Concepções e práticas de gestão do conhecimento aplicadas a educação a distância

Autores

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Educação a Distância, Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

Este estudo aborda a possibilidade do uso de práticas de gestão do conhecimento, que em conjunto com as tecnologias de informação e comunicação, podem promover melhorias no desenvolvimento de projetos em Educação a Distância (EaD). A pesquisa teve como objetivo conhecer as concepções e práticas de gestão do conhecimento de coordenadores e professores de cursos de graduação que atuam na modalidade de Educação a Distância, buscando identificar habilidades e competências diretivas orientadas para métodos de gestão do conhecimento, além de investigar como acontece a participação destes profissionais envolvidos no compartilhamento de informações em ambientes EaD. O estudo proposto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa descritiva com abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi feita por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e coordenadores de curso que atuam na modalidade a distância em uma instituição de Ensino Superior de abrangência nacional. Os resultados da pesquisa permitiram conhecer de forma mais ampla as concepções acerca da gestão do conhecimento na Educação a Distância e constatar a prática de processos voltados ao compartilhamento do conhecimento na rotina dos profissionais que atuam nesta modalidade de ensino. No contexto de valorização da informação e do conhecimento, espera-se que a gestão do conhecimento possa atuar nos sistemas de educação a distância, visando contribuições efetivas nesse campo em expansão na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Dalila Gimenes da Cruz, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Ciência da Informação

Letícia Gorri Molina, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação. Docente dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

28-04-2019

Como Citar

CRUZ, D. G. da; MOLINA, L. G. Concepções e práticas de gestão do conhecimento aplicadas a educação a distância. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 6, p. 3–16, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/137. Acesso em: 26 abr. 2024.