Competências em informação no universo da representação da informação

revisão bibliográfica sistêmica-rbs

Autores

  • Luís Carlos Batista de Jesus Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Hildenise Ferreira Novo Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

Competências em Informação, Representação da Informação, Profissional da Informação

Resumo

Este estudo propõe-se a investigar na produção bibliográfica da Ciência da Informação, a inserção da temática Competência em Informação no universo Representação da Informação. O principal objetivo é identificar, na literatura internacional e nacional da Ciência da Informação, a existência de relação entre as temáticas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, em nível descritivo, que utilizou como procedimento metodológico o levantamento bibliográfico e a Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS). Utilizando-se como instrumento de coleta de dados a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação-BRAPCI, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações-BDTD/IBICT e o Portal de Periódicos da CAPES, bem como as bases de dados internacionais: Web of Science (WoS) e Scopus. Utilizou-se como ‘strings de busca’ as palavras-Chave: “Competência em Informação” e “Representação da Informação” em Português/BR e suas traduções para o Português/PT, Inglês, Espanhol e Francês, combinadas pelo uso do operador booleano “AND”. O resultado apontou para escassez de trabalhos ao combinar os termos, visto que os poucos resultados recuperados não tinham relação com a temática pesquisada, apontando assim, para necessidade de desenvolver estudos sobre o tema. Além disso, as evidências apontam para a necessidade de investigar em profundidade a indexação nas bases de dados, visto que os resultados recuperados não correspondem a temática pesquisada, o que também pode significar problema no processo de representação e/ou recuperação da informação nas bases de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPOS, M. L. A.; GOMES, H. E.; OLIVEIRA, L. L. E. As categorias de Ranganathan na organização dos conteúdos de um portal científico. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/7793. Acesso em: 31 maio 2021.

CAMPOS, M. L. A. A problemática da compatibilização terminológica e a integração de ontologias: o papel das definições conceituais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2005. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br/download/171697. Acesso em: 2 jun. 2021.

CARLAN, El. Sistemas de Organização do Conhecimento: uma reflexão no contexto da Ciência da Informação, 2010, 100 p. Dissertação (Mestrado) Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2010.

CARLAN, E.; BRÄSCHER, M. Sistemas de organização do conhecimento na visão da ciência da informação. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 4, n. 2, p. 53-73, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1675/1474. Acesso em: 1 set. 2023.

CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C.; SILVA, S. L. Roteiro Para Revisão Bibliográfica Sistemática: Aplicação no Desenvolvimento de Produtos e Gerenciamento de Projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, 8., 2011, Porto Alegre. Anais [...], Porto Alegre: IGDP, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/view/24600. Acesso em: 4 set. 2023.

CUNHA, L. M. S. Web Semântica: estudo preliminar. Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2002. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/8670/1/doc18.pdf. Acesso em: 4 set. 2023.

GOMES, H. E.; CAMPOS, M. L. A. A organização do conhecimento na web: contribuições de Shiyali Ramamrita Ranganathan e Ingetraut Dahlberg. Niterói: IACS/UFF, 2019. Disponível em: https://eooci.uff.br/wp-content/uploads/sites/319/2020/09/eooci_ca-1.pdf. Acesso em: 2 set. 2023.

PEREIRA, C. M.; LUZ, L. P.; SANTARÉM SEGUNDO, J. E. Papéis do profissional da informação na evolução da web semântica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais [...], Florianópolis: UFCS, 2019.

PICKLER, M. E. V. Web Semântica: ontologias como ferramentas de representação do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte, v. 12, n. 1, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/HHdw6KMPG45HxwShcwTmFSs/?lang=pt. Acesso em: 3 set. 2023.

Publicado

24-04-2024

Como Citar

JESUS, L. C. B. .; NOVO, H. F. Competências em informação no universo da representação da informação: revisão bibliográfica sistêmica-rbs. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, p. 1–14, 2024. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/397. Acesso em: 18 jul. 2024.