O Repositório Attena no Combate à Covid-19 The Repository Attena the Fight Against Covid- 19 El Repositorio Atenta la Lucha Contra el Covid- 19


Elaine Cristina de Freitas

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Brasil


Fernanda Rodrigues de Lima

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Brasil


Phelipe Rafael Alves de Menezes

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Brasil


Licença:



Autor para correspondência: Elaine Cristina de Freitas Email: elaine.freitas@ufpe.br

ORCID: 0000-0002-1007-5693


Como citar:

FREITAS, Elaine Cristina de; LIMA, Fernanda Rodrigues de; MENEZES, Phelipe Rafael Alves de. O repositório attena no combate à Covid-19.

REBECIN, São Paulo, v. 9, número especial, p. 1-11, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9inúmero especial.348


RESUMO


O presente artigo descreve o processo de planejamento e implementação das Subcomunidades "Memória Institucional Covid-19” e “Produção Científica Covid-19” no Attena, o Repositório Institucional da Universidade Federal de Pernambuco, durante o desenvolvimento do Projeto "Attena no combate à Covid-19”, que visa reunir os resultados dos projetos de pesquisas, além de materiais de cunho não científico relacionados a COVID-19 no Repositório da Instituição. A pesquisa também relata o processo de mapeamento, análise, seleção, catalogação e inserção de objetos digitais pela Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Pernambuco, nas Subcomunidades. Para tanto, este estudo possui um viés metodológico de caráter exploratório e utilizou como procedimento de coleta de dados as atas de reuniões, relatórios do projeto e planilha de mapeamento das publicações disponibilizada pela Centro de Ciências da Saúde. No período de maio a dezembro de 2020, a biblioteca setorial do Centro de Ciências da Saúde selecionou, preliminarmente, 56 notícias sobre publicações envolvendo a Covid-19, destas, 13 publicações cumpriram os critérios de seleção estipulados pelo Projeto, 8 publicações, os autores enviaram o termo de autorização de depósito assinado e o material foi disponibilizado no Repositório da Instituição. A criação de tais coleções proporcionou aos pesquisadores da instituição o aumento do alcance e visibilidade das produções científicas sobre a Covid-19, visto que o Attena tem cumprido os protocolos técnicos internacionais de indexação, permitindo que os seus conteúdos em redes de repositórios e buscadores internacionais sejam representados.


Palavras-Chave: repositório institucional; coleção digital; disseminação da informação. UFPE ; Covid-19


ABSTRACT


This article describes the Repositório Institucional. Coleção digital. Disseminação da informação. UFPE. Covid-19.process of planning and implementing the Subcommunities "Covid-19 Institutional Memory" and "Covid-19 Scientific Production" in Attena, the Institutional Repository of the Federal University of Pernambuco, during the development of the Project "Attena in combating Covid-19”, which aims to gather the results of research projects, as well as non-scientific materials related to COVID-


19 in the Institution's Repository. The research also reports the process of mapping, analysis, selection, cataloging and insertion of digital objects by the Sector Library of the Health Sciences Center, at the Federal University of Pernambuco, in the Subcommunities. Therefore, this study has an exploratory methodological bias and used as a data collection procedure the minutes of meetings, project reports and a mapping spreadsheet of publications made available by the Health Sciences Center. From May to December 2020 , the sector library of the Health Sciences Center preliminarily selected 56 news about publications involving Covid-19, of these, 13 publications met the selection criteria stipulated by the Project, 8 publications, the authors sent the signed deposit authorization term and the material was made available in the Institution's Repository. The creation of such collections provided the institution's researchers with an increase in the reach and visibility of scientific productions on Covid-19, as Attena has complied with international technical indexing protocols, allowing its contents in international repositories and search engines are represented.


Keywords: institutional repositor; digital collection; dissemination of information; UFPE; Covid-19.


RESUMEN


Este artículo describe el Repositório Institucional. Colección digital. Difusión de la información. UFPE. Covid-19.proceso de planificación e implementación de las Subcomunidades "Memoria Institucional Covid-19" y "Producción Científica Covid-19" en Attena, el Repositorio Institucional de la Universidad Federal de Pernambuco, durante el desarrollo del Proyecto "Attena en el combate al Covid-19", que tiene como objetivo reunir los resultados de proyectos de investigación, así como materiales no científicos relacionados con el COVID-19 en el Repositorio de la Institución. La investigación también da cuenta del proceso de mapeo, análisis, selección, catalogación e inserción de objetos digitales por parte de la Biblioteca Sectorial del Centro de Ciencias de la Salud, de la Universidad Federal de Pernambuco, en las Subcomunidades. Por lo tanto, este estudio tiene un sesgo metodológico exploratorio y utilizó como procedimiento de recolección de datos las actas de las reuniones, los informes de los proyectos y una hoja de cálculo de mapeo de las publicaciones puestas a disposición por el Centro de Ciencias de la Salud. De mayo a diciembre de 2020, la biblioteca sectorial del Centro de


Ciencias de la Salud seleccionó preliminarmente 56 noticias sobre publicaciones que involucran a Covid-19, de estas, 13 publicaciones cumplieron con los criterios de selección estipulados por el Proyecto, 8 publicaciones, los autores enviaron el término de autorización de depósito firmado y el material fue puesto a disposición en el Repositorio de la Institución. La creación de estas colecciones proporcionó a los investigadores de la institución un aumento del alcance y visibilidad de las producciones científicas en Covid-19, ya que Attena ha cumplido con los protocolos técnicos internacionales de indexación, permitiendo que sus contenidos en repositorios internacionales y motores de búsqueda estén representados.


Palabras clave: repositorio institucional; colección digital; difusión de información; UFPE; Covid-19.


  1. INTRODUÇÃO


    Neste momento de incertezas e insegurança, a informação científica precisa ganhar relevância, e as bibliotecas, que sempre estiveram presentes não apenas da organização deste conhecimento, mas também da mediação da informação, devem continuar agregando através da tarefa de disseminação, compartilhamento, acesso e produção de atividades que promovam a competência em informações para os seus usuários.

    Acredita-se que as bibliotecas estão, ou pelo menos deveriam estar, na linha de frente da batalha, devido a sua vital função social na guerra contra à desinformação, pós-verdade, as famigeradas "fake news" e qualquer outra nomenclatura ou ação que conduza o ser humano à ignorância, à descrença da ciência e à criação de obstáculos que impeçam o acesso à informação. Nesse sentido, as bibliotecas universitárias precisam instituir, com celeridade, programas de competência informacional tanto para o seu público-alvo, a comunidade


    acadêmica, como para sociedade em geral, posto que essa conversa com a comunidade deve ser constante.

    Sendo assim, a pesquisa levanta indagações sobre quais são as ações que as bibliotecas universitárias têm utilizado para mediar e disseminar a informação para a sua comunidade em um momento de pandemia. Então, questiona-se: como tem sido realizada a mediação de informação sobre o novo Coronavírus para as comunidades das bibliotecas universitárias na UFPE?

    Para esta investigação, buscou-se entender como são realizados os processos de mapeamento, análise, seleção e inserção dos itens em um repositório. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória sobre a iniciativa "Attena no combate à Covid-19”, um projeto criado, em 2020, pela Divisão de Gestão de Dados e Tecnologia da Informação (DGDTI) em conjunto com o Sistema de Bibliotecas (Sib) da UFPE, que visa reunir os resultados dos projetos de pesquisas (patentes, artigos, teses, dissertações, etc.), além de materiais de cunho não científico (podcast, vídeo, cartilhas, relatórios técnicos etc.) relacionadas a COVID-19.


  2. REVISÃO DE LITERATURA


    Atualmente, onde podemos constatar que a desinformação é tão grave quanto a própria pandemia, a falta de conhecimento sobre o vírus tem ocasionado as fatalidades em nossa sociedade. É a corrida por essa informação que pode nos levar à sobrevivência e é o uso desse conhecimento que vai minimizar o efeito devastador causado pela Covid- 19.


    É preciso tratar a biblioteca universitária não apenas como responsável pela custódia dos materiais, mas também como um agente dinâmico e mediador da informação. Como Almeida Júnior (2016) aponta, a informação no âmbito da mediação da informação precisa ser compreendida não pelo olhar matemático, mas como uma ferramenta que agrega e reorganiza cognitivamente, constrói saberes e, consequentemente, também cria novos questionamentos.

    Faz-se necessário trazer à tona o conceito de mediação, por compreender que este é uma das principais atribuições do bibliotecário em um espaço informacional que tem o objetivo fundamental de para buscar e construir conhecimento:

    Toda ação de interferência – realizada em um processo, por um profissional da informação e na ambiência de equipamentos informacionais –, direta ou indireta; consciente ou inconsciente; singular ou plural; individual ou coletiva; visando a apropriação de informação que satisfaça, parcialmente e de maneira momentânea, uma necessidade informacional, gerando conflitos e novas necessidades informacionais. (ALMEIDA JÚNIOR, 2015, p. 25).


    A informação científica é vital em momentos como este que vivenciamos e as bibliotecas sempre foram responsáveis por agregar as tarefas de disseminação, compartilhamento, acesso e desenvolvimento de atividades que proporcionem competência em informação da sua comunidade.

    Como já apontava Vergueiro (2000), a importância social da atividade de seleção é incrementada pelas tecnologias de informação eletrônica. Especificamente no âmbito das bibliotecas, a adesão às tecnologias digitais representou uma enorme mudança nas práticas tradicionais bibliotecárias realizadas nessas instituições ao longo dos


    tempos. A passagem do século XX para o XXI foi marcada por discussões, previsões e controvérsias a respeito da biblioteca do futuro.

    O repositório institucional de uma universidade constitui um conjunto de serviços que a universidade oferece aos membros de sua comunidade, visando o gerenciamento, que contempla reunir, armazenar, organizar, preservar, recuperar e, sobretudo, promover a ampla disseminação da informação científica, criados pela instituição e pelos seus membros (LEITE, 2009; LYNCH, 2003). O impacto dos repositórios institucionais mudou muitas das suposições a respeito de como a produção intelectual é gerida por indivíduos, seus colegas e os meios acadêmicos, bem como a forma como a própria pesquisa é conduzida.


  3. METODOLOGIA


    A pesquisa tem caráter exploratório e utilizou como procedimento de coleta de dados as atas de reuniões, relatório do Projeto e planilha de mapeamento das publicações disponibilizada pela Bib CCS/UFPE. Apresenta os resultados da inserção dos itens selecionados e incorporados nas subcomunidades do Attena "Memória Institucional Covid 19" e “Produção Científica Covid 19” pela biblioteca do Centro de Ciências da Saúde da UFPE, no período de maio a dezembro de 2020. A composição do projeto envolveu a DGDTI, o Sib e a Positiva - Diretoria de Inovação e suas responsabilidades serão descritas no quadro 1.


    Quadro 1 - Distribuição das atribuições

    PARTE INTEGRANTE

    ATRIBUIÇÕES

    DGDTI

    Customizar o DSpace para recepção de material e divulgação da ação; comunicar ação a nível institucional e comunidade externa.

    Sib/Biblioteca s Setoriais

    Identificar projetos de pesquisa e ações de relevância histórica para reconstrução da memória institucional do(s) Centro(s) Acadêmico(s) relacionadas ao tema da pandemia; estabelecer contato com pesquisadoras(es) a fim de apresentar o Repositório e esta ação; catalogar material recepcionado.

    Positiva - Diretoria de Inovação

    Identificar patentes de produtos e processos criados para solucionar necessidades oriundas da pandemia; catalogar patentes.

    Fonte: UFPE (2020)


    A Biblioteca do Centro de Saúde que foi responsável pelas publicações oriundas do Hospital das Clínicas (HC), Centro de Ciências Médicas (CCM) e Centro de Ciências da Saúde. Na Bib CCS, as atividades referentes ao projeto "Attena no combate a Covid-19" ficaram sob a responsabilidade de duas bibliotecárias, todo o processo foi realizado remotamente, pois as atividades presenciais estavam suspensas na UFPE devido a pandemia da Covid-19.

