A construção da identidade do licenciado em Biblioteconomia: análise sobre a formação, atuação e desafios
Palavras-chave:
Licenciatura em Biblioteconomia, Identidade Profissional, Formação Profissional, Atuação Profissional.Resumo
Este estudo tem por objetivo conhecer a trajetória do curso de licenciatura em Biblioteconomia no Brasil para compreender como se dá a construção da identidade desse profissional emergente e que surge nessa área. Para tanto, foi verificada a origem e evolução dos cursos de licenciatura em Biblioteconomia; analisou-se as demandas do mercado de trabalho para os Licenciados em Biblioteconomia no Brasil de acordo com a literatura e verificou-se as expectativas dos alunos sobre o Curso de Licenciatura em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória e documental, no intuito de atingir aos objetivos propostos. Os dados coletados foram analisados sob uma perspectiva qualitativa. Para compor o universo da pesquisa, selecionou-se somente os alunos do próprio Curso que ingressaram entre 2010/1 e 2011/2, porque estes foram os primeiros a se formar em 2016/1. Destes, 14 responderam à pesquisa compondo a amostra investigada que tratou sobre as motivações, os desafios, as expectativas e as percepções dos alunos para fazerem o Curso. Por meio da fundamentação teórica percebeu-se a criação e a evolução deste tipo de curso no país, sua importância e demandas. Concluiu-se que grande parte das expectativas dos alunos que se formarão em 2016 são as melhores possíveis, que existem desafios a serem transpostos em um trabalho colaborativo entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, entidades de classe e demais instituições evolvidas com o ensino profissional e superior, que há demandas sociais e mercadológicas para esses profissionais atuarem em diferentes frentes de trabalho e ajudarem na consolidação e valorização da Biblioteconomia brasileira.
Downloads
Referências
ARAÚJO, E. N.; ROCHA, E. M. P. da. Trajetória da sociedade da informação no Brasil: proposta de mensuração por meio de um indicador sintético. Ciência da Informação, Brasília, v.38, n.3, p.9-20, set./dez. 2009. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1228/1406>. Acesso em 25 set. 2016.
CAMPELLO, B. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de Bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009. 208f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação (ECI), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2009.
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
ESCUELA NACIONAL DE BIBLIOTECONOMÍA Y ARCHIVONOMÍA. Licenciatura y profesional en biblioteconomia. Disponível em: <http://www.enba.sep.gob.mx/codes/licenciatura_biblio.html>. Acesso em: 25 Set. 2016.
MEKSENAS, P. Existe uma origem da crise de identidade do professor. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, Maringá (PR), v.1, n.31, p.1-4, 2003. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/031/31cmeksenas.htm.>. Acesso em: 10 set. 2016.
MIRANDA, M. L. C.; CARVALHO, L. dos S. Licenciatura em Biblioteconomia e formação profissional técnica na Sociedade da Informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais... Maceió: FEBAB, 2011. (1 CD ROM).
NASCIMENTO, L. L.; PINTO, V. B.; VALLE, H. C. P. do. O livro, a biblioteca e leitura: conhecer o passado para entender a (r)evolução tecnológica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., Florianópolis, 2013. Anais Eletrônicos... Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em <http://portal.febab.org.br/anais/article/view/1423>. Acesso em: 1 set. 2016.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: ________ (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000. p.15-34.
SPUDEIT, D. F. A. de O. O processo de socialização na construção da identidade dos bibliotecários em Santa Catarina. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2010. Disponível em: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94404>. Acesso em: 2 jun. 2016.
SPUDEIT, D. F. A. de O. Licenciatura em Biblioteconomia: uma nova profissão que vem aí. Biblioo Cultura Informacional, Rio de Janeiro, 19 ago. 2014.Disponível em:<http://biblioo.info/licenciatura-em-biblioteconomia/>. Acesso em: 2 jun. 2016.
SPUDEIT, D. F. A. de O. Licenciatura em Biblioteconomia: história, formação, atuação e desafios para uma nova profissão. In: PRADO, J. do (Org.). Ideias Emergentes na Biblioteconomia. São Paulo: FEBAB, 2016. Disponível em: <https://ideiasemergentes.files.wordpress.com/2016/03/ideiasemergentesembiblioteconomia2.pdf>. Acesso em: 11 out. 2016.
TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: MCT, 2000.
UNIVERSIDAD DE GRANADA. Facultad de Comunicación y Documentación. Disponível em: <http://fcd.ugr.es/static/GestorDocencia/*/LD>. Acesso em: 2 nov. 2015.
UNIRIO. Escola de Biblioteconomia. Projeto político pedagógico do Curso de Licenciatura em Biblioteconomia. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <http://www.unirio.br/unirio/cchs/eb/arquivos/Projeto-Pedagogico-do-Curso-de-Licenciatura-em-Biblioteconomia.pdf>. Acesso em: 11 set. 2016.
UNIVERSIDADE DO PORTO. Licenciatura em Ciência da Informação. Disponível em: <https://sigarra.up.pt/flup/pt/cur_geral.cur_view?pv_curso_id=454>. Acesso em: 15 out. 2016.
WEITZEL, S. R.; CALIL JÚNIOR, A.; ACHILLES, D. Letramento informacional nas escolas: o papel do licenciado em Biblioteconomia. Revista Interamericana de Bibliotecología, v.38, p.213-225, 2015. Disponível em: <http://www.redalyc.org/resumen.oa?id=179041147006>. Acesso em: 11 jun. 2016.
WERTHEIN, J. R. A Sociedade da Informação e seus desafios. Ciência da Informação, Brasília, v.29, n.2, p.71-77, maio/ago. 2000. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/889/924>. Acesso em: 11 set. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.