Trabalhos de conclusão de curso e a pesquisa na universidade:

reflexões a partir do Concurso TCC Abecin


Final papers and research at the university: reflections from the Abecin TCC Contest


Trabajos e investigación en la universidad: reflexiones desde el Concurso TCC de Abecin


Andreza Pereira Batista

Universidade Federal do Ceará - UFC

Brasil


Francisca Clotilde de Andrade Maia

Universidade Federal do Ceará - UFC

Brasil


Licença:



Autor para correspondência: Francisca Clotilde de Andrade Maia Email: clotildeoth@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3885-0580


Como citar:

BATISTA, Andreza Pereira; MAIA, Francisca Clotilde de Andrade. Trabalhos de conclusão de curso e a pesquisa na universidade: reflexões a partir do Concurso TCC Abecin. REBECIN, São Paulo, v. 9, número especial, p. 1-15, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9inúmero especial.307



RESUMO


Visa apresentar aspectos dos trabalhos premiados pelo Concurso TCC Abecin. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva, documental e de abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados foi realizada no site da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin) e identificou 55 trabalhos agraciados com a premiação. Para a análise documental, estabeleceu-se os indicadores autor da pesquisa (se foi bolsista durante a graduação) e o indicador trabalho monográfico (palavras-chave e disponibilidade na internet). Dentre os autores, 29,5% foram bolsistas de iniciação científica durante a graduação. Sobre as palavras-chave, constatou-se a predominância dos termos gerais característicos da área “Biblioteconomia”, “Informação”, “Dados” e “Social”. Quanto à disponibilidade, 69% dos trabalhos estão disponíveis para acesso na internet, fortalecendo os debates sobre a importância da preservação digital e memória institucional. Considera-se este estudo como uma breve apresentação de aspectos relacionados aos autores e dos trabalhos premiados, no entanto, sem esgotar as possibilidades de investigação, uma vez que existem uma série de outros indicadores que podem ser ampliados para traçar um panorama mais detalhado e robusto destes estudos.


Palavras-Chave: Concurso TCC Abecin; Trabalho de conclusão de curso; Pesquisa científica.


ABSTRACT


It aims to present aspects of the works awarded by the TCC Abecin Contest. The research is characterized as exploratory, descriptive, documental and with a quantitative-qualitative approach. Data collection was carried out on the website of the Brazilian Association of Education in Information Science (Abecin) and identified 55 works awarded the award. For the document analysis, the indicators author of the research (if he was a scholarship holder during graduation) and the monographic work indicator (keywords and availability on the internet) were established. Among the authors, 29.5% were scientific initiation scholarship holders during graduation. Regarding the keywords, there was a predominance of general terms characteristic of the area “Library”, “Information”, “Data” and “Social”. As for availability, 69% of the works are available for access on the internet, strengthening debates on the importance of digital



preservation and institutional memory. This study is considered as a brief presentation of aspects related to the authors and the awarded works, however, without exhausting the possibilities of investigation, since there are a series of other indicators that can be expanded to draw a more detailed and robust panorama of these studies.


Keywords: TCC Abecin Contest; Final paper; Scientific research.


RESUMEN

Tiene como objetivo presentar aspectos de los trabajos premiados por el Concurso TCC Abecin. La investigación se caracteriza por ser exploratoria, descriptiva, documental y con un enfoque cuantitativo- cualitativo. La recolección de datos se realizó en el sitio web de la Asociación Brasileña de Educación en Ciencias de la Información (Abecin) y se identificaron 55 trabajos premiados. Para el análisis de los documentos, se establecieron los indicadores autor de la investigación (si era becario durante la graduación) y el indicador de trabajo monográfico (palabras clave y disponibilidad en internet). Entre los autores, el 29,5% eran becarios de iniciación científica durante la graduación. En cuanto a las palabras clave, hubo un predominio de términos generales característicos del área "Biblioteca", "Información", "Datos" y "Social". En cuanto a la disponibilidad, el 69% de los trabajos están disponibles para su acceso en Internet, reforzando los debates sobre la importancia de la preservación digital y la memoria institucional. Este estudio se plantea como una breve presentación de aspectos relacionados con los autores y las obras premiadas, sin embargo, sin agotar las posibilidades de investigación, ya que hay una serie de otros indicadores que se pueden ampliar para dibujar un panorama más detallado y robusto de estos estudios.


Palabras clave: Concurso TCC Abecin; Trabajo final; Investigación científica.


  1. INTRODUÇÃO


    A pesquisa científica dentro das instituições de ensino superior (IES) tem fundamental importância para a sociedade na mesma medida



    do ensino e da extensão, de modo que a formação de profissionais para atuar no mercado parte do princípio de que durante a graduação eles desenvolvam posturas críticas e autorreflexivas. Nesta perspectiva, a área de Ciência da Informação (CI) abrange investigações científicas ligadas ao uso e aplicabilidade da informação em um contexto sócio- informacional dinâmico.

    Assim, os estudos desenvolvidos durante a graduação, especialmente os trabalhos de conclusão de curso (TCC), são basilares para a formação de novos pesquisadores na área e, por se tratarem de comunicações científicas validadas por pares, se constituem como fonte de literatura especializada, sendo por vezes reconhecidos mediante prêmios de destaque, como é o caso da premiação Concurso TCC, promovido pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin).

    Dessarte, este estudo propõe-se a apresentar aspectos das monografias vencedoras do Concurso TCC Abecin mediante análise de indicadores pré-estabelecidos, relacionados ao autor da pesquisa (se foi bolsista durante a graduação) e ao trabalho monográfico (palavras- chave e disponibilidade na internet).

    Parte-se do pressuposto que as pesquisas monográficas em CI contribuem com a evolução da área, e a CI contribui com o desenvolvimento da sociedade. Dessa forma, buscou-se por meio da análise dos dados coletados no site da Abecin compreender as tendências de estudo da CI e sua interdisciplinaridade, bem como as inovações e contribuições das pesquisas monográficas para o avanço da área.



  2. TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NA GRADUAÇÃO


    O compartilhamento de informações é um dos pontos centrais para a construção de saberes científicos, que se moldam conforme os questionamentos realizados pelas comunidades acadêmicas. Os processos de investigações têm por base o uso e a posterior elaboração de produções que serão disseminadas, consultadas e publicadas nos diversos veículos e canais de comunicação.

    A comunicação científica tem seu alicerce nas interações entre integrantes de grupos especializados, por meio da transmissão de mensagens intra (dentro de uma mesma área) e/ou extrapares (fora de uma mesma área). Esses indivíduos estabelecem aos materiais a confiabilidade necessária para que possam compor o ciclo de uso e reuso das informações.

    Nesse ínterim, dentre os ambientes responsáveis por produzirem e disseminarem o conhecimento, as IES contribuem para a formação de sujeitos conscientes, dando a eles “[...] acesso ao conhecimento construído durante a trajetória histórica da humanidade, entre esses, o conhecimento científico, que orientará também o desenvolvimento crítico das práticas profissionais” (GOMES; JESUS; SANTOS, 2020, p. 3).

    Dessarte, para que essas informações sejam repassadas e se incorporem a ciência, são necessárias a produção de materiais de caráter técnico e acadêmico que, ao serem divulgados, contribuem para o desenvolvimento da pesquisa. Dentre esses materiais, as monografias destacam-se, segundo Gonçalves Filho e Noronha (2004), ao envolverem os trabalhos elaborados como requisito para a titulação de cursos de pós-



    graduação (dissertações e teses) e graduação (TCC), com este último como foco da presente pesquisa.

    Outrossim, na constituição da jornada acadêmica dos indivíduos, a primeira etapa é a graduação. A feitura de textos de caráter científico é estimulada desde os semestres iniciais da formação para que os discentes possam entrar em contato com diversas fontes de informação e com a linguagem de diferentes áreas do conhecimento.

    O acúmulo de experiências culmina na definição e construção de uma monografia que abrange as competências adquiridas pelos estudantes, resultando em sua aprovação e consequente titulação, assim, o TCC põe em prática a criticidade do aluno para além de somente absorver conteúdo. Trata-se em muitos casos da exploração de um assunto já existente na área sob uma nova perspectiva, a partir das vivências individuais do estudante e em conjunto com a orientação de um professor, que, como requisito, deve ser um pesquisador pós-graduado.

    Tais trabalhos são essenciais no aprender a aprender, e conforme Almeida (2006, não paginado), nesse processo “[...] existe o encontro propício da qualidade formal e política, tornando a vida acadêmica, simultaneamente, educativa e científica. A Universidade tem de específico, neste contexto, educar pela ciência”. Essa ciência apontada pela autora precisa criar processos emancipatórios por meio de sujeitos políticos e coletivos, que encontram na pesquisa sua criticidade. Assim, compreende-se que a pesquisa na graduação, ao ser realizada dentro de ambientes formais e prósperos ao desenvolvimento das áreas de conhecimento, abstêm-se de um estágio de simples reprodução e repetição passiva para uma efetiva contribuição científica. Soma-se o que já se conhece da visão do discente em conjunto com seu orientador, em



    que essa relação forma uma construção conjunta de saberes que passam pelo crivo dos pares e podem resultar em prêmios de destaque pela sua contribuição ao campo, como ocorre no Concurso TCC, da Abecin.


  3. CONCURSO TCC ABECIN


    O Concurso TCC, promovido pela Abecin, tem o intuito de avaliar e premiar as melhores produções monográficas da área de CI oriundas das mais diversas instituições de ensino superior do Brasil. Segundo a associação, essa é “[...] uma forma de reconhecer os esforços de docentes e discentes para a consolidação da nossa área” (ASSOCIAÇÃO…, 2020a, online).

    A primeira edição do Concurso TCC aconteceu em 2002, e laureou o 1º lugar Nacional, o 1º lugar da região São Paulo e 1º lugar da região Sul, todos em Biblioteconomia. Por razões desconhecidas, não houve a premiação das demais regiões e demais áreas relacionadas a CI. A segunda edição do concurso aconteceu dez anos depois, em 2012. Não se sabe a motivação para a pausa do certame nos anos posteriores à 2002. Em 2012, o concurso agregou também o 1º lugar da região Nordeste e o 1º lugar da área de Museologia. Desde então, o certame acontece anualmente e contempla as diversas regiões do país e as áreas afins a CI: Arquivologia, Biblioteconomia, Gestão da Informação e Museologia.

    Os critérios básicos de inscrição da monografia para participar do certame incluem que o orientador, bem como a instituição de ensino devem, obrigatoriamente, estar associados à Abecin e adimplentes com



    sua anuidade (ASSOCIAÇÃO…, 2020b). A avaliação dos trabalhos monográficos atenderá aos seguintes critérios:


    1. relevância e originalidade do tema de pesquisa; II. profundidade da fundamentação teórica; III. adequação dos procedimentos metodológicos (tipo de pesquisa, método aplicado, instrumentos e procedimentos de coleta de dados e análise dos dados); IV. consistência da análise e apresentação dos resultados. (ASSOCIAÇÃO…, 2020b, não paginado).


      Para a apreciação dos manuscritos, a comissão avaliadora, escolhida pela diretoria da Abecin e composta por docentes doutores das diversas regiões do país, examinam critérios como a relevância e a originalidade do tema, a profundidade do arcabouço teórico apresentado, a adequação do percurso metodológico traçado, bem como a robustez da análise e apresentação dos resultados.

      A premiação reconhece as produções mais inovadoras, que obtiveram maior destaque acadêmico e que seguem adequadamente seus procedimentos metodológicos. Destarte, o concurso se constitui como uma oportunidade de promover a comunicação deste tipo de literatura científica, fomentar nos autores o interesse pela pesquisa e pela divulgação de seus resultados.


  4. METODOLOGIA


    Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e documental, de abordagem quanti-qualitativa. Tais escolhas ocorreram pois o estudo busca apresentar uma visão geral do tema, traz características de fenômenos e abrange dados que não passaram por tratamentos analíticos, além de estabelecer relações entre dados quantitativos (por



    meio da análise estatística) e qualitativos (compreende as inferências das autoras mediante os dados expostos).

    Quanto à construção do aporte teórico, efetuou-se uma busca de materiais em bases de dados voltadas para a CI, principalmente na Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci), Scielo e Library and Information Science Abstracts (LISA), com as palavras-chaves comunicação científica, canais de comunicação, veículos de comunicação, monografia e trabalho de conclusão de curso nas buscas, acrescidos dos operadores booleanos AND e OR. Fez-se uso também das informações presentes na página da Abecin, tanto acerca da própria associação quanto sobre o Concurso TCC.

    Quanto a coleta dos dados, realizada entre os dias 26 de julho e 01 de agosto de 2020, fez-se uma pesquisa no site da Abecin, na aba Concurso TCC, que apresenta informações sobre os autores e os respectivos títulos das monografias ganhadoras1, na Plataforma Lattes, para identificar se o autor havia sido bolsista durante a graduação, e no metabuscador Google, por meio de busca livre, para identificar a presença das monografias na internet. Os dados foram registrados em uma planilha pelos indicadores: autor da pesquisa (se foi bolsista durante a graduação) e ao indicador trabalho monográfico (palavras-chave e disponibilidade na internet). Além disso, o conjunto de dados utilizado foi depositado no repositório Zenodo e encontra-se disponível para acesso.



    1 Atualmente, o site da Abecin não disponibiliza mais os dados sobre as premiações anteriores. Porém, como os dados foram registrados em planilhas no momento da coleta, não houve prejuízo para a pesquisa. Desta forma, este estudo atua como registro histórico e documental das premiações e estão disponíveis em: https://doi.org/10.5281/zenodo.6350231



    A análise documental foi o método adotado pela investigação por se tratar de “[...] uma série de operações que visam estudar e analisar um ou vários documentos para descobrir as circunstâncias sociais e econômicas com as quais podem estar relacionadas” (RICHARDSON, 1999, p. 230). Tais circunstâncias são identificadas por meio de parâmetros ou critérios estabelecidos durante a coleta e análise dos dados.

    Desse modo, no desenvolvimento de estudos na CI, esse tipo de análise encontra sua relevância na coleta, tratamento e análise de suas fontes informacionais, pois leva em consideração o potencial informativo existente nos documentos, se adaptando às características da temática do estudo (GARCIA JUNIOR; MEDEIROS; AUGUSTA, 2017). No tópico

    a seguir trataremos dos resultados obtidos mediante análise documental dos dados.


  5. RESULTADOS E DISCUSSÃO DOS DADOS


    Foram recuperados dados referentes aos certames de 2002 e 2012 a 2019. No entanto, a análise foi realizada a partir dos dados deste último intervalo de oito anos, que totalizou 55 trabalhos vencedores do prêmio. O gráfico 1 apresenta os dados do primeiro indicador, autor da pesquisa

    - bolsista, em que objetivou identificar se o autor da pesquisa participou de alguma modalidade de bolsa durante a graduação.



    Gráfico 1 - Quantitativo de discentes bolsistas durante a graduação



    Fonte: dados da pesquisa (2020).


    De acordo com o apresentado acima, em 37,7% dos casos, não foi possível obter a informação sobre a atuação como bolsista, aspecto denominado no gráfico como “informação não localizada", seguidamente das bolsas de iniciação científica (IC), com 29,5% dos autores tendo participado dessa modalidade de bolsa.

    Há uma relação visível entre a experiência com a pesquisa e a premiação dos trabalhos, mesmo com o visível contraste com os estudantes que não foram bolsistas (14,8%). As bolsas de IC oportunizam aos discentes a experiência com a pesquisa de forma abrangente, o que o permite desenvolver uma visão crítica perante os constructos teóricos e sociais apresentados na vigência da bolsa. Assim, estes dados vão de encontro à educação pela ciência explanada por Almeida (2006), pois a ciência tem por principal objetivo o retorno de respostas às coletividades, impulsionando-as.



    A presença significativa de informações não localizadas também suscita discussões acerca da importância da inserção e atualização de dados acadêmicos e científicos em plataformas e canais oficiais da pesquisa brasileira, como é o caso do Currículo Lattes. Por se tratar do principal meio pelo qual os pesquisadores são conhecidos e reconhecidos em âmbito nacional, a sua atualização se torna imprescindível para que haja visibilidade dos indivíduos.

    Cabe salientar, também, a quantidade de estudantes sem bolsas vencedores do prêmio. Apesar dessa experiência já apontada advinda das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a vivência da construção do TCC é profícua, pois demonstra no material escrito todo o arcabouço teórico e empírico adquirido na sua vivência universitária.

    O segundo indicador trabalho monográfico - palavras-chave, exposto na figura 1, identifica a temática “Informação” como a mais representativa nos TCCs premiados, seguida da “Biblioteconomia” e “Biblioteca”. Infere-se a partir disso que os trabalhos seguem as tendências visualizadas em comunicações da área, o que direciona para o crescimento do campo e de suas subáreas. Os estudos sobre a Biblioteconomia e sua atuação também são frequentes nos trabalhos premiados, haja vista o estímulo a visão novas a partir das pesquisas monográficas. Percebe-se também a predominância da palavra-chave “Dados”, que figura como o eixo central das crescentes discussões na literatura científica sobre Gestão de Dados, Dados Abertos e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).



    Figura 1 - Temáticas mais recorrentes a partir das palavras-chave dos TCC



    Fonte: dados da pesquisa (2020).


    Por fim, o indicador trabalho monográfico - disponibilidade na internet demonstra que 38 trabalhos estão disponíveis na internet, o que representa 69,1% da amostra. As discussões sobre preservação digital e memória institucional são complexas e não se restringem a tornar localizável o documento, entretanto, o fato de estar disponível na web traz consigo maiores possibilidades de acesso, visualização e, consequentemente, citação desses trabalhos. Destarte, a comunicação científica e a continuidade de estudos pressupõem o acesso e uso dos documentos, portanto, sua disponibilidade é indispensável para a construção do saber.


  6. CONSIDERAÇÕES FINAIS


As atividades de ensino, pesquisa e extensão são basilares no fazer científico, indispensáveis para o desenvolvimento dos conhecimentos coletivos e neste contexto, as pesquisas monográficas se configuram



como uma das etapas iniciais do profissional em formação. Tais trabalhos objetivam despertar no discente sua visão crítica diante do problema apresentado, sendo para muitos estudantes seu primeiro contato com a feitura de comunicações especializadas. Dito isso, a presente pesquisa propôs apresentar aspectos relacionados aos autores e seus trabalhos, que foram vencedores do Concurso TCC Abecin.

Os indicadores estabelecidos apontam questionamentos que propõem reflexões sobre o processo de desenvolvimento e divulgação de um TCC. Identificou-se que uma parcela notável dos premiados foi bolsistas de iniciação científica, reforçando a ideia de que a participação nessa modalidade de bolsa contribui sobremaneira para a formação acadêmica, podendo ser o pontapé inicial para a formação de pesquisadores e cientistas. Além disso, ilustrou-se as palavras-chaves mais utilizadas nos estudos, para apresentar um panorama das temáticas abordadas nos trabalhos, e por fim, apontou-se que a maioria dos TCCs estão disponíveis na internet, refletindo a importância da preservação digital e da manutenção da memória institucional das IES agraciadas. Ao tentar responder estes questionamentos, não se tencionou esgotar as possibilidades de análise, mas apresentar aspectos dos trabalhos a fim de identificar hipóteses e possíveis características que se mostram relevantes e podem influenciar direta ou indiretamente no

desenvolvimento de novas pesquisas na graduação.


REFERÊNCIAS


ALMEIDA, M. S. C. Os trabalhos de conclusão de curso e a contribuição para a produção do conhecimento científico no ensino do direito. In:



CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 15., 2006, Manaus. Anais

[...]. Manaus: UEA, 2006. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/manaus

/ensino_jur_maria_s_cruz_de_almeida.pdf. Acesso em: 6 set. 2020.


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA

INFORMAÇÃO. Concurso TCC 2020. São Cristóvão, 2020a. Disponível em: https://abecin.org.br/concurso-tcc-2020/. Acesso em: 9 jul. 2020.


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA

INFORMAÇÃO. Regulamento Concurso TCC ABECIN – 2020. São Cristóvão, 2020b. Disponível em: https://abecin.org.br/wp- content/uploads/2020/12/Regulamento-TCC-2020.pdf. Acesso em: 9 jul. 2020.


GARCIA JUNIOR, E. F.; MEDEIROS, S.; AUGUSTA, C. Análise

documental: uma metodologia da pesquisa para a Ciência da Informação. Revista Temática, João Pessoa, v. 13, n. 7, p. 138-150, jul. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/35383/180

42. Acesso em: 6 set. 2020.


GOMES, H. F.; JESUS, I. P.; SANTOS, R. R. Iniciação científica como dispositivo para o desenvolvimento de competências em informação e da mediação consciente da informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 1, p. 1-20, mar. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/47582/29715. Acesso em: 6 set. 2020.


GONÇALVES FILHO, A. M.; NORONHA, D. P. Panorama temático de trabalhos de conclusão de Curso de Biblioteconomia. Transinformação, Campinas, v. 16, n. 1, p. 59-70, abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 37862004000100005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 jul. 2020.


RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.