Mineração de dados em bases jurídicas: um estudo de caso
Palavras-chave:
Direito, Gestão da Informação, Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, Mineração de Dados, Tomada de Decisão.Resumo
Estudo de caso sobre mineração de dados aplicada a uma base de dados jurídica contendo processos cíveis de direito do consumidor com enfoque em: tarifa, tarifa e dano moral, revisional, indenizatória e outras. Objetiva a aplicação de técnicas de mineração de dados na área jurídica para verificar a existência de padrões de decisões judiciais de acordo com o Estado em que tramita o processo. Constitui-se de um estudo de caso com pesquisa descritiva, finalidade aplicada e abordagem quantitativa. Realiza a aplicação das tarefas de classificação e associação por meio dos métodos Apriori, PART, Decision Table, J48 (C4.5) e REPTree. Demonstra que é possível identificar padrões de decisões judiciais de acordo com o órgão julgador, tipo de ação e região que tramita o processo. Propõe a análise e continuidade do estudo para verificar a aplicação de técnicas de mineração em outras bases de dados jurídicas, a fim de validar a proposta e comparar as variações nos resultados obtidos.
Downloads
Referências
BAEZA-YATES, Ricardo; RIBEIRO-NETO, Berthier. Recuperação da informação: conceitos e tecnologia das máquinas de busca. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 590p.
CALIL, L. A. A. et al. Mineração de dados e pós-processamento em padrões descobertos. PUBLICATIO UEPG Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e Engenharias, Ponta Grossa (PR), v.14, n.3, p.207-215, dez. 2008. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/exatas/article/view/946>. Acesso em: 27 maio 2016.
CASTRO, Leandro Nunes; FERRARI, Daniel Gomes. Introdução à mineração de dados: conceitos básicos, algoritmos e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2016.
ESTRADA, M. M. P. A criação do direito pela inteligência artificial. Disponível em: <http://direitoeti.com.br/artigos/a-criacao-do-direito-pela-inteligencia-artificial/>. Acesso em: 25 fev. 2016.
FAYYAD, Usama; PIATETSKY-SHAPIRO, Gregory; SMYTH, Padhraic. From data mining to knowledge discovery in databases. AI magazine, v.17, n.3, p.37, 1996. Disponível em: <http://www.csd.uwo.ca/faculty/ling/cs435/fayyad.pdf>. Acesso em: 3 mar. 2016.
NEVES, R. C. D. Pré-processamento no processo de descoberta de conhecimento em banco de dados. 2003. 137f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Computação, Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2003.
SIDNEY, Christiane Faleiro. Aplicação de mineração de dados no banco de dados do zoneamento ecológico econômico de minas gerais. 2010. 60f. TCC (Graduação) – Sistemas de Informação, Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010. Disponível em: <http://goo.gl/zZk0ds>. Acesso em: 8 mar. 2016.
TAN, Pang-Ning; STEINBACH, Michael; KUMAR, Vipin. Introdução ao data mining: mineração de dados. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009. 900p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.