O uso de documentários como ferramenta didática no ensino de Biblioteconomia

Autores

  • Djane Fernandes Batista Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Jefferson Veras Nunes Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Cinema–Gênero Documentário, Processo Ensino-Aprendizagem, Documentário como Ferramenta Educacional, Ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Metodologia de Ensino.

Resumo

Visa apresentar o ponto de vista de professores e alunos acerca do uso dos documentários como ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem nas disciplinas de Cultura e Mídia; Informação e Sociedade; e Teorias da Informação e da Comunicação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Aborda o nascimento do cinema, correlacionando-o à história mundial e a aspectos sociais e culturais da sociedade. Apresenta o surgimento dos gêneros cinematográficos a partir das expressões culturais e vanguardas europeias, relacionando-as com o desenvolvimento da linguagem cinematográfica. Relaciona o cinema, mais especificamente o gênero documentário, com a educação. Conceitua gênero documentário e apresenta os novos tipos de documentários que estão sendo desenvolvidos a partir das novas tecnologias e da internet. Quanto à metodologia, recorre à pesquisa descritiva de cunho qualitativo que, através da análise de conteúdo aplicada em dados coletados por meio da aplicação de questionários aos alunos e realização de entrevista com professores das disciplinas mencionadas, constatando que tanto professores como alunos avaliam os documentários como uma ferramenta proveitosa ao processo ensino-aprendizagem e que, embora precise de alguns ajustes, são dotadas de resultados positivos quando aliados aos textos e debates em sala de aula.

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Biografia do Autor

Djane Fernandes Batista, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará

Jefferson Veras Nunes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

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Publicado

26-12-2018

Como Citar

BATISTA, D. F.; NUNES, J. V. O uso de documentários como ferramenta didática no ensino de Biblioteconomia. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 47–62, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/110. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa