Atuação do profissional da informação no processo de inteligência competitiva organizacional

Autores

  • Juliana Cardoso dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Profissional da Informação, Bibliotecário, Competências, Habilidades, Inteligência Competitiva Organizacional.

Resumo

A informação e o conhecimento são insumos básicos para a competitividade das organizações, cujas habilidades e competências diferenciadas são necessárias para que o profissional da informação possa se estabelecer no mercado. O processo de inteligência competitiva organizacional é um modelo de gestão organizacional eficiente, e cabe ao profissional da informação antever as necessidades do mercado e da organização gerando um diferencial competitivo para o processo decisório. Este artigo tem por objetivo descrever com base na literatura as competências e as habilidades necessárias para o bibliotecário atuar no processo de inteligência competitiva organizacional. Para tanto, realizou-se um ensaio de cunho teórico e de caráter descritivo enfocando as temáticas, o profissional da informação, as competências e as habilidades do bibliotecário, a importância do marketing pessoal e profissional, o mercado de trabalho e a atuação profissional no processo de inteligência competitiva organizacional.

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Biografia do Autor

Juliana Cardoso dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

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Publicado

02-04-2017

Como Citar

SANTOS, J. C. dos. Atuação do profissional da informação no processo de inteligência competitiva organizacional. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 26–50, 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/42. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa