Habilidades dos mediadores para a alfabetização científica na biblioteca escolar

aproximações com os saberes freireanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v10.360

Palavras-chave:

Apropriação da informação, Pesquisador infantojuvenil, Habilidades informacionais, Práticas educativas na biblioteca escolar

Resumo

O artigo aborda a alfabetização científica na biblioteca escolar. Parte do princípio de que a biblioteca escolar é um “terreno fértil” para o estímulo à curiosidade científica e atribui aos diversos mediadores, em especial, professores e bibliotecários a responsabilidade em estabelecer parcerias e promover habilidades e saberes que contribuam na construção do conhecimento infantojuvenil. Nesse sentido, o objetivo do artigo foi apresentar habilidades e saberes dos mediadores na biblioteca escolar, visando a autonomia dos estudantes e sua apropriação da informação científica. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza a revisão bibliográfica narrativa, com base no delineamento bibliográfico e documental não exaustivo, com abordagem qualitativa. Dentre os resultados, evidencia-se um conjunto de saberes (conhecimentos, procedimentos, atitudes e valores), que precisam integrar as ações do mediador na alfabetização científica dos estudantes. Conclui que é urgente a necessidade da realização de pesquisas mais aprofundadas quanto às habilidades do mediador, mas também das crianças e jovens. No mesmo sentido, é fundamental promover ações colaborativas entre o professor e o bibliotecário de maneira a incentivar nos estudantes o espírito investigativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista/Marília-SP. Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL)

Referências

ALMEIDA JUNIOR, O. F. Biblioteca pública: ingênua, astuta e crítica. Revista Eletrônica da ABDF, Brasília, v. 5, n. 1, p. 48-67, 16 ago. 2021. Disponível em: https://revista.abdf.org.br/abdf/article/view/161. Acesso em: 23 fev. 2023.

BORGES, E. V. E. O texto além das palavras: uma visão ampliada da apropriação da informação por meio de textos literários. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends, Marília, v.10, n.1, p.15-24, 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/48839. Acesso em: 25 jan. 2023.

BORGES, E. V. E. Apropriação da informação: os elementos, o processo e a materialização da informação. 2018. 256f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2018.

BOUFLEUER, J. P. Ato cognoscente. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 21 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

BRASIL. Câmara de Deputados. Projeto de Lei 9.484, 2018. Disponível em:https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1639337&filename=PL+9484/2018. Acesso em: 23 fev. 2023.

CARELLI, A. E.; ARAÚJO, L. M.; SANTANA, P. C.; BORTOLIN, S. Alfabetização científica por meio da mediação oral: uma análise da Revista Ciência Hoje das Crianças. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015.

CHAPLIN, J. P. Dicionário de Psicologia. Lisboa: Dom Quixote,1981.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p.89-100, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

FIALHO, J. F.; MOURA, M. A. A Formação do pesquisador juvenil. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 194-207, 2005. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/36623. Acesso em: 23 fev. 2023.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. (O mundo hoje, v.10).

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção leitura).

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARIES ASSOCIATIONS (IFLA). Diretrizes para bibliotecas escolares. 2006. Disponível em: http://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/school-library-guidelines/school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.

MEDEIROS, M. D. F. Indicadores de alfabetização científica em uma aula experimental investigativa sobre fotossíntese e respiração celular para o sétimo ano do ensino fundamental. 2016. 101f. Dissertação (Mestrado e Ensino de Ciências) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

MENDES-DA-SILVA, W. Contribuições e limitações de revisões narrativas e revisões sistemáticas na área de negócios. Revista de Administração Contemporânea, Maringá, v. 23, n. 2, p. 1–11, mar./abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/XVckWTzvvcX74PZfNTfsGwj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 nov. 2023.

MENEZES, C. F.; LIRA-DA-SILVA, R. M. Educação científica na primeira infância: o que dizem as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil no Brasil? In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EM DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 9., 2013, Girona. Anais [...]. Girona: Universitat Autònoma de Barcelona: Universitat de Valência, 2013. p. 1925-1929.

MENKES, M. Políticas públicas em popularização da C&T e divulgação científica. Brasília: Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação. Secretaria de C&T para Inclusão Social. Departamento de Difusão e Popularização de C&T, 2012. Disponível em: http://midiadigital.jor.br/embrapa/simposiojornalismo/apresentacoes/monica_mcti.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

NILSON, L. L.; BOER, N.; FUZER, C. Aspectos que facilitam a sensibilização acerca da sustentabilidade na obra A Chave do tamanho de Monteiro Lobato. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 8, n. 1, p. 2008-2020, 2016. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/12605. Acesso em: 23 fev. 2023.

PIÉRON, H. Dicionário de Psicologia. 10. ed. São Paulo: Globo, 1996.

PRIMI, R.; SANTOS, A. A. A.; VENDRAMINI, C. M.; TAXA, F.; AUGUST, F. Competências e habilidades cognitivas: diferentes definições dos mesmos construtos. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v.17, n. 2, p.151-159, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/b5tz5SshXNLmnLjRRRKZknN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 fev. 2023.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. (Educação e conhecimento).

SANTOS NETO, J. A.; BORTOLIN, S.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. A concepção de apropriação da informação nos periódicos da área “Comunicação e Informação” e Anais de ENANCIB. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 18., 2017, Marília. Anais [...]. Marília: Unesp, 2017.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v.16, n.1, p.59-77, 2011. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/844768/mod_resource/content/1/SASSERON_CARVALHO_AC_uma_revis%C3%A3o_bibliogr%C3%A1fica.pdf. Acesso em: 25 fev. 2023.

SIQUEIRA, C. Projeto adia para 2022 prazo para toda escola ter uma biblioteca. Agência Câmara de Notícias, Brasília, 14 set. 2020. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/692429-projeto-adia-para-2022-prazo-para-toda-escola-ter-uma-biblioteca/. Acesso em: 23 jan. 2023

VIANA, L. Bibliotecas escolares: políticas públicas para a criação e possibilidades, 2014. 167f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2014.

Publicado

11-12-2023

Como Citar

ALCARÁ, A.; BORTOLIN, S. Habilidades dos mediadores para a alfabetização científica na biblioteca escolar: aproximações com os saberes freireanos. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 10, p. 1–29, 2023. DOI: 10.24208/rebecin.v10.360. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/360. Acesso em: 18 nov. 2024.