Framework Scrum na pesquisa científica
um diálogo possível na relação orientador-orientando
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v12.379Palavras-chave:
Scrum, metodologias ágeis, gestão de projetos, projetos acadêmicos, pesquisa científicaResumo
As metodologias ágeis são processos e práticas interativas, incrementais e adaptativas oriundas do desenvolvimento de software que surgiram para solucionar problemas de abordagens sequenciais e monolíticas. Com a evolução do modelo ágil e sua aplicação em diferentes projetos, essa proposta que pode contribuir com discentes e docentes que buscam formas de otimizar a produção acadêmica - principalmente em um cenário onde se exige qualidade de publicações científicas em um tempo limitado, que ainda precisa ser segmentado com outras atividades profissionais e pessoais. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência com a adaptação do framework Scrum, baseado nos princípios ágeis, para o contexto acadêmico, especificamente na redação de uma dissertação ou tese. Essa pesquisa caracteriza-se como descritiva, exploratória e aplicada, com abordagem qualitativa, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica e observação direta. Como resultados, foram apresentados os papéis, artefatos e eventos do Scrum, correlacionando-os com os seus correspondentes em projetos de pesquisa na academia. O framework Scrum não apresenta uma estrutura rígida e imutável, mas sim um modelo com princípios básicos que devem guiar o processo como um todo. Consequentemente não é uma metodologia passo a passo que se instala repentinamente. É uma mudança de mentalidade, de cultura, que precisa ser abraçada e incorporada pelos executores para que funcione. Conclui-se que é profícuo utilizar o framework em contextos diversos, pois ele tem a capacidade de ampliar resultados da produção acadêmica, desde que se conheça bem seus princípios de aplicação, e se tenha compromisso em segui-los.
Downloads
Referências
AGILE ALLIANCE. Agile Manifesto. 2023. Disponível em: https://agilemanifesto.org/. Acesso em: 22 nov. 2023.
OLIVEIRA JÚNIOR, Osvaldo N. A técnica da escrita científica. Revista Brasileira de Ensino de Ensino de Fìsica. v. 37, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/VsMNNbVGBzRkSwHQgKVF3cr/#. Acesso em: 18. nov. 2023.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ., Vitória da Conquista , v. 17, n. 48, p. 60-77, out. 2021. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000500060&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 nov. 2023.
PRESSMAN, Roger. S. Engenharia de software. 6. Ed. São Paulo: Makron Books, 2006.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 276 p. Disponível em: <https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao>. Acesso em: 22 nov. 2023.
RODRIGUES, Rosângela Schwarz; NEUBERT, Patricia da Silva. Introdução à pesquisa bibliográfica. Florianópolis: Editora da UFSC, 2023. 137 p. Disponível em: https://doi.org/10.5007/978-65-5805-082-7. Acesso em: 28 nov. 2023.
SCRUM GUIDES. Scrum Guides. 2023. Disponível: https://scrumguides.org/. Acesso em: 22 nov. 2023.
VALENTE, Marco Tulio. Engenharia de Software Moderna: Princípios e Práticas para Desenvolvimento de Software com Produtividade, Editora: Independente, 395 páginas, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Danielle Teixeira de Oliveira, Patrícia Nascimento Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.