A disciplina de gestão do conhecimento no currículo do Curso de Biblioteconomia: a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Disciplinas, Curso de Biblioteconomia, Currículo, Universidade Pública.Resumo
O trabalho apresenta a disciplina de Gestão do Conhecimento, disciplina obrigatória do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. A partir da contextualização da área de Gestão do Conhecimento, aborda seu desenvolvimento na sociedade atual, o perfil do profissional mais bem habilitado para nela atuar e como tal área se desdobra no âmbito de uma disciplina, num curso regular de graduação, numa universidade pública federal. Por fim, apresenta os resultados esperados com a disciplina no Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Downloads
Referências
ALVARENGA NETO, R. C. D. Gestão do conhecimento em organizações: uma proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008. 236p.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003. 426p.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. 316p.
KROGH, G. v.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação de conhecimento: reinventando a empresa com o poder da inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 352p.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 4.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 376p.
LAPA, E. O que Prusak tem a falar sobre gestão do conhecimento? Rio de Janeiro: Plugar, 2009. Disponível em: <http://www.plugar.com.br/portal/editorial/o-que-prusak-tem-falar-sobre-gest%C3%A3o-do-conhecimento>. Acesso em: 1 jul. 2014.
RIBAS, C. S. da C.; ZIVIANI, P. O profissional da informação: rumos e desafios para uma sociedade inclusiva. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.17, n.3, p.47-57, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/638/1614>. Acesso em: 1 jul. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.