Habilidades dos mediadores para a alfabetização científica na biblioteca escolar
aproximações com os saberes freireanos
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v10.360Palavras-chave:
Apropriação da informação, Pesquisador infantojuvenil, Habilidades informacionais, Práticas educativas na biblioteca escolarResumo
O artigo aborda a alfabetização científica na biblioteca escolar. Parte do princípio de que a biblioteca escolar é um “terreno fértil” para o estímulo à curiosidade científica e atribui aos diversos mediadores, em especial, professores e bibliotecários a responsabilidade em estabelecer parcerias e promover habilidades e saberes que contribuam na construção do conhecimento infantojuvenil. Nesse sentido, o objetivo do artigo foi apresentar habilidades e saberes dos mediadores na biblioteca escolar, visando a autonomia dos estudantes e sua apropriação da informação científica. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza a revisão bibliográfica narrativa, com base no delineamento bibliográfico e documental não exaustivo, com abordagem qualitativa. Dentre os resultados, evidencia-se um conjunto de saberes (conhecimentos, procedimentos, atitudes e valores), que precisam integrar as ações do mediador na alfabetização científica dos estudantes. Conclui que é urgente a necessidade da realização de pesquisas mais aprofundadas quanto às habilidades do mediador, mas também das crianças e jovens. No mesmo sentido, é fundamental promover ações colaborativas entre o professor e o bibliotecário de maneira a incentivar nos estudantes o espírito investigativo.
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