55 anos da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire

influências na educação e produção científica em Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v10.367

Palavras-chave:

Produção científica, Ciência da Informação, Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido, Análise de citação

Resumo

Ao considerar as influências de Paulo Freire e de sua obra seminal, “Pedagogia do Oprimido”, no campo da Ciência da Informação, esta pesquisa descritiva tem a finalidade de evidenciar os 55 anos do livro, com o objetivo de memorar a sua contribuição à pesquisa e à educação nessa área, por meio de uma análise da produção científica nos periódicos brasileiros. Reflete o interdomínio existente entre este campo e a Educação. Recorre especialmente à bibliometria e à cientometria no procedimento metodológico aplicado na Base Brapci, acessível universalmente em meio eletrônico, com recorte temporal entre 1972 e 2021. Analisa diacronicamente a produção científica publicada em periódicos brasileiros da Ciência da Informação na qual a referida obra é citada. Observa a variedade de periódicos científicos, em que destaca o contraponto entre revistas tradicionais e recentes. Na evolução temporal em que a obra em análise é referenciada nestas produções, identifica publicações a partir de 1987, mas destaca, a partir do ano 2010, que a obra passou a ganhar mais popularidade nas pesquisas em Ciência da Informação. Verifica o núcleo temático em Ciência da Informação nas circunstâncias das pesquisas realizadas, bem como as relações de coocorrência temática existentes, estruturadas em clusters. Constata, os assuntos Mediação, Mediação da Informação, Competência em Informação, Informação, Educação e Ciência da Informação como os mais frequentes nas pesquisas em Ciência da Informação citantes da Pedagogia do Oprimido. Conclui, contextualizando os resultados e sua importância em relação às principais concepções de Paulo Freire na obra em análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Silva da Câmara, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Juliana Lazzarotto Freitas, Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)

Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP/Marília). Mestra em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Gestão de Negócios, pela UFPR. Bacharela em Gestão da Informação, pela UFRPR.Bolsista do Programa de Capacitação Profissional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-Nível DB.

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharela em Biblioteconomia e Documentação, pela UFPR. Professora Titular aposentada do Curso de Gestão da Informação da UFPR. Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1C, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Pesquisa e Produção Científica.

Referências

ARAÚJO, K. M.; SACRAMENTO, I.; BARCELLOS, C. O debutar da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde: diagnóstico, desafios e perspectivas. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, p. 749–752, 2022. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3523/2550. Acesso em: 26 mar. 2023.

BASTIAN, M.; HEYMANN, S.; JACOMY, M. Gephi: an open source software for exploring and manipulating networks. Proceedings of the International AAAI Conference on Web and Social Media, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 361-362, 2009. Disponível em: https://ojs.aaai.org/index.php/ICWSM/article/view/13937. Acesso em: 18 mar. 2023.

BELLUZZO, R. C. B. Competência em informação: das origens às tendências. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p.1-28, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57045/32504. Acesso em: 18 mar. 2023.

BRISOLA, A, C.; ROMEIRO, N.; VIOLA, C. Olhares sensíveis para os estudos críticos nas pós-graduações em Ciência da Informação no Brasil. In: ENCUENTRO DE LA ASOCIACIÓN DE EDUCACIÓN E INVESTIGACIÓN EN CIENCIA DE LA INFORMACIÓN DE IBEROAMÉRICA Y EL CARIBE, 11., 2018, Medellín. Anais [...]. Medellín: Universidad de Antioquia, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/EDICIC_2018/EDICIC_2018/paper/viewFile/1716/1948. Acesso em: 25 mar. 2023.

BUFREM, L. S.; FREITAS, J. L. Aproximações entre Educação e Ciência da Informação (1972-2014): análise diacrônica da produção científica de um interdomínio. In: ENCONTRO IBÉRICO EDICIC, 7., 2015, Madrid. Atas [...] Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2015. p. 1-12. Disponível em: https://eprints.ucm.es/id/eprint/34518/1/32-Bufrem_producao-cientifica.pdf. Acesso em: 16 mar. 2023.

BUFREM, L. S. Memória e construção social da Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). In: MARTELETO, R.; SALDANHA, G. (org.). A mediação dos saberes em perspectiva: V Colóquio Científico Internacional da Rede Mussi. Rio de Janeiro: IBICT, 2022. p. 19-29. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/1231/1/MarteletoSaldanha_ColoquioMussi.pdf. Acesso em: 24 fev. 2023.

BUFREM, L. S.; PRATES, Y. O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ciência da Informação, Brasília-DF, v. 34, n. 2, p. 9-25, 2005. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1086. Acesso em: 12 abr. 2023.

CAVALCANTE, L. E. Da leitura de mundo à leitura da palavra: a mediação da informação social à luz das teorias de Paulo Freire. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador. Anais [...]. Salvador, UFBA, 2016. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br/download/189753. Acesso em: 18 mar. 2023.

CHRISTOVÃO, H. T.; BRAGA, G. M. Socialização da informação: desenvolvimento de metodologias para a sua efetivação. Estudo aplicado às áreas de Ciência da Informação e Saúde. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2., 1995, Valinhos. Anais [...]. Valinhos: PUC Campinas, 1995. [3] p. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br/benancib/v/174381. Acesso em: 16 mar. 2023.

COSTA, A. M. M.; SANTOS, S. C. M.; VALE, E. C. 50 anos da Pedagogia do Oprimido: quem são os oprimidos hoje?. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1–15, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16699. Acesso em: 11 abr. 2023.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez; 1991.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GADOTTI, M. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez, 1996.

GAMBOA, S. S.; GERBASI, L. B. Paulo Freire: impacto e apropriação da sua obra na produção da pós-graduação no Brasil (1987-2010). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 53, p. 305–317, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640206. Acesso em: 02 mar. 2023.

GERLIN, M. N. M.; NUNES, D. B.; CAMPOS, A. C. B. Pressupostos da competência crítica em informação e fundamentos da democracia deliberativa a partir de Jürgen Habermas. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, p. 207–221, 2022. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6175. Acesso em: 02 mar. 2023.

GOFFMAN, W. Mathematical Approach to the Spread of Scientific Ideas-the History of Mast Cell Research. Nature, Londres, v. 212, n. 5061, p. 449-452, 1966.

LOIVOS, K. C.; ANTUNES, M. A. G. Paulo Freire: uma breve historiografia das versões para o inglês e o espanhol da Pedagogia do Oprimido. Cultura e Tradução, João Pessoa, v. 5, n. 1, p. 128-143, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ct/article/view/38515/19458. Acesso em: 26 fev. 2023.

MARSHALL, C. The Open Syllabus Project Visualizes the 1,000,000+ Books Most Frequently Assigned in College Courses. Open culture: the best free cultural & educational media on the web, Mountain View, 18 fev. 2021. Seção Educação. Disponível em: https://www.openculture.com/2021/02/the-open-syllabus-project-visualizes-the-1000000-books-frequently-assigned-in-college-courses.html. Acesso em: 11 abr. 2023.

MARQUES, R. M. Contribuição à crítica da noção de competência em informação. In: ENCONTRO DA ULEPICC-BRASIL, 9., 2022, Londrina. Anais [...], Londrina: UEL, 2022. [2] p. Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-d84b419384f39f90a31ceb7c2616bc8cf08c8504-segundo_arquivo.pdf. Acesso em: 12 abr. 2023.

MORAES, M. B.; ALMEIDA, M. A. Mediação da informação, ciência da informação e teorias curriculares: a transdisciplinaridade na formação do profissional da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 18, n. 3, p. 175-198, 2013. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/12349/pdf_10. Acesso em: 14 mar. 2023.

SANTANA, O. A.; SOUZA, S. C. Pedagogia do Oprimido como referência: 50 anos de dados geohistóricos (1968-2017) e o perfil de seu leitor. Revista História da Educação, [S. l.], p. e83258, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/83528. Acesso em: 2 mar. 2023.

SANTOS JÚNIOR, M. D.; PAIXÃO, P. B. S. O estado da arte da Competência em Informação na educação profissional brasileira mediada pelo bibliotecário através da Educação a Distância (EAD). Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 7, n. 2, p. 19-32, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/9504/7724. Acesso em: 14 mar. 2023.

SCHEFFER, G. Pedaços do tempo: legado de Paulo Freire no Serviço Social. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 292-311, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fass/article/view/14152/10741. Acesso em: 12 abr. 2023.

SILVA, M. F. A. P.; FREIRE, G. H. A. Socialização da informação: possíveis contribuições de Paulo Freire à Ciência da Informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 8, n. 2, p. 23-31, 2013. Disponível em: https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/18724/10444. Acesso em: 13 mar. 2023.

SPINAK, E. Indicadores cienciométricos. Ciência da Informação, Brasília-DF, v. 27, n. 2, p. 141-148, 1998. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/795/826. Acesso em: 19 mar. 2023.

TAGUE-SUTCLIFFE, J. An introduction to informetrics. Information Processing and Management, Oxford, v. 28, n. 1, p. 1-3, 1992.

TANUS, G. F. S. C.; AGUIAR, A. I. S. A presença dos autores das ciências sociais e humanas no campo da biblioteconomia e da ciência da informação. Logeion: filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 22-39, 2020. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5023/4538. Acesso em: 23 fev. 2023.

Publicado

11-12-2023

Como Citar

SILVA DA CÂMARA, R.; LAZZAROTTO FREITAS, J.; SANTIAGO BUFREM, L. 55 anos da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire: influências na educação e produção científica em Ciência da Informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 10, p. 01–26, 2023. DOI: 10.24208/rebecin.v10.367. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/367. Acesso em: 18 nov. 2024.