Metodologias de aprendizagem ativa na formação do bibliotecário
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Palavras-chave

Ensino em biblioteconomia
Metodologias de aprendizagem ativa
Inovação pedagógica
Gestão da Informação.

Como Citar

PRUDENCIO, D. da S.; OLIVEIRA, L. M. C. de; MATOS, E. de O. Metodologias de aprendizagem ativa na formação do bibliotecário : inovações no ensino de Gestão da Informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 6, n. 2, p. 82–96, 2020. DOI: 10.24208/rebecin.v6i2.180. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/180. Acesso em: 27 set. 2022.

Resumo

Descreve a experiência de aplicação de metodologias problematizadoras no ensino da disciplina Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento que integra o currículo do curso de bacharelado em Biblioteconomia. Objetiva demonstrar como as metodologias ativas de aprendizagem podem ser aplicadas no ensino de Biblioteconomia e quais são os benefícios para os discentes no processo de aprendizagem. Durante o processo, foram utilizadas estratégias como a gamificação, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em pesquisa. Caracteriza-se como pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa no que tange à análise dos dados coletados.  A experiência contou com a participação de discentes-monitores que atuaram no planejamento e desenvolvimento de bibliografia sobre a temática abordada na disciplina, mediação das equipes durante aplicação das técnicas e no suporte aos alunos de modo presencial e remoto. O Google Classroom foi utilizado como ambiente virtual de aprendizado (AVA) para comunicação entre a docente, discentes e os discentes-monitores e neste foram incluídos os planos de aula, material instrucional, lista de exercícios e bibliografia complementar. As atividades avaliativas foram realizadas propondo resolução de problemas informacionais e produção de produtos informacionais e atividades de socialização de conhecimentos. A problematização tem se constituído como uma ferramenta de motivação, instrumentalização e capacitação dos futuros profissionais para a resolução de problemas reais. Além disso, proporciona aos alunos o desenvolvimento de habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal, argumentação e correlação teórico-prática. O processo de monitoria permitiu ressignificar a gestão da informação e do conhecimento como práticas profissionais, identificar a eficácia dos métodos adotados e permitir um melhor aproveitamento da disciplina e alcance dos objetivos propostos no programa da disciplina.

https://doi.org/10.24208/rebecin.v6i2.180
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