Biblioteconomia social: epistemologia transgressora para o Século XXI

Autores

  • Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Marielle Barros de Moraes Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.24208/abecined.2018.216

Palavras-chave:

Biblioteconomia Social, Epistemologia, Atuação Profissional

Resumo

Nesta obra apresentamos diversas perspectivas teóricas e práticas no âmbito da Biblioteconomia Social, buscando alinhar teorias e práxis em contextos heterogêneos. Com a diversidade de temas e de perspectivas analíticas, esperamos contribuir para o debate sobre a pluralidade que é a Biblioteconomia Social, bem como com ações e discussões que visam a justiça social, a multiplicidade cultural, buscando transgredir a ordem do pensamento superficial, tanto no âmbito das redes e mídias sociais, quanto dos círculos profissionais e no ensino de Biblioteconomia. Esperamos que a obra possibilite novas práticas e reflexões acerca da responsabilidade e papel político-social dos bibliotecários e das bibliotecárias, bem como seja uma referência não apenas para bibliotecários, mas também para todos aqueles que se preocupam com a informação e com as questões sociais que rondam o fazer dos profissionais da informação na contemporaneidade brasileira.

 

SPUDEIT, D. F. A. de O.; MORAES, M. B. de (Orgs.). Biblioteconomia social: epistemologia transgressora para o Século XXI. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. 278p. (Coleção Estudos ABECIN; 07). ISBN: 978-85-98291-16-1.

Biografia do Autor

Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, especialização em Gestão de Bibliotecas pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Didática do Ensino Superior pela Faculdade Senac Florianópolis, Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua
como professora no curso de Biblioteconomia e na pós-graduação em Gestão da Informação na Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordena o Grupo de Bibliotecários da Área Escolar em
Santa Catarina (Gestão 2016/2017) vinculado à Associação Catarinense de Bibliotecários e está como vice-presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação onde também é editora adjunta da REBECIN (Gestão 2016/2018).

Marielle Barros de Moraes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, nos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Realizou o estágio de Doutorado Sanduíche no Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información na Universidad Nacional Autónoma de México com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Membro da Liga de Bibliotecários Bolivarianos.

Downloads

Publicado

2020-09-05

Edição

Seção

Coleção Estudos Abecin - Obra coletiva