A disciplina mediação da informação nos currículos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia no Brasil

Autores

  • João Arlindo dos Santos Neto Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Palavras-chave:

Mediação da Informação-Disciplina, Formação do Profissional da Informação, Cursos de Arquivologia, Cursos de Biblioteconomia, Cursos de Ciência da Informação, Cursos de Gestão da Informação, Cursos de Museologia.

Resumo

Discute a formação do profissional da informação no Brasil, direcionada para os aspectos que envolvem a mediação da informação. Apresenta uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e método documental. Identifica os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia em exercício no Brasil e quais são os cursos que possuem em suas matrizes curriculares uma disciplina que aborde a mediação da informação. Como resultados, lista as escolas formadoras de profissionais da informação contabilizando 77 cursos de graduação em 48 escolas e a presença de 12 disciplinas que abordam a temática mediação da informação, ofertadas por oito escolas de diferentes regiões do País. Conclui que a presença de disciplinas que abordem a temática de mediação da informação no Brasil é baixa e que se deve considerar como necessária a inclusão dessa discussão em mais escolas.

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Publicado

30-06-2016

Como Citar

SANTOS NETO, J. A. dos; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. A disciplina mediação da informação nos currículos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia no Brasil. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 3–23, 2016. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/36. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa