Cada um no seu quadrado

o desperdício das competências em informação dos professores

Autores

  • Joselito Manoel de Jesus Universidade Federal da Bahia (UFBA) https://orcid.org/0000-0002-6323-5101
  • Fernanda Maria Melo Alves Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

competências em informação, retroação, recursão, produção-de-si

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar e refletir sobre as competências em informação dos professores dos colegiados de licenciatura em Geografia dos departamentos da Universidade do Estado da Bahia, na sua prática docente. Para atingir os objetivos definidos, a pesquisa é bibliográfica, descritiva e qualitativa. A coleta de fontes bibliográficas efetuou-se no Portal de Periódicos da CAPES e na Base de Dados em Ciência da Informação, através dos descritores “competências em informação”, colegiado” e “docência”, permitindo selecionar referencial teórico pertinente. Utiliza a teoria da complexidade para sistematizar suas reflexões de modo a trabalhar a incorporação inteligente dos antagonismos na produção e na criação na qual as competências em informação têm importância fundamental. Para obter informação sobre as práticas docentes, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a 5 professores do Colegiado de Licenciatura em Geografia do DCH IV. Depois de lidas as respectivas contribuições, aplicou-se a análise de conteúdo, sistematizando-se em unidades de registro e classificando-as em unidades de sentido, elaborando-se as inferências. Para manter o anonimato dos entrevistados utilizou-se a simples numeração de 1 a 5. Os resultados apontam para práticas individuais e desperdício de potencialidades que poderiam ser aproveitadas se houvesse uma retroação permanente do colegiado como todo, em que os professores, as partes, utilizassem as suas competências em informação para o revitalizar, desenvolvendo sistematicamente estratégias articuladas.

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Publicado

22-04-2024

Como Citar

JESUS, J. M. .; ALVES, F. M. M. Cada um no seu quadrado: o desperdício das competências em informação dos professores. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, p. 1–31, 2024. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/411. Acesso em: 18 jul. 2024.