A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Autores

  • Alex Serrano de Almeida Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Aprendizagem-Ensino, Ensino Superior, Formação em Biblioteconomia, FURG.

Resumo

Analisa-se a prática pedagógica dos professores do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande. Examina a relação de critérios e instrumentos de avaliação no contexto biblioteconômico. Investiga a trajetória pregressa à atuação como profissionais docentes de ensino superior e, por fim, averigua sob o prisma dos docentes do Curso de Biblioteconomia as diferenças e as semelhanças entre as funções de docente e o de bibliotecário. Este trabalho se caracteriza em uma abordagem qualitativa, sendo um estudo de finalidade básica, temporalidade transversal e explicativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário. Obteve-se como resultado que a maior parte do corpo docente possui a titulação de doutor e, anteriormente, à ocupação como professor atuou como bibliotecário, bem como são provenientes da própria instituição no que se refere à graduação. Constatou-se uma flexibilidade em relação aos instrumentos e critérios de avaliação para o atendimento das peculiaridades de cada turma, demostrando um viés para a preocupação com a aprendizagem dos alunos e futuros profissionais. Verificou-se que os respondentes analisam aproximações entre o docente de Biblioteconomia e o bibliotecário, na perspectiva de que o primeiro busca por meio de uma práxis a atuação ideal do bibliotecário no mercado de trabalho. Por fim, conclui-se que os professores tendem a modificar a tendência em voga que centraliza as suas ações em si, em uma perspectiva de inversão de prioridade para um processo de aprendizagem e ensino.

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

ALMEIDA, A. S. de. A epistemologia da prática docente: uma análise sobre os professores do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 37–56, 2014. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/15. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa