Da ideação ao roadshow: uma experiência pedagógica interdisciplinar

Autores

  • Sílvio Luiz de Paula Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) http://orcid.org/0000-0002-8496-9163
  • Brunna Carvalho Almeida Granja Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Mariana Cavalcanti Falcão de Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Competência, Ideação, Interdisciplinaridade, Metodologias Ativas, Roadshow.

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever uma prática pedagógica, inserida no bojo das metodologias ativas, que leva em consideração a interdisciplinaridade, o desenvolvimento de competências e uma avaliação centrada no processo. Para tanto, ao buscar ampliar o entendimento sobre metodologias ativas e dar intelecção sobre as bases que deram suporte a experiência, no embasamento teórico discute-se sobre interdisciplinaridade, desenvolvimento de competências e avaliação de aprendizagem. Na metodologia, visando a alcançar o entendimento da prática realizada, além dos registros programados realizados pelos três professores envolvidos na condução da atividade, aplicaram-se questionários com os alunos durante o processo, realizando-se ao final um grupo focal. A prática, realizada no segundo semestre letivo de 2016, contou com a participação de aproximadamente 90 alunos dos cursos de Administração e Gestão da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que, por meio da modelagem Canvas, método utilizado na fase de ideação para a criação dos novos empreendimentos, desenvolveram sete empresas inovadoras e criativas, finalizando o semestre com a apresentação das empresas no formato de roadshow, forma de apresentação utilizada em ambiente de startup nas rodadas de negócios para captação de investimentos. Como principais achados identifica-se a importância de experiências interdisciplinares que conduzam os alunos a vivenciarem situações que possibilitem o desenvolvimento de competências para além dos conteúdos curriculares. Da perspectiva dos docentes envolvidos ressaltam-se os desafios na formação para a condução de tais práticas, bem como as dificuldades da estrutura e modelo pedagógico adotado na instituição.

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Biografia do Autor

Sílvio Luiz de Paula, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Autor de livro, possui mestrado e graduação em administração pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Atualmente é professor de Gestão da Informação no Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Tem experiência na área de administração, com ênfase em gestão de pessoas, comunicação organizacional, responsabilidade social, comportamento organizacional e mediação da informação.

Brunna Carvalho Almeida Granja, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Educação, e Mestra em Administração pela UFPE. Possui qualificação técnica na área de TURISMO pelo Centro Federal de Ensino Tecnológico de Pernambuco (IFPE) e graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade de Pernambuco (FCAP-UPE). É sócia fundadora do OLÉ - INSTITUTO DE GESTÃO E PROJETOS ESPORTIVOS, CULTURAIS E DE LAZER. Tem experiência na área de gestão pública, onde atuou durante 06 anos e, tem interesse em pesquisas nos seguintes temas: Administração Pública, Gestão de políticas públicas, Política e Planejamento Governamental e, Avaliação de Políticas Públicas.

Mariana Cavalcanti Falcão de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Possui mestrado pela mesma instituição e é graduada em Hotelaria também pela UFPE. Professora Adjunta do Departamento de Hotelaria e Turismo desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: turismo de base comunitária, sistemas de gestão ambiental, inovação em hotelaria e turismo, governança de destinos turísticos e Turismo Rural na Agricultura Familiar.

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Publicado

17-01-2018

Como Citar

PAULA, S. L. de; GRANJA, B. C. A.; ALBUQUERQUE, M. C. F. de. Da ideação ao roadshow: uma experiência pedagógica interdisciplinar. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, p. 73–99, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/91. Acesso em: 22 dez. 2024.