Mineração de dados em bases jurídicas: um estudo de caso

Autores

Palavras-chave:

Direito, Gestão da Informação, Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, Mineração de Dados, Tomada de Decisão.

Resumo

Estudo de caso sobre mineração de dados aplicada a uma base de dados jurídica contendo processos cíveis de direito do consumidor com enfoque em: tarifa, tarifa e dano moral, revisional, indenizatória e outras. Objetiva a aplicação de técnicas de mineração de dados na área jurídica para verificar a existência de padrões de decisões judiciais de acordo com o Estado em que tramita o processo. Constitui-se de um estudo de caso com pesquisa descritiva, finalidade aplicada e abordagem quantitativa. Realiza a aplicação das tarefas de classificação e associação por meio dos métodos Apriori, PART, Decision Table, J48 (C4.5) e REPTree. Demonstra que é possível identificar padrões de decisões judiciais de acordo com o órgão julgador, tipo de ação e região que tramita o processo. Propõe a análise e continuidade do estudo para verificar a aplicação de técnicas de mineração em outras bases de dados jurídicas, a fim de validar a proposta e comparar as variações nos resultados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita de Souza Rampão, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduada em Bacharelado em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2016), sendo vencedora do prêmio nacional do concurso TCC ABECIN no ano de 2017. Atualmente está cursando Pós-Graduação em Gestão de Logística e Cadeia de Suprimentos pela Universidade Positivo, atuando como Consultora Certificada SAP MM (Management Material) na Cast Group.

Denise Fukumi Tsunoda, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduada em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (1992), possui mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial - Engenharia Biomédica pela também Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004). Atualmente é professora na Universidade Federal do Paraná no curso de Gestão da Informação, Departamento de Ciência e Gestão da Informação.

Referências

BAEZA-YATES, Ricardo; RIBEIRO-NETO, Berthier. Recuperação da informação: conceitos e tecnologia das máquinas de busca. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 590p.

CALIL, L. A. A. et al. Mineração de dados e pós-processamento em padrões descobertos. PUBLICATIO UEPG Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e Engenharias, Ponta Grossa (PR), v.14, n.3, p.207-215, dez. 2008. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/exatas/article/view/946>. Acesso em: 27 maio 2016.

CASTRO, Leandro Nunes; FERRARI, Daniel Gomes. Introdução à mineração de dados: conceitos básicos, algoritmos e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2016.

ESTRADA, M. M. P. A criação do direito pela inteligência artificial. Disponível em: <http://direitoeti.com.br/artigos/a-criacao-do-direito-pela-inteligencia-artificial/>. Acesso em: 25 fev. 2016.

FAYYAD, Usama; PIATETSKY-SHAPIRO, Gregory; SMYTH, Padhraic. From data mining to knowledge discovery in databases. AI magazine, v.17, n.3, p.37, 1996. Disponível em: <http://www.csd.uwo.ca/faculty/ling/cs435/fayyad.pdf>. Acesso em: 3 mar. 2016.

NEVES, R. C. D. Pré-processamento no processo de descoberta de conhecimento em banco de dados. 2003. 137f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Computação, Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2003.

SIDNEY, Christiane Faleiro. Aplicação de mineração de dados no banco de dados do zoneamento ecológico econômico de minas gerais. 2010. 60f. TCC (Graduação) – Sistemas de Informação, Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010. Disponível em: <http://goo.gl/zZk0ds>. Acesso em: 8 mar. 2016.

TAN, Pang-Ning; STEINBACH, Michael; KUMAR, Vipin. Introdução ao data mining: mineração de dados. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009. 900p.

Downloads

Publicado

28-04-2019

Como Citar

RAMPÃO, T. de S.; TSUNODA, D. F. Mineração de dados em bases jurídicas: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 6, p. 61–76, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/101. Acesso em: 19 abr. 2024.