Percepções sobre o Estágio de Docência do Mestrado em Ciência da Informação


Perceptions about the Master’s Teaching Internship in Information Science


Percepciones sobre el Máster de Prácticas en Ciencias de la Información


Claudia Barbosa dos Santos de Souza

Instituto Brasileiro de Informação, Ciência em Tecnologia (IBICT/UFRJ)

Brasil


Licença:



Autor para correspondência: Claudia Barbosa dos Santos de Souza

Email: claudia.bs.souza@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1520-8053


Como citar:

SOUZA, Claudia Barbosa dos Santos de Percepções sobre o Estágio de docência do Mestrado em Ciência da Informação. REBECIN, São Paulo,

v. 9, número especial, 20XX. DOI: 10.24208/rebecin.v9inúmero especial.317



RESUMO


Este trabalho tem por objetivo apresentar as percepções sobre o estágio de docência como alternativa à prática do ensino desenvolvido por discente do Mestrado em Ciência da Informação. A experiência ocorreu em duas turmas entre 2020.2 e 2021.1, para alunos do bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ocorrido de forma remota em virtude da pandemia da covid-19. Tais atividades oportunizaram aos discentes aprender sobre temas referentes à Gestão de Bibliotecas Universitárias e Lógica Clássica por meio de teoria e exemplos práticos. Soma-se a isso à identificação de competências técnicas com tecnologias digitais de informação e comunicação no preparo de ambiente virtual para ensino remoto em virtude da pandemia e no auxílio aos discentes. O estágio de docência propicia o conhecimento da teoria e oportuniza a prática pedagógica por meio da elaboração do plano de aula junto ao professor orientador. Como recursos metodológicos da docência, utilizou-se a criação de canais de comunicação formal e informal por meio de e-mail e grupo de whatsapp, revisão bibliográfica, pesquisa e outras fontes de informação pertinentes às temáticas das disciplinas, além de agendamento de palestras com bibliotecários como forma de exemplificar as teorias postas em prática no cotidiano de tais profissionais.


Palavras-Chave: Biblioteconomia; Estágio docente; Formação profissional; Teoria e prática; UFRJ.


ABSTRACT


This paper aims to present perceptions about the teaching internship as an alternative to the practice of teaching developed by students of the Masters in Information Science. The experience took place in two classes between 2020.2 and 2021.1, for students of the Bachelor's Degree in Library Science at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), which occurred remotely due to the covid-19 pandemic. Such activities provided opportunities for students to learn about topics related to University Library Management and Classical Logic through theory and practical examples. Added to this is the identification of technical skills with digital information and communication technologies in the preparation of a virtual environment for remote learning due to the pandemic and in helping students. The teaching internship provides knowledge of theory and



provides opportunities for pedagogical practice through the preparation of the lesson plan with the guiding teacher. As methodological resources of teaching, we used the creation of formal and informal communication channels through e-mail and groups on whatsapp, literature review, research and other sources of information relevant to the subjects of the disciplines, in addition to scheduling lectures with librarians as a way of exemplifying the theories put into practice in the daily lives of such professionals.


Keywords: Libranrianship. Teaching internship. Professional qualification. theory and practice. UFRJ.


RESUMEN


Este trabajo tiene como objetivo presentar las percepciones sobre la pasantía docente como alternativa a la práctica de la enseñanza desarrollada por los estudiantes de la Maestría en Ciencia de la Información. La experiencia tuvo lugar en dos clases entre 2020.2 y 2021.1, para estudiantes de la Licenciatura en Bibliotecología de la Universidad Federal de Río de Janeiro (UFRJ), que se produjo a distancia debido a la pandemia de covid-19. Dichas actividades permitieron a los estudiantes aprender sobre temas relacionados con la gestión de la biblioteca universitaria y la lógica clásica a través de la teoría y los ejemplos prácticos. A esto se suma la identificación de habilidades técnicas con las tecnologías digitales de la información y la comunicación en la preparación de un entorno virtual para el aprendizaje a distancia debido a la pandemia y en la ayuda a los estudiantes. Las prácticas de enseñanza proporcionan conocimientos teóricos y ofrecen oportunidades para la práctica pedagógica a través de la preparación del plan de clases con el profesor guía. Como recursos metodológicos de la enseñanza, se utilizó la creación de canales de comunicación formales e informales a través de correo electrónico y grupos en whatsapp, revisión bibliográfica, investigación y otras fuentes de información relevantes para los temas de las disciplinas, además de la programación de charlas con bibliotecarios como forma de ejemplificar las teorías puestas en práctica en el día a día de dichos profesionales.


Palabras clave: Biblioteconomía. Prácticas docentes. Cualificación profesional. Teoría y práctica. UFRJ.



