Formação e competências docentes à luz das teorias Freireanas
Palavras-chave:
Formação docente. Competências docentes. Paulo Freire.Resumo
É de conhecimento de educadores e pesquisadores a importância da formação docente e do desenvolvimento de competências necessárias à prática pedagógica. Paulo Freire, aborda em suas obras, a importância de uma educação libertadora e emancipadora e traz a construção de um pensamento educacional libertador, capaz de transformar qualquer cidadão em um pensador crítico, hábil a indagar o mundo e a sociedade a qual está inserido. O presente trabalho caracteriza-se como estudo de natureza bibliográfica através das principais obras de Paulo Freire, Pedagogia do oprimido (1968), Educação como prática de liberdade (1967), Importância do ato de ler (1981), Pedagogia da esperança (1992) e Pedagogia da autonomia (1996). Objetivou-se refletir sobre as competências docentes voltadas às práticas pedagógicas do professor em sala de aula. Infere-se que apesar do termo competência docente ser mais utilizado de forma técnica, Paulo Freire tratou deste tema dentro de suas obras de forma humanizada e humanizadora, essenciais à constituição dos saberes docentes e de suas ações junto aos discentes.
Downloads
Referências
CAVALCANTE, L. E. Da Leitura de Mundo à Leitura da Palavra: a mediação da informação social à luz das teorias de Paulo Freire. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador. Anais [...] Salvador: PPGCI UFBA, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/22764/1/2016_eve_lecavalcante.pdf. Acesso em: 16 mar. 2023.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, 1981.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. Educação permanente e a cidade educativa. 1991. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/xmlui/bitstream/handle/7891/1539/FPF_OPF_09_010.pdf. Acesso em: 17 mar. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
HASHIZUME, C. M.; NOGUEIRA, C, R. A. T. Sobre a noção de competência na educação e no mundo do trabalho: aproximações com a perspectiva de Paulo Freire. Dialogia, n. 42, p. 23183, 2022. Disponível em:https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23183/9979. Acesso em: 18 mar. 2023.
MARIANI, F.; CARVALHO, A. L. A formação de professores na perspectiva da educação emancipadora de Paulo Freire. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO e ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PASICOPEDAGOGIA. 2009. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/52048205/educacao_emancipadora-libre.pdf?1488828085=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DA_FORMACAO_DE_PROFESSORES_NA_PERSPECTIVA.pdf&Expires=1680789420&Signature=VZaQ79RyzatFAt-rrq77Kxqi8Xy2LodXI4pmDhIFPSxtVBiwBN14F1mH7QUPYXSTbMATNZoSL0DGzgRlqiPWCkP7Zi89MKlqha96eitQvJ6euvR6x9ZCGvN39uUNOXa7jgq83NRSXKJC91N1SPP0WtZkPtnadimud1wdT6NcZkSHjFfYbtiL6rYBcst7pooeETZZP8ecaEP7bzHWZ2Spc8T8FM6CYFPbhWnTs7E16cg~djQ1kmYIvbQNRuVhkRdjmmLSmVf9yMbawn18U6-OgxD3TR6~lHPePEijric85NUypBFpI28e8rWfOGFnSlJkeNW5wtfzr7y-8yZXPAAoNw__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em: 22 mar. 2023.
NELINO, J. A. M.; ROHR, F. A humanização na pedagogia de Paulo Freire. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4507/1/arquivo5382_1.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVA, E. M. A.; ARAÚJO, C. M. Reflexão em Paulo Freire: uma contribuição para a formação continuada de professores. Colóquio Internacional Paulo Freire, v. 5, p. 1-8, 2005. Disponível em: http://189.28.128.100/nutricao/docs/Enpacs/pesquisaArtigos/reflexao_em_paulo_freire_2005.pdf. Acesso em: 16 mar. 2023.
SILVA, E. M. A.; ARAÚJO, C. M. Reflexão em Paulo Freire: uma contribuição para a formação continuada de professores. Colóquio Internacional Paulo Freire, v. 5, p. 1-8, 2005. Disponível em: http://189.28.128.100/nutricao/docs/Enpacs/pesquisaArtigos/reflexao_em_paulo_freire_2005.pdf. Acesso em: 16 mar. 2023.
SOARES, M. P. S. B. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Educação & Formação, v. 5, n. 1, p. 151-171, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5858/585862435009/585862435009.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.
SOUZA, K. R.; MENDONÇA, A. L. O. A atualidade da ‘pedagogia do oprimido’nos seus 50 anos: a pedagogia da revolução de Paulo Freire. Trabalho, Educação e Saúde, v. 17, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/WTSyGbbmypqL7PWfVDKtYvm/?f. Acesso em: 22 mar. 2023.
ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Penso, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Brena Menezes Lima, Lídia Eugenia Cavalcante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.