Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários

Autores

  • Regina Garcia de Brito Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP/SP)
  • Valéria Martin Valls Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP/SP)

Palavras-chave:

TIC, Aprendizagem, Competência em Informação, Competência Midiática, Mediação da Informação, Bibliotecário.

Resumo

Com a inserção das tecnologias digitais nos diferentes cenários do cotidiano e seu uso massivo, principalmente pelas novas gerações – as chamadas gerações y e z, ou ainda os ‘nativos digitais’ –, os quais se caracterizam pela recepção da informação de maneira ágil e rápida, preferem processos randômicos de acesso aos conteúdos, tendem ao imagético em detrimento do textual e à realização de atividades multitarefas e processos paralelos – nota-se a perspectiva de democratização do acesso à informação e ao conhecimento, pois a informação transita não só nos livros e periódicos, mas também em outras mídias e sob diferentes formatos. Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam os serviços realizados nas bibliotecas e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora da informação. Diante disso, a fim de conhecer novas formas de aprendizagem e como lidar com elas em espaços educativos, este trabalho, baseado em uma revisão de literatura como forma de aproximar-se ao tema, trará os seguintes tópicos: a) panorama sobre as novas gerações e como estas se comunicam e aprendem; b) panorama sobre novos canais e formas de aprendizagem, como Personal Learning Environment (PLE) Massive Open Online Courses (MOOCS), mobile learning, realidade aumentada, entre outras, e c) elencar ideias iniciais sobre a importância do profissional da informação como mediador para o desenvolvimento das competências em informação e midiática necessárias a todos na atualidade. 

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Publicado

30-06-2015

Como Citar

BRITO, R. G. de; VALLS, V. M. Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 3–28, 2015. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa