Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários
Palavras-chave:
TIC, Aprendizagem, Competência em Informação, Competência Midiática, Mediação da Informação, Bibliotecário.Resumo
Com a inserção das tecnologias digitais nos diferentes cenários do cotidiano e seu uso massivo, principalmente pelas novas gerações – as chamadas gerações y e z, ou ainda os ‘nativos digitais’ –, os quais se caracterizam pela recepção da informação de maneira ágil e rápida, preferem processos randômicos de acesso aos conteúdos, tendem ao imagético em detrimento do textual e à realização de atividades multitarefas e processos paralelos – nota-se a perspectiva de democratização do acesso à informação e ao conhecimento, pois a informação transita não só nos livros e periódicos, mas também em outras mídias e sob diferentes formatos. Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam os serviços realizados nas bibliotecas e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora da informação. Diante disso, a fim de conhecer novas formas de aprendizagem e como lidar com elas em espaços educativos, este trabalho, baseado em uma revisão de literatura como forma de aproximar-se ao tema, trará os seguintes tópicos: a) panorama sobre as novas gerações e como estas se comunicam e aprendem; b) panorama sobre novos canais e formas de aprendizagem, como Personal Learning Environment (PLE) Massive Open Online Courses (MOOCS), mobile learning, realidade aumentada, entre outras, e c) elencar ideias iniciais sobre a importância do profissional da informação como mediador para o desenvolvimento das competências em informação e midiática necessárias a todos na atualidade.
Downloads
Referências
AGUIAR, G. A. Uso das ferramentas de redes sociais em bibliotecas universitárias: um estudo exploratório na UNESP, UNICAMP e USP. 2012. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-03122012-160409/>. Acesso em: 10 out. 2014.
ARAÚJO, R. F. A prática pedagógica no ensino de biblioteconomia: interação e colaboração no contexto da web 2.0. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.18, n.36, p.129-156, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/147/14726166008.pdf>. Acesso em: 7 out. 2014.
BELLUZZO, R. C. B. Competências na era digital: desafios tangíveis para bibliotecários e educadores. ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v.6, n.2, p.30-50, jun. 2005. Disponível em: <http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/article/view/1655>. Acesso em: 7 out. 2014.
BORGES, J.; BRANDÃO, G.; ALENCAR, G. Competências infocomunicacionais: observação em organizações da sociedade civil de Salvador. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2013.
BUSARELLO, R. I.; ULBRICHT, V. R.; FADEL, L. M. A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. In: FADEL, L. M. et al. (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.
CAMPELLO, B. S. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2009. Disponível em: <http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/tese%20campello%202009.pdf>. Acesso em: 8 out. 2014.
DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da informação, Brasília, v.32, n.1, p.23-35. jan./abr. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n1/15970.pdf>. Acesso em: 7 out. 2014.
DUDZKIAK, E. A. Bibliotecário como agente multiplicador da competência informacional e midiática. In: BELLUZZO, R. C. B.; FERES, G. G. Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas. São Paulo: FEBAB, 2013. Disponível em: <http://issuu.com/necfci-unb/docs/compet__ncia_em_informa____o__de_re/209>. Acesso em: 08 out. 2014.
ESTEFENON, S. G. B. Efeitos nocivos à saúde de crianças e adolescentes pelo uso excessivo das tecnologias da informação e comunicação. In: ABREU, C. N.; EISENSTEIN, E.; ESTEFENON, S. G. B. (Org.). Vivendo esse mundo digital. Porto Alegre: Artmed, 2013.
FADEL, L. M.; ULBRICHT, V. R. Prefácio. In: FADEL, L. M. et al. (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.
FERREIRA, J. B. et al. A disseminação da aprendizagem com mobilidade (M-learning). DataGramaZero: Revista de Informação, Rio de Janeiro, v.13, n.4, ago. 2012. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/ago12/Art_02.htm>. Acesso em: 14 out. 2014.
FICHEMAN, I. K. Ecossistemas digitais de aprendizagem: autoria, colaboração, imersão e mobilidade. 2008. Tese (Doutorado em Sistemas Eletrônicos) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-02022009-164226/>. Acesso em: 14 out 2014.
FICHEMAN, I. K.; ZUFFO, M. K.; LOPES, R. Realidade virtual na educação e a Nave Mario Schenberg. Fonte, Belo Horizonte, v.5, n.8, p.114-121, 2008. Disponível em: <http://www.prodemge.mg.gov.br/images/revistafonte/revista_8.pdf>. Acesso em: 14 out 2014.
GONÇALVES, B. M. F. MOOC e b-Learning: uma proposta para o mestrado em TIC na educação e formação do Instituto Politécnico de Bragança. 2013. Dissertação (Mestrado em TIC na Educação e Formação). Escola Superior de Educação de Bragança, 2013. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/8620/1/Tese%20BG_final27062013.pdf>. Acesso em: 14 out 2014.
LANZI, L. A. C. et al. Tecnologias de informação e comunicação no cotidiano dos adolescentes: enfoque no comportamento e nas competências informacionais da ‘Geração Google’. Informação & Informação, Londrina (PR), v.17, n.3, p.49-75, dez. 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11308>. Acesso em: 10 out. 2014.
MELO, A. V. C.; ARAÚJO, E. A. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.12, n.2, p.185-201, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pci/v12n2/v12n2a12.pdf>. Acesso em: 14 out. 2014.
MOURA, A. Geração móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar". In: DIAS, P.; OSÓRIO, A. J. (Orgs.). In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO CHALLENGES / DESAFIOS 2009, 6., Braga. 2009. Actas... Braga: Universidade do Minho, 2009. Disponível em: <http://repositorio.uportu.pt/jspui/handle/11328/472>. Acesso em: 10 out. 2014.
NMC. Perspectivas tecnológicas para o ensino fundamental e médio brasileiro de 2012 a 2017: uma análise regional por NMC Horizon Project. Austin (TX): The New Media Consortium Estados Unidos, 2012. Disponível em: <http://zerohora.com.br/pdf/14441735.pdf>. Acesso em: 13 out. 2014.
NMC. Horizon Report: edição ensino superior 2013. Disponível em: <http://www.nmc.org/pdf/2013-Horizon-Report-HE-PT.pdf>. Acesso em: 13 out. 2014.
NOVELLI, V. A. M.; HOFFMANN, W. A. M.; GRACIOSO, L. S. Reflexões sobre a mediação da informação na perspectiva dos usuários. Biblionline, João Pessoa, v.7, n.1, p.3-10, 2011. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/biblio/article/view/9570>. Acesso em: 10 out. 2014.
PASSARELLI, B.; JUNQUEIRA, A. H.; ANGELUCI, A. C. B. Os nativos digitais no Brasil e seus comportamentos diante das telas. Matrizes, v.8, n.1, p.159-178, jun. 2014. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82936>. Acesso em: 10 out. 2014.
SANCHES, R. R. Responsabilidade social do profissional da informação em uma sociedade democrática: do monopólio do conhecimento à liberdade de informação. In: CASTRO FILHO, C. M. (Org.). Olhares sobre a atuação do profissional da ciência da informação. São Paulo: Todas as Musas, 2013.
SILVA, S. Reflexões sobre m-learning. Sinergia, São Paulo, v.9, n.2, p.141-146, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://www.cefetsp.br/edu/prp/sinergia/complemento/sinergia_2008_n2/pdf_s/segmentos/artigo_07_v9_n2.pdf>. Acesso em: 12 out. 2014.
SILVA, S. Ambiente pessoal de aprendizagem (PLE) como recurso de aprendizagem para o professor. GEINTEC: Gestão, Inovação e Tecnologias, São Cristóvão (RJ), v.2, n.2, jun. 2012. Disponível em: <http://www.revistageintec.net/portal/index.php/revista/article/view/27>. Acesso em: 10 out. 2014.
SILVA, D. S.; PRÍNCIPE, P. Bibliotecas, Web e literacia: construir recursos e serviços em comunidade. In: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, Guimarães (Portugal, 2010. Actas... Guimarães: BAD, 2010. Disponível em: <http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/210/206>. Acesso em: 8 out. 2014.
TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora SENAC; Escola do Futuro/USP, 2010.
TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. Aprendizagem colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. ETD, Campinas, v.12, n.3, abr. 2011. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/etd/v12n03/v12n03a06.pdf>. Acesso em: 3 out. 2014.
VALENTIM, H. D. Para uma compreensão do mobile learning: reflexão sobre a utilidade das tecnologias móveis na aprendizagem informal e para a construção de ambientes pessoais de aprendizagem. 2009. Projeto (Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, 2009. Disponível em: <http://run.unl.pt/bitstream/10362/3123/1/Hugo_Valentim_M-Learning.pdf>. Acesso em: 14 out 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.