Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo®

Autores

  • Gabriela Belmont de Farias Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Thaiana Barros dos Santos Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisca Liliana Martins de Sousa Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Diagrama Belluzzo, Ensino de Biblioteconomia, Fontes Especializadas de Informação, Metodologias Ativas.

Resumo

Estimular a criatividade dos discentes por meio de metodologias ativas de aprendizagem é um desafio a ser superado a cada encontro em sala de aula. A partir desta reflexão, surgiu a necessidade de descrever sobre uma experiência da utilização do Diagrama Belluzzo® como métodos ativos de ensino-aprendizagem, com objetivo de delinear por meio de conteúdos teóricos e práticas da disciplina Fontes Especializadas de Informação do curso de Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, com a participação de discentes, os quais participaram da elaboração do Diagrama Belluzzo® em sala de aula com intuito de organizar o seminário sobre políticas, programas e ações governamentais na área da informação. A coleta dos dados junto aos discentes ocorreu por meio de um questionário fechado. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin com o estabelecimento de categorias. Os resultados do processo de construção dos diagramas refletem na postura crítica e participativa do discente nos conteúdos ministrados em sala de aula. Concluímos que o uso de método ativo pode auxiliar os discentes a esquematizar e ressaltar os aspectos que devem ser trabalhados em sala de aula, por meio de uma inter-relação entre a teoria e a prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: A cognitive view. Nova York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BELLUZZO, R. C. B. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. 2.ed. Bauru: Cá Entre Nós. 2007.

BELLUZZO, R. C. B. Orientações sobre o procedimento para a elaboração do diagrama de construção de árvore semântica. Bauru: SECOD/USC, 2008.

FARIAS, G. B. Competência em informação no ensino de Biblioteconomia: por uma aprendizagem significativa e criativa. 2014. 183f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2014. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/110383/000795008.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 20 jul. 2016.

FARIAS, M. G. G.; FARIAS, G. B. Aplicação de mapas conceituais como ferramentas didático-pedagógicas na área de recursos e serviços de informação. Revista Biblios: Journal of Librarianship and Information Science, n.63, p.13-27, 2016. Disponível em: <http://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/view/281/257>. Acesso em: 20 jul. 2016.

LEMOS, E. dos S. (Re)situando a teoria de aprendizagem significativa na prática docente, na formação de professores e nas investigações educativas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.5, n.3, p.38-51, 2005. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/viewFile/2257/1656>. Acesso em: 20 jul. 2016.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MOREIRA, M. A. Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: a teoria da aprendizagem significativa. Porto Alegre: UFRGS, 2009. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/~moreira/Subsidios6.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2016.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2009.

NOVAK, J. D.; GOWIN, B. Aprender a aprender. 2.ed. Lisboa: Plátano, 1999.

QUEIRÓZ, M. I. de P. O pesquisador, o problema da pesquisa, a escolha de técnicas: algumas reflexões. In: Lang, A. B. S. G. (Org.). Reflexões sobre a pesquisa sociológica. São Paulo, Centro de Estudos Rurais e Urbanos, 1992. p.13-29. (Coleção Textos; 2a Série, 3).

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

FARIAS, G. B. de; SANTOS, T. B. dos; SOUSA, F. L. M. de. Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo®. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 105–120, 2016. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/41. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência