Política Editorial

 

A Abecin Editora tem como missão publicar livros e coletâneas, na versão digital, em Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, com base em princípios éticos, legais, sociais, científicos e sustentáveis.

A Abecin Editora possui Conselho Editorial próprio, cujas atribuições são relativas a: definir a Política Editorial, planejar as atividades relativas à publicação de livros e coletâneas, bem como tomar decisões referentes à publicação deste material.

A Abecin Editora publica apenas obras de caráter universitário (individuais ou coletâneas): obras científicas; propostas de obras técnicas de referência; obras derivadas de dissertações e teses, e não publica livros de literatura (contos, poesia, romance), autoajuda, guias de turismo, infantojuvenil, empresariais, entre outros. Outros gêneros de textos serão analisados pelo Conselho Editorial da Abecin Editora.

A Abecin Editora descartará propostas de publicação de trabalhos de conclusão de curso, dissertação ou teses na íntegra. As teses e dissertações devem ser convertidas em formato pertinente à publicação em livro.

A Abecin Editora aceita obras escritas em português, inglês e espanhol.

A Abecin Editora recebe obras originais para publicação de livros de perfil acadêmico, de professores e pesquisadores associados à Abecin, somente via Portal de Publicações da Abecin, disponível em: https://portal.abecin.org.br/editora/index.

Para a submissão de livros autorais os autores devem ser associados; para coletâneas os organizadores devem ser associados.

O recebimento de originais para avaliação pela Abecin Editora não implica o aceite para publicação.

O autor ou organizador se compromete a não apresentar o original a outra editora enquanto não houver a deliberação do Conselho Editorial sobre a publicação ou não de sua obra.

Os arquivos devem ser enviados em formato digital editável (Open Office, Word etc.). Arquivos em outros formatos não serão aceitos para avaliação. Para garantir a avaliação cega, TODOS os dados de identificação dos autores devem ser removidos, bem como das propriedades do arquivo. Os metadados com os nomes dos autores e organizadores devem ser inseridos somente na plataforma de submissão. Os metadados não poderão ser alterados depois de finalizada a submissão.

A apresentação dos originais submetidos para avaliação deve obedecer, obrigatoriamente, às seguintes exigências estruturais:

  1. capa;
  2. falsa folha de rosto;
  3. folha de rosto* (informações sobre o verso serão enviadas após aprovação da submissão);
  4. dedicatória (opcional);
  5. agradecimento (opcional);
  6. lista de ilustrações (opcional);
  7. lista de abreviaturas e siglas (opcional);
  8. lista de símbolos (opcional);
  9. lista de tabelas (opcional);
  10. sumário;
  11. prefácio e/ou apresentação e/ou introdução;
  12. texto da obra ou da coletânea;
  13. posfácio;
  14. referências;**
  15. glossário;
  16. apêndice;
  17. anexo;
  18. índice;
  19. informações sobre os autores;
  20. contracapa*** (informações sobre ISBN, código de barra e endereço da Abecin Editora serão enviadas após aprovação da submissão).

* Informações sobre financiamento e premiações, se houver, devem ser informadas.

** No caso de coletâneas as referências deverão ser colocadas ao final de cada capítulo.

*** O autor ou organizador deverá enviar o resumo se a submissão for aprovada.

É requerido o atendimento aos seguintes aspectos formais na entrega de originais para serem avaliados para publicação:

  1. a) Formato da página: tamanho: Envelope C5; margens: Espelho; margem superior: 2,5 cm; margem inferior: 2,5 cm; margem direita: 2,5 cm; margem esquerda: 3 cm;
  2. b) Fonte: Texto: Calibri, tamanho 12; citações longas: Calibri, tamanho 11; Títulos e texto de tabelas, quadros, gráficos, figuras e suas fontes: Calibri, tamanho 11, centralizado; Título de seção: Calibri 14, esquerda; Título de subseção: Calibri 13, esquerda;
  3. c) Títulos das seções e subseções: As seções e subseções, numeradas progressivamente até o quarto nível (1, 1.1, 1.1.1, 1.1.1.1), deverão ter espaço de 6 pt antes e 6 pt depois com espaçamento 1,5 entre linhas:

NÍVEL 1 (CAIXA ALTA + NEGRITO)

Nível 2 (negrito)

Nível 3 (itálico)

Nível 4 (regular)

  1. d) Formatação: texto: recuo de parágrafo 1,25 cm e espaço entre linhas 1,15; citação longa: recuo de 3 cm, espaço entre linhas 1,0; títulos e texto de tabelas, quadros, gráficos, figuras e suas fontes: espaço entre linhas 1,0; espaço de 6 pt depois de cada parágrafo; numeração de páginas: centralizado inferior.
  2. e) Ilustrações: devem ser colocadas próximas de onde são citadas. Imagens e fotografias precisam, necessariamente, ser de domínio público (colocar o nome da fonte de domínio público abaixo). Todas as ilustrações (fotografias, quadros, gráficos, figuras etc.), devem ser numeradas em sequência, e acompanhadas de título (acima) e fonte (abaixo). As fontes das ilustrações devem ser indicadas a partir de documentos listados nas referências (não será aceito a indicação do link) e na forma de chamada de citação. A qualidade das imagens deve ser de, no mínimo, 300 dpi. A editora não é responsável por buscar e baixar imagens de sites e nem é responsável pela busca dos direitos autorais delas (essa é uma responsabilidade dos autores);
  3. f) Orientações normativas: Citação: ABNT NBR 10520 (versão vigente); Referências: ABNT NBR 6023 (versão vigente); Apresentação de livros: ABNT NBR 6029 (vigente).

O material recebido para publicação obedece a critérios e procedimentos de parecer cego e é avaliado por dois pareceristas ad hoc, membros do Comitê Científico da Abecin Editora, especialistas no assunto abordado na obra. No caso de haver discordância entre os pareceres exarados, o material é enviado para um terceiro parecerista ad hoc, também especialista no assunto abordado na obra.

A recomendação dos pareceristas ad hoc, que dará subsídios para a avaliação e decisão pelo Conselho Editorial da Abecin Editora, pode ser uma das seguintes opções:

[  ] Aceitar a submissão sem restrição.

[  ] Aceitar a submissão desde que as alterações sejam feitas pelo(s) autor(es) e, posteriormente, o texto seja retornado ao avaliador para verificação. Neste caso, mencione quais são as correções que devem ser feitas no campo abaixo.

[  ] Aceitar a submissão desde que as correções sejam feitas pelo autor(es), mas não há a necessidade de o texto retornar ao avaliador. Neste caso, mencione quais são as correções que devem ser feitas no campo abaixo.

[  ] Rejeitar a submissão pois o texto é deficiente.

[  ] Rejeitar a submissão porque o texto não se alinha à política edital da Abecin Editora.

O Conselho Editorial da Abecin Editora julgará o mérito da publicação do original, com base nas considerações emitidas pelos pareceristas ad hoc e decidirá sobre a publicação ou não da obra. A decisão do Conselho Editorial é soberana.

O autor ou organizador da obra é comunicado sobre o resultado da avaliação pelos pareceristas ad hoc e sobre a decisão do Conselho Editorial da Abecin Editora.

O autor ou organizador deve deixar claro, no arquivo e em texto complementar, o atendimento às considerações do parecerista ou as justificativas sobre as discordâncias quanto ao atendimento. Isso dará subsídios para avaliação pelo Conselho Editorial sobre a publicação ou não do material, o que implica arquivamento da submissão.

Caso sejam recomendadas alterações ou correções, o autor ou organizador se responsabiliza pelo upload da nova versão do arquivo no Portal de Publicações da Abecin, no mesmo registro de submissão. O envio do arquivo como nova submissão implica novo processo de avaliação e emissão de parecer.

O autor ou o organizador que teve a obra aprovada para publicação se compromete a responder prontamente às dúvidas da equipe da Abecin Editora em até 10 dias após cada contato.

O autor ou o organizador que teve a obra aprovada para publicação responsabiliza-se pela coleta de assinatura do Termo de Autorização e Responsabilidade junto aos coautores ou autores da coletânea e, por conseguinte, deverá fazer o upload dos arquivos no Portal de Publicações da Abecin, no mesmo registro de submissão, como documento suplementar. Sem o envio do Termo, a obra não será publicada, apesar de aprovada.

O autor ou organizador da obra aprovada para publicação responsabiliza-se pelo upload de arquivo com o resumo do livro para divulgação da publicação no Portal de Publicações da Abecin, no mesmo registro de submissão, como documento suplementar.

O autor ou organizador da obra aprovada para publicação deverá fazer o upload do arquivo da capa no Portal de Publicações da Abecin, no mesmo registro de submissão, como documento suplementar. A capa será avaliada pelo Conselho Editorial da Abecin Editora, que poderá fazer sugestões de alterações ou correções. As orientações para elaboração da capa são definidas segundo a ABNT NBR 6029. O logo da Abecin Editora, em alta definição, estará disponível no site.

É de responsabilidade do autor ou organizador: criação de capa, ilustrações, revisão ortográfica e diagramação (definição do projeto gráfico) do livro.

Solicita-se aos autores ou organizadores seguir rigorosamente os seguintes procedimentos:

  1. Adequar as referências às normas da ABNT;
  2. Conferir se todos os autores citados constam nas referências;
  3. Utilizar somente notas de rodapé explicativas, e não para a indicação de referências (estas devem ao final do livro ou do capítulo);
  4. Evitar erros de digitação e ortografia;
  5. Deixar o texto impessoal, o que significa não usar primeira pessoa do singular (o uso da primeira pessoa do plural não deverá ser usado para referir-se ao grupo de autores);
  6. Pesquisar títulos de outros livros para evitar coincidência com títulos já publicados.

É de responsabilidade da Abecin Editora: gerenciamento da produção editorial, definição do Comitê Científico e dos pareceristas ad hoc, gerenciamento do processo de avaliação, inclusive quanto às considerações feitas pelos pareceristas ad hoc, elaboração de ficha catalográfica e informe ao autor ou organizador sobre o registro do ISBN.

É prerrogativa da Abecin Editora definir a ordem de publicação conforme sua política editorial. Devido à demanda não há previsão rigorosa de prazo para o envio de uma resposta positiva ou negativa aos proponentes, embora todos os esforços sejam feitos para que isso seja realizado no menor prazo possível.

A Abecin Editora não exige dos autores vínculo de exclusividade para suas publicações.

 

 

 

Esta política editorial da Abecin Editora foi elaborada por comissão composta por Zaira Regina Zafalon, Franciele Marques Redigolo, Ieda Pelógia Martins Damian e Meri Nadia Marques Gerlin, aprovada por sua Diretoria Executiva em 3 de agosto de 2020 e entra em vigor a partir de sua publicação no site.