    Inicialmente, foi criada uma planilha-google nomeada "Mapeamento de projetos - COVID-19 - CCS” para agrupar as notícias pré-selecionadas. Essa planilha reunia dados como: o Centro acadêmico, descrição do projeto, autoria, link de acesso e situação e observações gerais. O mapeamento foi realizado através da utilização dos portais da ASCOM - Assessoria de Comunicação da UFPE, que coordena as atividades de


    divulgação dos assuntos da Universidade, UFPE no enfrentamento a Covid-19 - portal destinado a reunir notícias de ações, cartilhas técnicas e produção da TVU e Rádio Universitária o site do Hospital das Clínicas.


  4. RESULTADOS


    Foram selecionados preliminarmente 56 notícias sobre publicações envolvendo a Covid-19, 13 dessas 56 notícias continham produtos que atendiam os critérios de seleção estipulados determinados pelo projeto. (ver quadro 2).

    Quadro 2 - Critérios de seleção

    SUB COMUNIDADES

    CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

    "Memória Institucional Covid 19"

    Materiais oriundos de ações produzidas por entidades coletivas da universidade

    “Produção Científica Covid 19”

    Fonte: UFPE (2020)


    Após o processo de seleção, os autores receberam comunicação para autorizarem, mediante assinatura de termo de autorização de depósito, a inclusão do material no RI, nessa fase a principal dificuldade foi a acesso ao endereço eletrônico, alguns objetos não possuíam essa identificação (no caso das cartilhas, guias), como estratégia foram


    verificados sequencialmente o currículo lattes, outras publicações dos mesmos autores, e redes sociais (instagram). Após contato com os autores, apesar de todos demonstrarem interesse na inclusão do seu material no RI, apenas 8 termos assinados foram enviados para a biblioteca setorial, esses itens seguiram para a última etapa, o preenchimento dos metadados e a disponibilização desses materiais no RI.


  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS


Este período de pandemia que vivemos, apesar de trágico, também apresenta uma oportunidade para que bibliotecas aumentem e aprimorem suas atividades. O modus operandi precisou ser repensado e o papel social dessas unidades de informação precisou ser resgatado, ampliando as reflexões de como a biblioteca poderia ofertar serviços informacionais que, de fato, pudessem contribuir para que a sociedade enfrentasse esta crise da melhor forma possível nesse período pandêmico. Afinal, a Covid- 19 evidenciou novas demandas e as bibliotecas, que são ferramentas de transformação social, precisaram se adaptar mais uma vez a um novo contexto para atender às necessidades da sociedade.

A iniciativa da UFPE de reunir em seu Repositório as diversas publicações sobre a Covid 19 produzidas por seus membros, além de proporcionar o aumento do alcance e da visibilidade das produções, contribuiu para promover o acesso aberto a conteúdo científico referente ao vírus da covid 19, uma vez que a pandemia da Covid 19 e a desinformação avançaram de forma simultânea.


A importância desta temática também pressupõe um maior aprofundamento posterior, principalmente por conta do avanço e utilização, cada vez mais contínuo, das coleções digitais. Portanto, estudos futuros necessitam ser desenvolvidos, no intuito de identificar conquistas, desafios e o estabelecimento de aprimoramento às bibliotecas inseridas no ambiente digital.


REFERÊNCIAS


ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação, sociedade e biblioteca pública. INFOhome, Marília, set. 2016. Disponível em: http://ofaj.com.br/espacoofajs_conteudo.php?cod=9. Acesso em 08 jun. 2021

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. (org.).

Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. P. 9-32.

LEITE, F. C. L. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira. Brasília: Ibict, 2009. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/775/4/Como%20gerenciar%20e%2 0ampliar%20a%20visibilidade%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o%2 0cient%C3%ADfica%20brasileira.pdf. Acesso em: 6 jun. 2021.

LYNCH, C. A. Institutional Repositories: Essential Infrastructure for Scholarship in the Digital Age. ARL Bimonthly Report 226, February, 2003. p. 1-7. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/42865/pdf .

Acesso em: 07 jun. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório "Attena no combate a Covid-19". Recife, 2020. 19 p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde. Mapeamento de projetos - COVID-19 - CCS. Recife, 2020. Planilha eletrônica.

VERGUEIRO, W. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010. 120 p.