A disciplina de gestão do conhecimento no currículo do Curso de Biblioteconomia: a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
PDF

Palavras-chave

Gestão do Conhecimento
Disciplinas
Curso de Biblioteconomia
Currículo
Universidade Pública.

Como Citar

TEIXEIRA, M. do R. F. A disciplina de gestão do conhecimento no currículo do Curso de Biblioteconomia: a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 1, n. 1, p. 48–57, 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/7. Acesso em: 11 ago. 2022.

Resumo

O trabalho apresenta a disciplina de Gestão do Conhecimento, disciplina obrigatória do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. A partir da contextualização da área de Gestão do Conhecimento, aborda seu desenvolvimento na sociedade atual, o perfil do profissional mais bem habilitado para nela atuar e como tal área se desdobra no âmbito de uma disciplina, num curso regular de graduação, numa universidade pública federal. Por fim, apresenta os resultados esperados com a disciplina no Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PDF

Referências

ALVARENGA NETO, R. C. D. Gestão do conhecimento em organizações: uma proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008. 236p.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003. 426p.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. 316p.

KROGH, G. v.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação de conhecimento: reinventando a empresa com o poder da inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 352p.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 4.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 376p.

LAPA, E. O que Prusak tem a falar sobre gestão do conhecimento? Rio de Janeiro: Plugar, 2009. Disponível em: <http://www.plugar.com.br/portal/editorial/o-que-prusak-tem-falar-sobre-gest%C3%A3o-do-conhecimento>. Acesso em: 1 jul. 2014.

RIBAS, C. S. da C.; ZIVIANI, P. O profissional da informação: rumos e desafios para uma sociedade inclusiva. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.17, n.3, p.47-57, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/638/1614>. Acesso em: 1 jul. 2014.

A ABECIN detém os direitos autorais dos trabalhos que publica, adotando as licenças do Creative Commons, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, solicitamos consultar o Editor da REBECIN. Por meio dessa licença, o(s) autor(es) tem/têm a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:

a) atribuição — você deve creditar a obra da forma especificada pelo(s) autor(es) ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

b) uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.

c) vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.

Evidencia-se que:

a) renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se obtiver permissão do titular dos direitos autorais.

b) domínio público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.

c) outros direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:

- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;

- Os direitos morais do(s) autor(es);

- Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.

O(s) autor(es) submeteu(ram) a declaração de responsabilidade e transferência de direito autoral à REBECIN. Para tanto, faça o download do modelo da declaração acessando a URL: https://portal.abecin.org.br/rebecin/

Obs.: Após ler e assinar envie o arquivo digitalizado junto com a submissão.