso em: 26 set. 2016.

BORGES, F. C.; ALENCAR, E. M. L. S. Criatividade na educação superior na perspectiva de estudantes e professores. In: WECHSLER, S. M.; NAKANO, T. de C. (Orgs.). Criatividade na educação superior: uma perspectiva internacional. São Paulo: Vetor, 2011. p.180-201.

COELHO, C. M. M. Formação docente e sentidos da docência: o sujeito que ensina, aprende. In.: MITJÁNS MARTINEZ, Albertina; SCOZ, Beatriz Judith Lima; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira Castanho (Orgs.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber, 2012. p.111-129.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: ________. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FARIAS, Gabriela Belmont. Competência em informação no ensino de Biblioteconomia: por um a aprendizagem significativa e criativa. 2014. 183f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação), Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.

________; BELLUZZO, R. C. B. Como desenvolver a competência em informação mediada por modelagem conceitual teórico-prática: por um a aprendizagem significativa e criativa na educação. Londrina: ABECIN Editora, 2015. 173p.

________; MORAIS, Eder Narciso; OLIVEIRA, Maria Josélia de. Desafios e oportunidades no curso de Biblioteconomia da UFC: interlocuções discentes. In: SOUZA, Terezinha de Fátima C. de et al. (Org.). A Biblioteconomia em diálogo com a Arquivologia e a Museologia: desafios e interlocuções em equipamentos culturais. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2016. p.627-637.

FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Análise da produção, implementação e avaliação de um modelo de mediação da informação no contexto de uma comunidade urbana. 2014. 283f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2014. Disponível em: <http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16851>. Acesso em: 4 ago. 2016.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8.ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim; RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Estudos sobre a formação do profissional da informação no Brasil e no Mercosul. Marília: FUNDEPE Editora; São Paulo: ABECIN Editora, 2014. 353p.

Downloads

Publicado

17-01-2018

Como Citar

OLIVEIRA, M. J. de; FARIAS, G. B. de. Perfil sociocultural e acadêmico dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, p. 55–72, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/94. Acesso em: 25 abr. 2024.