Treinamento em gestão cultural no ensino de Biblioteconomia

a experiência na Universidade da República

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.254

Palavras-chave:

Ensino de Biblioteconomia; Gestão Cultural; Perfil profissional do bibliotecário

Resumo

O artigo relata a experiência de incorporar o tema "gestão cultural" no currículo do Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade da República, Uruguai. Através deste caminho e das diferentes abordagens que a "gestão cultural" implica, o artigo argumenta sobre os fundamentos da perspectiva dada a tal formação no contexto da disciplina e da prática profissional. Da mesma forma, a contribuição da biblioteconomia à gestão cultural é mostrada, especificamente no que diz respeito ao papel dos mediadores culturais dos bibliotecários e sua contribuição à cidadania cultural. Nas considerações finais, outros desenvolvimentos curriculares promovidos a partir da experiência são notados, enquanto as perspectivas futuras são delineadas. Entende-se que estes contribuem para a visibilidade da carreira profissional e das bibliotecas como serviços culturais, assim como para a promoção de funções universitárias, especialmente de pesquisa, em uma área que o requer para seu crescimento disciplinar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUERRE, C.; GIAIMO, M. Gestión de la cultura urbana.

Dixit, Montevideo, v. 4, p.22-28, 2007. Disponible en:

https://revistas.ucu.edu.uy/index.php/revistadixit/article/view/214. Acceso en: 17

marzo 2021.

ALMEIDA, M. A. Mediações da cultura e da informação: perspectivas sociais,

políticas e epistemológicas. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da

Informação, v. 1, n. 1, p.1-23, 2008. Disponible en:

http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/119328. Acceso en: 17 abril 2021.

CHAUI, M. Cultura y Democracia. Buenos Aires: CLACSO, 2008, 10 p. (Cuadernos

del Pensamiento Latinoamericano). Disponible en:

http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/secret/cuadernos/chaui/chaui.pdf.

Acceso en: 17 marzo 2021.

GARCÍA CANCLINI, N. Definiciones en transición. In: MATO, D.

(Comp.). Cultura, política y sociedad. Perspectivas latinoamericanas

[antología]. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 57-67.

HOPENHAYN, M. ¿Integrarse o subordinarse? Nuevos cruces entre

política y cultura. In: MATO, D. (Comp.). Cultura, política y sociedad.

Perspectivas latinoamericanas [antología]. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

p. 69-89.

MORAÑA, M. Revistas culturales y mediación letrada en América Latina.

Outra Travessia, Santa Catarina, v.40, n.1, p.67-74, 2003. Disponible

en:https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/13093. Acceso en: 17

marzo 2021.

OLMOS, H. A. Gestión cultural y desarrollo: claves del desarrollo.

Madrid: Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo,

224 p. Disponible en: http://www.cervantesvirtual.com/obra/gestion-

cultural-y-desarrollo-claves-del-desarrollo—0/.Acceso en: 17 marzo 2021.

PADULA PERKINS, J. E. Aproximaciones a la gestión cultural.

Gijón: Trea, 2015. 96 p.

PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. A mediação cultural como categoria

autónoma. Inf. Inf., Londrina, v. 19, n. 2, p. 01–22, maio/ago. 2014. Disponible

en: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992/17341

Acceso en: 17 marzo 2021.

VICH, V. Desculturizar la cultura: la gestión cultural como forma de

acción política. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2014. 136 p.

YAÑEZ CANAL, C.; RUCKER, Ú.; VALENZUELA, M. La gestión cultural desde

Latinoamérica: formación e investigación. Referencias y retos del campo

disciplinar. Santiago: EGAC, 2018. 284 p. Disponible en:

http://observatoriocultural.udgvirtual.udg.mx/repositorio/handle/123456789/83

Acceso en: 17 marzo 2021.

Publicado

31-12-2021

Como Citar

SZAFRAN MAICHE, P. Treinamento em gestão cultural no ensino de Biblioteconomia: a experiência na Universidade da República. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 8, p. 1–18, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.254. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/254. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência