Conhecimento e sociedade: uma abordagem sobre a diversidade dos saberes e seus contextos

Autores

  • Valdir Jose Morigi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Luis Fernando Herbert Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ketlen Stueber Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Arthur Walber Viana Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Diversidade, Conhecimento Social, Conhecimento e Sociedade.

Resumo

Apresenta a disciplina ‘Conhecimento e Sociedade’, do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É oferecida como matéria obrigatória nos currículos dos cursos de graduação em Arquivologia e Museologia e como eletiva para os cursos de Biblioteconomia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e História da Arte. Reflete sobre a importância de disciplinas que possibilitem e reforcem o diálogo entre os diferentes saberes produzidos socialmente, tendo como princípios norteadores valores de respeito ao ‘outro’, diversidade cultural e cidadania. Os conteúdos trabalhados na disciplina partem da história e das diferentes vertentes que constituem o conhecimento social, por meio de uma abordagem inter e multidisciplinar, através das dimensões históricas, culturais, políticas, psicossociais e éticas que envolvem a construção dos diferentes saberes sociais. Relata os objetivos, a metodologia, o referencial teórico e as experiências de aprendizagem utilizadas na disciplina. Conclui que há a necessidade de disciplinas que reflitam de forma crítica as formas canônicas e excludentes de entender o mundo a partir de classificações e de hierarquizações que possibilitaram a hegemonia do conhecimento ocidental sobre os saberes locais e periféricos. Em contraponto, uma perspectiva dialógica que considere a ecologia dos diversos saberes e seus contextos possibilita a compreensão da sua complexidade ao mesmo tempo em que é capaz de religar os diferentes saberes: Ciência, Arte, Mito e Religião e seus imaginários.

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Biografia do Autor

Valdir Jose Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Doutor em Sociologia pela USP.

Luis Fernando Herbert Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando e Mestre em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Bolsista CAPES.

Ketlen Stueber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS/UFRGS). Mestre em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Professora substituta da FABICO/UFRGS.

Arthur Walber Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrando em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Bolsista CAPES.

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Publicado

13-08-2017

Como Citar

MORIGI, V. J.; MASSONI, L. F. H.; STUEBER, K.; VIANA, A. W. Conhecimento e sociedade: uma abordagem sobre a diversidade dos saberes e seus contextos. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 28–44, 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/47. Acesso em: 27 dez. 2024.