Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior
Palavras-chave:
Mestrado Profissional, Competência Digital, Competência em Informação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.Resumo
As tecnologias digitais e informacionais constituem-se em ferramentas de grande valia para a pesquisa acadêmica, contanto que seus usuários tenham fluência informacional e tecnológica para desenvolver práticas que contemplem o viés científico-tecnológico. Nessa perspectiva, este estudo objetivou verificar as competências digitais e informacionais dos acadêmicos de todos os cursos em nível de mestrado profissional da Universidade Federal de Santa Maria. O estudo teve uma abordagem qualiquatitativa e abrangeu uma amostra de 117 acadêmicos, compreendendo oito mestrados profissionais. Os resultados evidenciaram que todos os acadêmicos consideram que saber utilizar o computador e a Internet pode influenciar na realização de suas pesquisas acadêmicas. Os recursos tecnológicos que os pós-graduandos afirmaram ter muita dificuldade para utilização ou desconhecer foram os gestores de referência e criação de blogs/páginas na Internet. A maioria respondeu ter alguma dificuldade para utilizar as bases de dados e os catálogos online de bibliotecas, entretanto, recursos como e-mail, redes sociais, grupos, listas de discussões, fóruns e instalação de software, aplicativos, ferramentas, navegadores, representam os recursos que a maioria não tem nenhuma dificuldade para utilizá-los. Com base nesses resultados, constatou-se que as maiores dificuldades apresentadas pelos acadêmicos estão relacionadas aos recursos considerados relevantes para a elaboração de pesquisas acadêmicas, o que evidencia a necessidade do fortalecimento de programas destinados ao desenvolvimento de competências digitais e informacionais no âmbito da instituição.
Downloads
Referências
ALVES, Ana Paula Meneses. Competência informacional e o uso ético da informação na produção científica: o papel do bibliotecário na produção intelectual no ambiente acadêmico. 2016. 287f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Doutorado em Ciências Sociais da Universidade de Granada) - Universidade Estadual Paulista, Brasil; Universidad de Granada, Espanha, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/143419. Acesso em: 13 abr. 2019.
BARROS, Elionara Cavalcanti de; VALENTIM, Márcia Cristina; MELO, Maria Amélia Aragão O debate sobre o mestrado profissional na Capes: trajetória e definições. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v.2, n.4, p.124-138, jul. 2005. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/84. Acesso em: 6 abr. 2019.
BRASIL. Parecer n. 977, de 03 de dezembro de 1965. Conceitos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado; aconselha jornada de 360 a 450 horas anuais de atividades coletivas; autorização específica para os cursos stricto sensu. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Parecer_CESU_977_1965.pdf. Acesso em: 2 abr. 2019.
BRASIL. Portaria n. 47, de 17 de outubro de 1995. Procedimentos apropriados à
recomendação, acompanhamento e avaliação de cursos de mestrado dirigidos à
formação profissional. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/87/83. Acesso em: 2 abr. 2019.
BRASIL. Portaria nº 80, de 16 de dezembro de 1998. Dispõe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais e dá outras providências. Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Brasília, 1998. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/avaliacao-n/1892015-Portaria-CAPES-080-1998.pdf. Acesso em: 2 abr. 2019.
BRASIL. Portaria nº 07, de 22 de junho de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da CAPES. Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Brasília, 2009a. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Revogada-Portaria-Normativa-n_7-22-de-junho-2009-Mestrado-Profissional.pdf. Acesso em: 3 abr. 2019.
BRASIL. Portaria nº 17, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da CAPES. Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Brasília, 2009b. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/16112018_PortariaNormativa_n%C2%BA17.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2019.
BRASIL. Portaria nº 131, de 28 de junho de 2017. Dispõe sobre o mestrado e o doutorado profissionais. Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Brasília, 2017a. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/30062017-portaria-131-2017.pdf. Acesso em: 2 abr. 2019.
BRASIL . Portaria nº 389, de 23 de março de 2017. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissional no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Ministério da Educação. Brasília, 2017b. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/24032017-PORTARIA-No-389-DE-23-DE-MARCO-DE-2017.pdf. Acesso em: 2 abr. 2019.
CAREGNATO, Sônia Elisa. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia & Comunicação, Porto Alegre, v.8, p.47-55, jan./dez. 2000. Disponível em: http://eprints.rclis.org/11663/. Acesso em: 12 abr. 2019.
CAVALCANTE, Lídia Eugenia. Políticas de Formação para a competência
informacional: o papel das universidades. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v.2, n.2, p.47-62, dez. 2006. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/17. Acesso em: 13 abr. 2019.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Avaliação da CAPES aponta crescimento da pós-graduação brasileira. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8558-avaliacao-da-capes-aponta-crescimento-da-pos-graduacao-brasileira. Acesso em: 3 maio 2019.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Mulheres permanecem como maioria na pós-graduação brasileira. Brasília, 2018 .Disponível em: https://www.capes.gov.br/pt/sala-de-imprensa/noticias/8787-mulheres-permanecem-como-maioria-na-pos-graduacao-brasileira. Acesso em: 14 jun. 2019.
FISCHER, Tânia. Mestrado profissional como prática acadêmica. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v.2, n.4, p.24-29, jul. 2005. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/74. Acesso em: 7 abr. 2019.
GASQUE, Kelley Cristina Gonçalves Dias. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação/Universidade de Brasília, 2012. E-book. Disponível em: http://leunb.bce.unb.br/bitstream/handle/123456789/22/Letramento_Informacional.pdf?seque nce=3 . Acesso em: 5 abr. 2019.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas. 2002.
GODINHO, Natalia; GONÇALVES, Renata Braz; ALMEIDA, Alex Serrano de. Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, São Paulo, v.13, n.2, p.437-454, maio/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8635591. Acesso em: 10 abr. 2019.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. IFLA Statement on digital literacy. 2017. Disponível em: https://www.ifla.org/publications/node/11586. Acesso em: 10 abr. 2019.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por Escrito, Porto Alegre, v.5, n.2, p.154-164, jul./dez. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875/12399. Acesso em: 1 jun. 2019.
NEVES, Abilio Afonso Baeta. Metas da atual gestão. Infocapes, Brasília, v.3, n.1-2, p.14-18, jan./jun., 1995. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/INF1E295.pdf. Acesso em: 1. abr. 2019.
OLIVEIRA, João Ferreira de. A Pós-Graduação e a pesquisa no Brasil: processos de regulação e de reconfiguração da formação e da produção do trabalho acadêmico. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.10, n.2, 2015. Disponível em: http://revistas2.uepg.br/ojs_new/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 3 maio 2019.
QUELHAS, Osvaldo Luis Gonçalves; FARIA FILHO, José Rodrigues; FRANÇA, Sérgio Luiz Braga. O mestrado profissional no contexto do sistema de pós-graduação brasileiro. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v.2, n.4, p.97-104, 2005. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/82. Acesso em: 4 abr. 2019.
RIBEIRO, Renato Janine. O mestrado profissional na política atual da Capes. Revista
Brasileira de Pós-Graduação, v.2, n.4, p.8-15, 2005. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/72/69. Acesso em: 30 mar. 2019.
SANTOS, Francisco Edvander Pires; LIMA, Juliana Soares; SANTOS, Izabel Lima dos. Gerenciadores e construtores de referências: um relato das ações desenvolvidas por bibliotecas universitárias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: FEBAB, 2017. Disponível em: https://www.portal.febab.org.br/anais/article/view/1817/1818. Acesso em: 16 jun. 2019.
YAMAKAWA, Eduardo Kazumi et al. Comparativo dos softwares de gerenciamento de referências bibliográficas: Mendeley, EndNote e Zotero. Transinformação, Campinas, v.26, n.2, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tinf/v26n2/0103-3786-tinf-26-02-00167.pdf. Acesso em: 16 jun. 2019.
ZURKOWSKI, Paul. The information service environment: Relationships and priorities. Washington: National Commission on Libraries and Information Science, 1974. (Report ED 100391).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.