Conhecimento e sociedade: uma abordagem sobre a diversidade dos saberes e seus contextos

Autores

  • Valdir Jose Morigi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Luis Fernando Herbert Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ketlen Stueber Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Arthur Walber Viana Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Diversidade, Conhecimento Social, Conhecimento e Sociedade.

Resumo

Apresenta a disciplina ‘Conhecimento e Sociedade’, do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É oferecida como matéria obrigatória nos currículos dos cursos de graduação em Arquivologia e Museologia e como eletiva para os cursos de Biblioteconomia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e História da Arte. Reflete sobre a importância de disciplinas que possibilitem e reforcem o diálogo entre os diferentes saberes produzidos socialmente, tendo como princípios norteadores valores de respeito ao ‘outro’, diversidade cultural e cidadania. Os conteúdos trabalhados na disciplina partem da história e das diferentes vertentes que constituem o conhecimento social, por meio de uma abordagem inter e multidisciplinar, através das dimensões históricas, culturais, políticas, psicossociais e éticas que envolvem a construção dos diferentes saberes sociais. Relata os objetivos, a metodologia, o referencial teórico e as experiências de aprendizagem utilizadas na disciplina. Conclui que há a necessidade de disciplinas que reflitam de forma crítica as formas canônicas e excludentes de entender o mundo a partir de classificações e de hierarquizações que possibilitaram a hegemonia do conhecimento ocidental sobre os saberes locais e periféricos. Em contraponto, uma perspectiva dialógica que considere a ecologia dos diversos saberes e seus contextos possibilita a compreensão da sua complexidade ao mesmo tempo em que é capaz de religar os diferentes saberes: Ciência, Arte, Mito e Religião e seus imaginários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Jose Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Doutor em Sociologia pela USP.

Luis Fernando Herbert Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando e Mestre em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Bolsista CAPES.

Ketlen Stueber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS/UFRGS). Mestre em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Professora substituta da FABICO/UFRGS.

Arthur Walber Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrando em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Bolsista CAPES.

Referências

ALMEIDA, M. da C. de. A dupla face de um mesmo intelectual. In: ________. Complexidade, saberes científicos e saberes da tradição. São Paulo: Livraria da Física, 2010a. p.43-68.

ALMEIDA, M. da C. de. Para uma ecologia dos conhecimentos. In: ________. Complexidade, saberes científicos e saberes da tradição. São Paulo: Livraria da Física, 2010b. p.139-163.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Brasília, 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10988-rcp002-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 13 mar. 2017.

BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BURKE, P. Cronologias do conhecimento. In: ________. Uma história social do conhecimento II: da Enciclopédia a Wikipédia. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

CAUNE, J. A cultura científica e técnica na era da informação, da comunicação e do conhecimento. In: ________. Cultura e comunicação: convergências teóricas e lugares de mediação. São Paulo: Editora Unesp, 2014. p.91-107.

COELHO, E. P. Novas configurações da função do intelectual. In: MARGATO, I.; GOMES, R. C. (Org.). O papel do intelectual hoje. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004. p.13-22.

FELICE, M. di. Network society: da esfera pública para a conectividade. In: MARCHIORI, M. Sociedade, comunidade e redes. São Caetano do Sul: Difusão; Editora Senac, 2014. p.91-110.

GOMES MOÑOZ, M. Saber indígena e meio ambiente: experiências de aprendizagem. In: LEFF, H. (Coord.). A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.

JACOB, C. Retorno aos lugares de saber. Revista UFMG, Belo Horizonte, v.19, n.1-2, p.206-227, jan./dez. 2012. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/1828/1322>. Acesso em: 13 mar. 2017.

JOVCHELOVITCH, S. Psicologia social: saber, comunidade e cultura. Psicologia e Sociedade, Rio de Janeiro, v.16, n.2, p.20-31, maio/ago. 2004.Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822004000200004>. Acesso em: 13 mar. 2017.

JOVCHELOVITCH, S. Ao encontro do saber do outro. In: ________. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Petrópolis: Vozes, 2008.

MAFFESOLI, M. Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes, 1998. p.161-197.

MORIN, E. O paradigma complexo. In: ________. Introdução ao pensamento complexo. 3.ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

Downloads

Publicado

13-08-2017

Como Citar

MORIGI, V. J.; MASSONI, L. F. H.; STUEBER, K.; VIANA, A. W. Conhecimento e sociedade: uma abordagem sobre a diversidade dos saberes e seus contextos. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 4, n. 1, p. 28–44, 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/47. Acesso em: 20 abr. 2024.