A desinformação na sociedade moçambicana: caminhos para a mudança de paradigma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v12.414

Palavras-chave:

desinformação, educação, mudança de paradigma, tecnologias digitais

Resumo

O surgimento e o desenvolvimento das tecnologias digitais, sobretudo o telemóvel e a internet tem revolucionado as redes de comunicação que influenciam os paradigmas sociais actuais. A fraca literacia por um número elevado da população, a miséria, o contexto político caracterizado por manipulação de consciências para o seu domínio e sobrevivência e a consolidação dos boatos junto das comunidades são alicerces para a propagação de desinformação na sociedade moçambicana que tem criado medo, pânico, violência e até mortes nas comunidades. Vivemos tempos de informação. Todos os dias somos inundados de informação, muitas vezes com aparência de verdadeira. O desafio é como distinguir as informações falsas das verdadeiras. Assim, perante este contexto complexo onde a desinformação se propala a alta velocidade, foi formulada a seguinte questão de investigação: quais os caminhos para minimizar o impacto violento da desinformação dentro da sociedade moçambicana? Em resposta à questão formulada e aos objectivos definidos foi usada como metodologia a revisão de bibliográfica, privilegiando as obras mais recentes, baseando-se numa abordagem qualitativa e exploratória. Os resultados da pesquisa indicam que o analfabetismo, a pobreza, os mitos e boatos criam um ambiente favorável para a disseminação de informações falsas que promovem o medo, violência e até luto dentro das comunidades. Por conseguinte, a revisão da literatura mostrou que a educação de qualidade das pessoas, a vigilância constante, a filtragem e o cruzamento da informação que se recebe podem contribuir para a prevenção da desinformação e minimizar os seus impactos negativos.

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Publicado

17-09-2025

Como Citar

GONÇALVES, Bruno F.; MANJOR, Sozinho. A desinformação na sociedade moçambicana: caminhos para a mudança de paradigma. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.24208/rebecin.v12.414. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/414. Acesso em: 18 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa