Fazeres cotidianos na biblioteca escolar
DOI:
https://doi.org/10.24208/abecined.2018.212Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Leitura, Mediação da leituraResumo
A primeira edição deste livro foi realizada de forma impressa em 2006, antes da promulgação da Lei nº 12.244, maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. À época, essa temática já se apresentava relevante para as áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Educação e Letras, porém, na atualidade, com as mudanças nas estruturas econômicas, políticas, sociais, educacionais e culturais brasileiras, a discussão acerca da biblioteca escolar tornou-se imprescindível e inadiável.
Esta 2ª edição continua sedimentada nos dois principais pilares da biblioteca escolar: informação e leitura. Portanto, aborda, entre outros assuntos, a mediação da leitura e a pesquisa escolar. Ela foi acrescida de dois capítulos, um a respeito da história da biblioteca escolar e outro das fontes orais para o ensino e a aprendizagem na escola.
Os discursos dos profissionais (bibliotecários e professores) reunidos nesta obra almejam estimular o pensamento crítico dos envolvidos cotidianamente com a educação, lembrando que apenas leis não garantem que as portas das bibliotecas escolares permaneçam abertas. É necessário empenho político e, também, comprometimento por parte de todos.
SILVA, R. J. da; BORTOLIN, S. (Orgs.). Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. 2.ed. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. 163p. (Coleção Estudos ABECIN; 03). ISBN: 978-85-98291-12-3.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.