A disciplina mediação da informação nos currículos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia no Brasil

Autores

  • João Arlindo dos Santos Neto Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Palavras-chave:

Mediação da Informação-Disciplina, Formação do Profissional da Informação, Cursos de Arquivologia, Cursos de Biblioteconomia, Cursos de Ciência da Informação, Cursos de Gestão da Informação, Cursos de Museologia.

Resumo

Discute a formação do profissional da informação no Brasil, direcionada para os aspectos que envolvem a mediação da informação. Apresenta uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e método documental. Identifica os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia em exercício no Brasil e quais são os cursos que possuem em suas matrizes curriculares uma disciplina que aborde a mediação da informação. Como resultados, lista as escolas formadoras de profissionais da informação contabilizando 77 cursos de graduação em 48 escolas e a presença de 12 disciplinas que abordam a temática mediação da informação, ofertadas por oito escolas de diferentes regiões do País. Conclui que a presença de disciplinas que abordem a temática de mediação da informação no Brasil é baixa e que se deve considerar como necessária a inclusão dessa discussão em mais escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, D. P. R. Da formação inicial à formação em serviço: reflexões sobre os saberes e os fazeres do bibliotecário. In: GUIMARÃES, J. A. C.; FUJITA, M. S. L. Ensino e Pesquisa em Biblioteconomia no Brasil: a emergência de um novo olhar. Marília: FUNDEPE Editora; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008. p.45-66.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Mediação da informação: ampliando o conceito de disseminação. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento. São Paulo: Polis; Cultura Acadêmica, 2008. p.41-54.

________. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. (Org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p.9-32.

________. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v.2, n.1, p.89-103, jan./dez. 2009. Disponível em: <http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/17/39>. Acesso em: 15 nov. 2015.

________. Profissional bibliotecário: um pacto com o excludente. In: BAPTISTA, S. G.; MUELLER, S. P. M. (Org.). Profissional da informação: o espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004. p.70-86.

ARAÚJO, C. A. A. Mediação como conceito potencializador do diálogo entre a Ciência da Informação e os campos da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 13., 2012. Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos... Rio de Janeiro: ANCIB, 2012. Disponível em: <http://www.eventosecongressos.com.br/metodo/enancib2012/arearestrita/pdfs/19256.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2015.

________. Museologia e Ciência da Informação: diálogos possíveis. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v.2, n.4, p.10-27, ago./dez. 2013. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/9624/7103>. Acesso em: 22 nov. 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ABECIN. Projeto Pedagógico e Avaliação da Graduação: referências para a renovação e ressignificação do ensino em Biblioteconomia/Ciência da Informação. In: OFICINA DE TRABALHO DE SÃO PAULO, 2001, São Paulo. Disponível em: <http://www.abecin.org.br/documentos/documentos_abecin/Documentos_ABECIN_1.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2015. (Não paginado)

________. Escolas brasileiras. Disponível em: <http://www.abecin.org.br/abecin_conteudo.php?id=20>. Acesso em: 21 nov. 2015.

BELLOTTO, H. L. Arquivo: estudos e reflexões. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

BRAGA, J. L. Circuito versus campos sociais. In: JANOTTI JÚNIOR, J.; MATTOS, M. Â.; JACKS, N. (Org.). Mediação & midiatização. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2012. p.31-52.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares para os cursos de graduação. 2001. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/Sesu/diretriz.shtm>. Acesso em: 30 nov. 2015.

________. Instituições de educação superior e cursos cadastrados. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 12 nov. 2015.

DAVALLON, J. A mediação: a comunicação em processo? Prisma.com, Porto, n.4, 2007. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/viewFile/645/pdf>. Acesso em: 12 nov. 2015.

GOMES, H. F. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina (PR), v.19, n.2, p.46-59, maio/ago. 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994/pdf_30>. Acesso em: 30 nov. 2015.

LOUSADA, M.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. A mediação da informação e a Arquivística: aproximações teóricas. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Estudos avançados em Arquivologia. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.259-274.

MARIZ, A. C. A. Reformas curriculares do curso de Arquivologia da UNIRIO: reflexões propostas. IN: VENÂNCIO, R.; NASCIMENTO, A. Universidades & arquivos: gestão, ensino e pesquisa. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014. p.135-155.

MARQUES, A. A. C. Cursos de Arquivologia no Brasil: adaptações curriculares. In: VENÂNCIO, R.; NASCIMENTO, A. Universidades & arquivos: gestão, ensino e pesquisa. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014. p.157-182.

MENSCH, P. Objeto de estudo da museologia. Rio de Janeiro: UNIRIO/UGF, 1994.

SANTOS NETO, J. A. Mediação implícita da informação no discurso dos bibliotecários da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 193f. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências,

Marília, 2014.

SOUZA, F. C. O ensino da Biblioteconomia no contexto brasileiro: século XX. Florianópolis: EDUFSC, 2009. 189p.

TOZONI-REIS, M. F. de C. A pesquisa e a produção de conhecimentos. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Caderno de formação: formação de professores: educação cultura e desenvolvimento. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. v.3; p.111-148. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/192>. Acesso em: 5 nov. 2015.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

SANTOS NETO, J. A. dos; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. A disciplina mediação da informação nos currículos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia no Brasil. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 3–23, 2016. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/36. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa