Apropriação da cultura escrita e sociedades plurais: entre o uso instrumental e a experiência essencial

Autores

  • Amanda Leal de Oliveira Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Letramento, Competência, Apropriação, Mediação, Negociação.

Resumo

A leitura já foi definida como ato de decifração de um texto. Essa definição, entretanto, é bastante restrita e seria mais correto compreender leitura como já o faziam Barker e Escarpit (1975), quando esta aparece como “um ato completo de comunicação”. No Brasil, a partir dos Anos de 1950, Paulo Freire também já relacionava as noções de leitura e contexto – “palavra” e “mundo” – revelando como estas caminham invariavelmente juntas, imprimindo aspectos objetivos e subjetivos, sociais e individuais à apropriação dos signos de que os textos são os portadores. Os estudos desses autores, dentre outros, nos mostram que a leitura é prática individual e social indissociável e, enquanto tal, as categorias dos textos, dos leitores e dos contextos se conjugam, se articulam, se combinam, se contradizem, em um movimento rico e complexo que abordagens mais comuns e simplistas da leitura não conseguem vislumbrar. Ao pensarmos nos processos de apropriação da leitura e da escrita na chamada “Sociedade da Informação”, quais caminhos têm sido ou a serem trilhados? Abordaremos os conceitos de letramento “progressista liberal” e “radical “revolucionário” da pesquisadora Magda Soares (1998), procurando apresentar dimensões essenciais nos processos de mediação e apropriação da cultura escrita respeitando as singularidades dos sujeitos, seus usos e sentidos, nem sempre contemplados nos estudos que envolvem as adaptações informacionais na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Amanda Leal de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP)

Socióloga (FFLCH/USP), Mestre e Doutora em Ciência da Informação (ECA/USP). Pós-doutoranda no PPGCI / UNESP -Marília. Professora temporária no Departamento de Jornalismo e Editoração (ECA/USP).

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Publicado

18-01-2018

Como Citar

OLIVEIRA, A. L. de. Apropriação da cultura escrita e sociedades plurais: entre o uso instrumental e a experiência essencial. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 23–43, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/68. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa