A disciplina de gestão do conhecimento no currículo do Curso de Biblioteconomia: a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

  • Maria do Rocio Fontoura Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Disciplinas, Curso de Biblioteconomia, Currículo, Universidade Pública.

Resumo

O trabalho apresenta a disciplina de Gestão do Conhecimento, disciplina obrigatória do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. A partir da contextualização da área de Gestão do Conhecimento, aborda seu desenvolvimento na sociedade atual, o perfil do profissional mais bem habilitado para nela atuar e como tal área se desdobra no âmbito de uma disciplina, num curso regular de graduação, numa universidade pública federal. Por fim, apresenta os resultados esperados com a disciplina no Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVARENGA NETO, R. C. D. Gestão do conhecimento em organizações: uma proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008. 236p.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003. 426p.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. 316p.

KROGH, G. v.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação de conhecimento: reinventando a empresa com o poder da inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 352p.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 4.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 376p.

LAPA, E. O que Prusak tem a falar sobre gestão do conhecimento? Rio de Janeiro: Plugar, 2009. Disponível em: <http://www.plugar.com.br/portal/editorial/o-que-prusak-tem-falar-sobre-gest%C3%A3o-do-conhecimento>. Acesso em: 1 jul. 2014.

RIBAS, C. S. da C.; ZIVIANI, P. O profissional da informação: rumos e desafios para uma sociedade inclusiva. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.17, n.3, p.47-57, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/638/1614>. Acesso em: 1 jul. 2014.

Downloads

Publicado

21-02-2017

Como Citar

TEIXEIRA, M. do R. F. A disciplina de gestão do conhecimento no currículo do Curso de Biblioteconomia: a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 1, n. 1, p. 48–57, 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/7. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa