As contribuições do campo da memória para o desenvolvimento da Biblioteconomia: estudo realizado na Universidade Federal do Cariri
Palavras-chave:
Universidade Federal do Cariri, Biblioteconomia, Ensino-Pesquisa-Extensão-Cultura, Monografias.Resumo
A presente pesquisa apresenta como objetivo investigar a atuação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) no âmbito das atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura, identificando como o campo da memória tem contribuído para o desenvolvimento da área. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica como metodologia de investigação do total de atividades de ensino, pesquisa (incluindo monografias produzidas entre o período de 2010 a 2016), extensão e cultura cujo assunto principal trabalhe com a memória. Pretende-se por meio dos resultados traçar um diagnóstico sobre a contribuição do campo da memória para o desenvolvimento da Biblioteconomia no Cariri.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229p.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, p.7-29, dez. 1993. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/12101/8763>. Acesso em: 14 ago. 2017.
SILVA, J. L. C. Múltiplas interpolações da informação no campo da Ciência da Informação no âmbito dos fundamentos técnico-pragmáticos, humanos e científicos. 490f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Ciência da Informação (ICI), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/17065/3/TESE%20COMPLETA.pdf>. Acesso: 14 ago. 2017.
SILVA, T. E. da. Memória e Biblioteconomia: uma história sem fim. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 16., 1991, Salvador. Anais Eletrônico... Salvador: Associação Profissional dos Bibliotecários do Estado da Bahia, 1991. p.1181-1187. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/16031/1/memoria_biblioteconomia.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2017.
SILVEIRA, Fabrício José Nascimento da; REIS, Alcenir Soares dos. Biblioteca pública como lugar de práticas culturais: uma discussão sócio-histórica. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.2, n.1, p.37-54, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/3740/5597>. Acesso em: 30 abr. 2017.
SOUZA, Francisco das Chagas de. Um currículo para o curso de Biblioteconomia. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v.1, n.1, p.1-15, jan. 1996. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/4/46>. Acesso em: 27 abr. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.