  1. INTRODUÇÃO


    Tendo em vista a necessidade de desenvolver novas competências para atuar no contexto social atual, o estágio de docência para o aluno de mestrado em ciência da informação é uma excelente oportunidade para se ambientar a esta realidade. É um momento em que se coloca lado a lado as questões teóricas e práticas que são aprendidas no decorrer do autodesenvolvimento profissional inicial (MORAGAS; RODRIGUES; RODRIGUES, 2019).

    Para Joaquim, Villas Boas e Carrieri (2013, p.353) a “modalidade de estágio tem sido estimulada para os alunos que desejam viver a experiência docente no ensino superior”, sendo uma “exigência para alunos de pós-graduação bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES)”.

    O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de Estágio Docente, por uma mestranda em Ciência da Informação do PPGI- IBICT-UFRJ, nas disciplinas: Gestão de Bibliotecas Universitárias e Lógica Clássica, ministradas para os alunos do bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


  2. REVISÃO DE LITERATURA


    Segundo Inácio et. al (2020, p.2) a formação docente pode ocorrer de duas maneiras: pela formação profissional ou pela continuada. Sendo a profissional de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei 9394/96 e Lei 11.741/2008) que enunciam os cursos



    de graduação, bacharelado e licenciatura como forma de inserção na vida profissional e de trabalho do estudante, “habilitando o acadêmico para atuar em determinada área do conhecimento enquanto docente [...] além de saberes teóricos e práticos (estágio)”.

    Na modalidade continuada, refere-se à formação permanente, onde o professor deverá permanecer em constante aperfeiçoamento e qualificação profissional. NO entanto, para se formar professores universitários é necessário que se compreenda a importância do papel da docência, que segundo Conte e Pimenta (2015) é “propiciar um aprofundamento científico pedagógico que ofereça ao futuro docente, condições para enfrentar questões da universidade, cujas práxis permitam propor ideias de formação, reflexão crítica e mantenha a relação entre ensino, pesquisa e extensão”.

    O estágio docente promove muitas inquietações e curiosidades no reconhecimento do ensino superior e as práticas pedagógicas, no respeito à construção do conhecimento, ao planejamento e reelaboração conjunta, bem como a participação que envolve o encontro formativo em todas as etapas de ensino (AZAMBUJA; CONTE; HABOWSKI, 2017 apud CONTE; GUTIERRE, 2021, p. 5).

    E por se tratar de uma possibilidade de autodesenvolvimento para um futuro docente, é que o estágio de docência deveria ser obrigatório aos mestrandos, não somente aos bolsistas, pois é por meio da construção de saberes entre professor e estagiário docente que há um esforço para melhor qualificação profissional de todos os envolvidos no processo, pois o processo de ensino, não há do que ensina e o que aprende de modo dissociado, porque todos ao mesmo tempo, vivem a constante troca de conhecimento em que quem aprende ensina ao



    aprender e quem ensina aprende ao ensinar (FREIRE, 1997 apud

    MORAGAS; RODRIGUES; RODRIGUES, 2019).


  3. METODOLOGIA


    Esta pesquisa se configura como de natureza qualitativa, e tem como método o relato de experiência, sendo realizada em duas disciplinas da graduação em biblioteconomia e gestão de unidades de informação da UFRJ: Gestão de bibliotecas Universitárias e Lógica Clássica.

    O Estágio Docência, fruto dessa pesquisa foi desenvolvido por uma mestranda de Ciência da Informação do PPGCI-IBICT-UFRJ no segundo semestre letivo de 2020 e primeiro semestre de 2021, na modalidade remota, sob supervisão de um docente Doutor em Ciência da Informação e professor do bacharelado em Biblioteconomia da UFRJ.

    Trata-se de uma pesquisa explicativa, que sendo Vergara (2011, p. 42) “visa esclarecer quais os fatores que contribuíram de alguma forma para a ocorrência de um determinado fenômeno”. É também um relato de experiência por meio de narrativas das atividades desenvolvidas pela discente do Mestrado em Ciência da informação em conjunto ao docente. Ao mesmo tempo é caracterizada como uma pesquisa participante,

    pois ela “não se esgota na figura do pesquisador” (VERGARA, 2011).


  4. ATIVIDADES REALIZADAS


    As atividades realizadas tiveram como objetivo a observação das práticas e rotinas de gestão em bibliotecas universitárias, por meio da



    revisão de literatura além de outros recursos que demonstrem a realidade cotidiana neste cenário.

    Na disciplina Lógica Clássica, buscou-se proporcionar o entendimento da disciplina para além da teoria, da revisão de literatura, mas aproximando os discentes das práticas que surgem destas leituras.

    De acordo com o cronograma, houve atividades síncronas para debates, exposições de conteúdo resultante das leituras sugeridas e assíncronas para os discentes efetuarem leituras e atividades propostas. Nas duas disciplinas, a fim de aproximar teoria e prática, foram utilizados diversos recursos, desde a sala de aula online (class room), vídeos temáticos no Youtube e atividades resultantes da leitura de textos

    indicados.

    No decorrer dos semestres, houve a participação de palestrantes convidados, um bibliotecário que atua em biblioteca universitária privada em Salvador, e uma bibliotecária que atua como docente na temática organização do conhecimento na UFRJ. Tais atividades foram de suma importância pois os palestrantes puderam demonstrar aos alunos como colocar em prática o conhecimento teórico que receberam da universidade, formando assim, um diálogo entre docentes x discentes x profissionais. Este tipo de ação revela para os estudantes as múltiplas possibilidades de atuação mediante a um conhecimento específico.

    Dentre as responsabilidades assumidas pelo Estágio Docente, está a atualização das referências utilizadas, a criação e customização da sala de aula virtual, criação de canais formais e informais de comunicação com os discentes, preparação do plano de aula e atividades, emissão e correção de atividades avaliativas, proposição de palestras temáticas,



    identificação e convite de profissionais para compartilhar suas vivências e experiências.


  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS


Este trabalho teve como objetivo de relatar a experiência da prática de docência de discente de mestrado em Ciência a Informação em disciplinas para estudantes do bacharelado em Biblioteconomia da UFRJ, nos períodos de 2020.2 e 2021.1, na modalidade remota, cujo propósito foi aproximar os alunos da realidade profissional a ser encontrada após conclusão do curso.

Para isso, a atualização do conteúdo foi efetuada por meio de atividades síncronas e assíncronas, pesquisa sobre perfis, práticas de gestão de bibliotecas, mais especificamente as das bibliotecas universitárias.

Para a disciplina Lógica Clássica, buscou-se aproximar a teoria às práticas biblioteconômicas, por meio de literatura no âmbito da biblioteconomia e ciência da informação.

A atividade de estágio docente para discentes do Mestrado em Ciência da Informação é uma oportunidade importante para que o estagiário possa se ambientar ao mundo docente, seus ritos, suas práticas e métodos. Trata-se de um trabalho em conjunto com o professor orientador, nas atividades que antecedem as aulas, ou seja, o planejamento e organização de atividades, materiais para as turmas Tal atividade é de suma importância para conhecimento de práticas pedagógicas para o mestrando, para que tenha conhecimento prévio de ações educativas na graduação.



Todas as atividades foram desenvolvidas por serem ministradas como atividade remota síncrona e assíncrona, por meio de tecnologia digital de informação e comunicação, pois nesta realidade, é necessário habilidade para engajar a turma nas temáticas propostas. Além disso, oportunizaram compreender todo o processo de produção de conteúdo para as disciplinas por parte do estagiário docente, a partir do planejamento até a conclusão do período letivo, onde finaliza com o lançamento das notas. Tal processo de comunicação entre discentes e documentos corrobora para que o conteúdo seja apreendido. Soma-se a isso, a busca constante de alternativas para atualização do conteúdo e de práticas para avaliação discente, pois o saber é construído ao longo da disciplina, não é comprovado somente mediante a prova.


REFERÊNCIAS


CONTE, E.; GUETIERRE, L. S. Estágio Docente em Questão: Experiências e implicações. Rev.Inter. Educ. Sup. Campinas (SP), v. 8,

p. 1-24, jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/86566 31/26842. Acesso em: 10 out. 2021.


CONTE, M. K.; PIMENTA, G. S. O estágio em docência na pós- graduação: contributos para a profissionalidade docnete. In: CONTE, M.K; PIMENTA, G. S. et. al. Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. 2 ed. Fortaleza (CE): EDUECE, 2015.


INÁCIO, A. M. et.al. Estágio docente em modalidade remota: breve relato de experiência em tempos pandêmico. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 3., 2020, Pelotas (RS),

Anais [...]. Pelotas (RS): UFFS, 2020. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SENPE/article/view/14792. Acesso em: 10 out. 2021.



JOAQUIM, N. F.; VILLAS BOAS, A. A.; CARRIERI, A. P. Estágio

docente: formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário? Edu.Pesqu., São Paulo, v. 39, n. 2, p. 351-365, abr./jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/wZvDC8QVWmL3VXk6mp7kXRP/?format=p df&lang=pt. Acesso em: 25 set. 2021.


MORAGAS; R. A. R.; RODRIGUES, T. S.; RODRIGUES, S. G. S. A

importância do estágio docência na pós-graduação em geografia da UFG/ITAJAÍ, e suas relações de proximidade com os alunos de graduação em Geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM GEOGRAFIA, 13., 2019, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP,

2019. Disponível em: http://www.enanpege.ggf.br/2019/resources/anais/8/1562619709_ARQU IVO_TRABALHOCOMPLETO-ENANPEGE-08-07-2019-

SAOPAULO(1).pdf. Acesso em: 20 set.2021.


VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2011.