O filme como fonte de informação aplicado ao ensino da Biblioteconomia

Autores

  • Carla Façanha de Brito Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Palavras-chave:

Fonte de Informação, Fontes Gerais da Informação, Ensino, Biblioteconomia, Filme.

Resumo

Trata da experiência com a utilização dos filmes: ‘Central do Brasil’ e ‘Uma Cidade sem Passado’ como ferramenta pedagógica na disciplina Fontes Gerais da Informação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Tem como objetivo identificar o filme como metodologia criativa para apoio ao ensino da disciplina de Fontes Gerais da Informação proporcionando aprendizagem e aprofundamento das temáticas. O exercício da aprendizagem passa por uma dinâmica que concerne quatro etapas que vão desde o primeiro contato com a disciplina através do estudo do plano de aula à leitura, análise e discussão do filme. O filme por meio de imagens em movimento, desperta interesse e aponta caminhos para uma discussão que revela a importância das fontes informacionais para otimizar o cotidiano da sociedade e a prática da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Façanha de Brito, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutora em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO. Desenvolve pesquisa sobre Musealização e representação documental dos Ex-Votos do Museu Vivo do Padre Cícero ? Juazeiro do Norte, CE. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Mestrado em Ciência da Informação pela UFPB, onde desenvolveu pesquisa relacionada aos processos de representação dos Ex-Votos do Museu do Vivo do Padre Cícero em Juazeiro do Norte-CE, apoiado no modelo de Categorização Aristotélico. Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal do Cariri - UFCa. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Recursos e Serviços de Informação. Possui interesse também em pesquisas relativas a disciplina de memória e representação da informação. Atua no campo Museologia e Patrimônio. Participa de Grupos de Pesquisa: 1. Campo da Museologia, perspectivas teóricas e práticas, musealização e patrimonialização, área predominante Museologia - Instituição/UNIRIO. 

Referências

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Florianópolis: EDUSC, 2004.

BRITO, Carla Façanha de. Proposta de categorização dos ex-votos do casarão: o museu vivo do Padre Cícero em Juazeiro do Norte. 2012. 100f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2012. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/3916/1/arquivototal.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2017.

CAMACHO, Marcelo. Banho de realismo. Veja, São Paulo, n.1541, abril. 1998. Disponível em: <http://origin.veja.abril.com.br/080498/p_082.html>. Acesso em: 14 ago. 2017.

CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2001. 168p.

DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. Memória e conhecimento: oralidade, visualidade e reprodutibilidade no fluxo da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 10., 2009, João Pessoa. Anais Eletrônico... João Pessoa: UFPB; ANCIB, 2009. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3167/2293>. Acesso em: 14 ago. 2017.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.

PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Fontes ou recursos de informação: categorias e evolução conceitual. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v.1, n.1, 2006. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/pbcib/article/view/8809/4716> Acesso em: 29 set. 2017.

PINTO, Virgínia Bentes; MEUNIER, Jean-Guy; SILVA NETO, Casemiro. A contribuição peirciana para a representação indexal de imagens visuais. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v.13, n.25, p.15-35, jan./jul. 1. Sem. 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13n25p15/878>. Acesso em: 29 set. 2017.

SOUZA, Hélio Augusto Godoy de. Documentário, realidade e semiose: os sistemas audiovisuais como fontes de conhecimento. São Paulo: Annablume; FAPESP, 2001.

Downloads

Publicado

17-01-2018

Como Citar

BRITO, C. F. de. O filme como fonte de informação aplicado ao ensino da Biblioteconomia. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, p. 6–18, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/93. Acesso em: 8 maio. 2024.